Salada de batata com maçã e alcaparras

Ponha 1 kg de batatas (escovadas, sem casca e cortadas longitudinalmente em quatro) numa panela grande, cubra com água fria e leve ao lume. Quando começar a ferver, reduza o lume e deixe cozer em lume médio, tapado, durante dez minutos (a batata deve estar suficientemente cozida para perfurar com um garfo, mas sem se desfazer).

Escorra a batata, passe por água fria e deixe de parte a arrefecer.

Enquanto isso, frite sete fatias de bacon picadas em lume médio, até ficar estaladiço. Transfira para uma tigela grande, mas reserve a gordura do bacon na frigideira.

12 dicas para bem tratar a batata, uma rainha nascida na América do Sul
12 dicas para bem tratar a batata, uma rainha nascida na América do Sul
Ver artigo

Escorra meia chávena de alcaparras e seque com papel absorvente para retirar o excesso de água. Deite-as na frigideira com a gordura do bacon e salteie em lume médio durante cinco a sete minutos, até ficarem levemente tostadas e crocantes. Transfira para a tigela com o bacon.

Numa saladeira, junte dois terços de chávena de cebolo picado, um pepino médio cortado em cubos, uma maçã Granny Smith grande, sem casca e cortada em cubos, e meia chávena de pepinos de conserva finamente picados.

Para o molho junte três colheres de sopa de maionese, três colheres de sopa de crème fraîche ou natas ácidas, uma colher de chá de mostarda Dijon, uma pitada de sal marinho, uma pitada de pimenta-preta, três colheres de sopa de endro picado. Misture todos os ingredientes.

Quando a batata estiver à temperatura ambiente, corte-a em cubinhos e misture na salada, juntamente com o molho. Use uma colher de salada para misturar com cuidado todos os ingredientes até ficarem uniformemente envolvidos no molho. Espalhe por cima mais um pouco de endro e sirva.

(Fonte: Livro “Novas Receitas Paleo”)

Salada de batata com maçã e alcaparras

Salada de batata com salsicha alemã

Coza 900 g de batatas novas, lavadas e cortadas ao meio, numa caçarola com água temperada com sal em lume médio durante 15 minutos ou até ficarem tenras. Escorra-as e reserve para arrefecerem o suficiente para serem manuseadas.

Entretanto, aqueça uma colher de sopa de óleo de girassol numa frigideira e frite 225 g de salsicha alemã, cortada às rodelas grossas. Escorra-a em papel de cozinha. Enquanto a salsicha e as batatas estão a ser cozinhadas, prepare o molho.

Num jarro limpo, misture seis colheres de sopa de azeite, duas colheres de sopa de vinagre de vinho branco, duas colheres de sopa de mostarda de Dijon granulada, um dente de alho esmagado, uma pitada de sal e outra de pimenta-preta.

Corte as batatas quentes às rodelas de 1 cm de grossura e ponha-as numa tigela grande com a salsicha (se não gostar das batatas com a pele, retire-a).

Junte seis colheres de sopa de cebolinho picadinho, quatro colheres de sopa de salsa picada e duas colheres e sopa de estragão fresco. Regue a salada com o molho e agite ligeiramente para envolver. Sirva à temperatura ambiente.

(Fonte: Livro “500 Receitas: refeições Rápidas”)

Salada de batata alemã com salsicha

Salada de batata com tempero de maionese e iogurte

Lave 1 kg de batatas brancas para cozer e faça-o em água com sal durante 25 a 30 minutos. Escorra-as, depois descasque-as e corte-as ainda quentes.

Lave e arranje duas chalotas e corte-as em finos anéis.

Para preparar o tempero, misture quatro colheres de sopa de vinagre de vinho branco, 175 g de maionese, 75 a 100 g de iogurte natural, sal e pimenta a gosto.

Deixe arrefecer um pouco as batatas, depois misture-as com o tempero enquanto ainda estiverem quentes.

Deixe a salada arrefecer completamente, agitando de vez em quando.

No momento de servir salpique com cebolinho fresco, cortado finamente.

(Fonte: Editora Vogais)

Salada de batata com tempero de maionese e iogurte

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.