Salada de couve com sabor asiático

Descasque e rale duas cenouras usando um cortador de vegetais. Rale para uma taça de servir grande, 450 g de couve lombarda, mais 450 g de couve-roxa. Junte as cenouras.

Para preparar o molho, misture duas colheres de sopa de sementes de sésamo com uma colher de sopa de açúcar amarelo, uma colher de chá de gengibre acabado de ralar, uma colher de sopa de óleo de sésamo e uma colher de chá de pasta de sésamo, o sumo de uma lima e uma malagueta finamente cortada.

Misture o tempero com a couve e as cenouras raladas, deixando repousar durante cerca de 15 minutos. Junte manjericão, picado, à salada mesmo antes de servir.

(Fonte: Livro “500 receitas: Saladas”, edição Vogais)

Salada de couve asiática

Salada de carne de vaca com manjericão

Aqueça duas colheres de sopa de óleo de girassol numa caçarola e salteie 400 g de lombo de vaca por breves instantes, de ambos os lados, em lume relativamente alto. Retire a carne da caçarola. Misture uma colher de sopa de mel com duas colheres de sopa de molho de soja e pincele a carne com a mistura. Depois coloque em forno previamente aquecido (160 ºC) durante 20 a 30 minutos, até ficar meia passada. Retire do forno e deixe arrefecer. Depois corte-a em finas fatias.

Lave uma mão-cheia de folhas de manjericão e um molho de hortelã e sacuda a água. Separe as folhas dos talos. Corte ou pique as folhas, como preferir.

Misture uma colher de sopa de vinagre de arroz com uma colher de sopa de óleo de sésamo, as folhas de manjericão e de hortelã, duas malaguetas finamente picadas, quatro tomates maduros, sem sementes e cortados, duas chalotas picadas e dois dentes de alho, finamente cortados.

Acrescente molho de soja a gosto e misture com a carne às fatias. Sirva a salada em taças.

(Fonte: Livro “500 receitas: Saladas”, edição Vogais)

Salada de carne de vaca com manjericão

 Salada de cebola e pepino agridoce com malaguetas

Descasque um pepino, corte-o ao meio longitudinalmente, retire as sementes e corte.

Coloque-o numa taça com uma cebola roxa cortada no sentido do comprimento, quatro colheres de sopa de vinagre de sidra, duas colheres de sopa com óleo de girassol e uma colher de sopa de mel. Mexa bem.

Acrescente uma malagueta seca esmagada, tempere a gosto com sal e sirva.

(Fonte: Livro “500 receitas: Saladas”, edição Vogais)

 Salada de cebola e pepino agridoce com malaguetas

Salada de massa asiática

Coza quatro chávenas e meia de massa de ovo chinesa de acordo com as instruções da embalagem até ficar al dente. Escorra, passe por água fria e escorra novamente. Lave e corte as pontas de uma chávena e meia de feijão-verde fresco e escalde-o em água com sal durante três a quatro minutos.

Escorra, passe por água fria e corte em pedaços.

Aqueça um pouco de óleo de soja e salteie o feijão-verde, dois dentes de alho finamente picados e uma colher de chá de gengibre acabado de ralar. Acrescente quatro chalotas cortadas às rodelas e duas chávenas de couve-chinesa, cortada finamente. Salteie por breves instantes. Junte três quartos de chávena de caldo de galinha e coza durante cerca de 20 minutos - o líquido deverá evaporar quase completamente.

Acrescente duas chávenas e meia de cogumelos shiitake, cerca de cinco minutos antes do final da cozedura. Junte a massa e um ramo de manjericão fresco, picado grosseiramente. Acrescente um pouco de molho de soja leve e uma malagueta seca finamente picada. Sirva.

(Fonte: Livro “500 receitas: Saladas”, edição Vogais)

Salada de massa asiática

 

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.