Creme de favas
Comece por retirar as favas das vagens (deverão sobrar 500 g, pelo que precisará de 2 kg de favas) e depois pele-as, retirando a casca exterior. Pode, em alternativa, optar por favas congeladas.
Aqueça duas colheres de sopa de azeite numa panela, junte uma cebola grande, picada grosseiramente, dois dentes de alho e a parte branca de um talo de alho-francês. Salteie durante cinco minutos em lume brando, mexendo de vez em quando, até a cebola estar translúcida.
Junte uma batata grande cortada em cubos, as favas e cozinhe durante dois a três minutos mais. Junte 1 l de caldo de legumes ou caldo de galinha, se preferir (ou mesmo água), e tempere com sal marinho a gosto (note que, se estiver a usar um caldo, este já vai ter algum sal). Deixe levantar fervura e cozinhe durante 25 minutos em lume brando.
Faça um puré com a varinha mágica. Sirva o creme de favas e alho francês quente, com pedacinhos de queijo feta, cebola frita e folhas de hortelã-pimenta picadinhas (opcional).
(Fonte: Blogue “My Common Table”)
Favas com alheira
Descasque perto de 2 kg de favas, o que resultará em perto de 500 g (pode utilizar favas congeladas). Coza-as em água temperada com sal até estarem tenras.
Corte uma cebola em cubinhos e um alho-francês (a parte branca) em rodelas. Leve a alourar num tacho com duas colheres de sopa de azeite e meio chouriço de carne cortado em cubos.
Adicione uma lata das pequenas de tomate pelado e as favas escorridas. Junte, uma a duas colheres de sopa da água de cozedura das favas e deixe cozinhar mais cinco minutos.
Retire a pele a uma alheira e corte-a em pedaços ou forme bolinhas com as mãos.
Coloque-as num grelhador até estarem bem cozinhadas de ambos os lados.
Sirva a alheira com as favas.
(Fonte: Blogue “Frango do Campo”)
Salada de arroz selvagem, favas e alho
Numa caçarola, desfaça em 600 ml de água quente um cubo de caldo de legumes. Junte 125 g de arroz selvagem.
Deixe ferver em lume brando. Tape e deixe cozer muito lentamente durante 45 a 50 minutos até o arroz ficar tenro.
Misture 300 g de favas baby (pode optar pelas congeladas) e deixe cozinhar mais cinco minutos.
Escorra tudo, deite numa tigela e deixe arrefecer.
Arranque as folhas a uns pezinhos de estragão e ripe-as.
Misture-as com um dente de alho, cinco colheres de sopa de azeite, uma colher de chá de corninhos moídos e duas colheres de chá de vinagre de vinho branco.
Adicione ao arroz uma cebola roxa pequena, finamente picadas e 225 g de curgetes raladas. Envolva o tempero. Mexa bem e deixe arrefecer num local fresco até a altura de servir.
(Fonte: Livro "Grão a Grão" da editora Vogais)
Saladinha de favas
Colocar um tacho ao lume com cerca de 1 litro de água, sal e um caldo de carne em cubo. Quando começar a ferver, juntar 1 kg de favas congeladas. Depois de levantar novamente fervura deixar cozer cerca de sete a oito minutos. Retirar do lume, escorrer as favas e reservar.
No mesmo tacho, ainda quente, colocar meio chouriço de carne e duas linguiças, sem pele e cortados em rodelas, juntamente com um pedaço de toucinho cortado em pedaços. Regar com um fio de azeite e deixar alourar.
Quando estiverem bem lourinhos, adicionar quatro dentes de alho bem picados juntamente com meio raminho de coentros picados grosseiramente.
Quando o alho começar a fritar, juntar as favas e envolver tudo muito bem. Acrescentar mais azeite e deixar cozinhar. Servir frio ou quente.
(Fonte: Blogue “As Receitas Lá de Casa”)
Comentários