Os lineares das grandes superfícies oferecem-nos dezenas de combinações de saladas prontas a consumir. Neste âmbito, assim como nas saladas que preparamos em casa, há que respeitar algumas regras. Conselhos que nos são deixados pela engenheira alimentar Maria Rebelo da Costa.
Tem mais de cem anos a receita de sanduíche que faz furor em cafés franceses. O Croque Monsieur conquistou o mundo e a rede social de uma chef com três estrelas Michelin. Aqui, juntamos, também a sanduíche adaptada ao gosto português.
Um iogurte natural ou mesmo com sabor confere aos gelados caseiros a textura cremosa que tanto apreciamos. Espreite as receitas que lhe deixamos e verá como é fácil.
Estas receitas são caminho certo para arrefecer o verão e garantir uma deliciosa forma de hidratação. Tão simples como juntar a um jarro de água fresca, saquetas de chás ou preparar infusões com frutas.
Todos sabemos como sabe bem uma boa e fresca talhada de melão. Contudo, olharmos para este fruto apenas como o amigo da dentada é redutor. O melão dá-nos bebidas refrescantes deliciosas.
Uvas congeladas com lima, Spring Rolls de vegetais, Chips de tortilhas e um Cocktail desperdício zero, são sugestões para uma lancheira de verão perfeita e amiga de um planeta mais sustentável. Sugestões que nos chegam da aplicação Too Good To Go.
Uma mousse de chocolate com apenas três ingredientes, uma fresquíssima panna cotta e um doce que combina cacau e café, são as propostas que lhe deixamos para adoçar dias quentes.
Suculenta, doce, rica em água, a melancia tem sobre um organismo um efeito hidratante. Estas receitas exploram essas características, combinando este fruto com outros alimentos.
Os ovos são verdadeiros salva-vidas na cozinha. Preparamo-los num instante e combinam com uma infinidade de ingredientes. Nas sugestões que lhe deixamos encontra salmão, espargos, alheira e atum.
A fruta é uma deliciosa companheira de muitas sobremesas, daquelas de comer à colher, mas também das que nos são servidas em cone ou pauzinho. Eis oito receitas com o melhor que a fruta nos dá quando não há como dizer não a um docinho.
Não há como a manga para fortalecer e abrilhantar sobremesas e doces à base de fruta. Empresta-lhes uma textura suave, combina com iogurtes, outras polpas e natas. É perfeita, também, em sobremesas sem açúcares processados.
Não há razão para a um bom batido de frutas e vegetais lhe adicionar açúcares processados ou outros ingredientes "gulosos". Deixamos-lhe quatro sugestões.
O fim de semana está à porta e, com ele, mais disponibilidade para cozinhar. Não obstante, as receitas que lhe propomos não lhe vão roubar muito tempo ao lazer. Temos, inclusivamente, uma Mousse de lima com iogurte grego de levar ao céu.
Podemos evitar bifes secos e desinteressantes se não os virarmos na frigideira. Umas rodelas de limão sob o peixe na grelha evita desastres alimentares. Estes são dois exemplos de como podemos melhorar a nossa lide culinária. Damos mais oito.
Fruta, vegetais, também alguma proteína animal, estão entre os ingredientes destas ricas saladas ideais para consumo na estação em que nos encontramos.
Um trio de receitas doces que não precisa de ir ao fogão ou ao forno, salvo para torrar os cajus (se a opção for fazê-lo em casa) no caso do creme com este fruto seco. De resto, apenas precisa de algum tempo de frio para, depois, desfrutar.
Mesa de petisco tem de casar com um bom jarro de sangria. Todos temos a nossa receita “infalível”. Não pondo em causa os dotes pessoais para preparar uma boa dose de sangria, gostaríamos de juntar algumas sugestões.
“Entre Deus e o Diabo” é expressão popular que nos ocorre quando queremos o melhor de dois mundos. Nem sempre se sai bem quem joga entre ambos. Não é o caso destes refrescantes doces. Têm o melhor para a gula, mas sem uso ou abuso de açúcares processados.
Mexilhões à marinheira, arroz de marisco rápido e apuradinho, cocktails de gambas com um travo exótico, estão entre as seis sugestões que lhe preparámos.
Se comeu pão, iogurte, chocolate, já consumiu um fermentado hoje. Saiba quais são os benefícios que obtém destes alimentos e a diferença entre fermentação natural e industrial.
É tempo de praia, de sol, de mar e de descontração. É também momento de uma cozinha desinibida, com os produtos que associamos ao verão. Sardinha, atum, iogurte, delícias do mar e marisco fazem parte do elenco de receitas que lhe sugerimos.
Com estas três receitas de sapateira está a mesa de verão posta. A uma açorda de comer e chorar por mais, juntamos a sandes em pão de centeio e, para fechar (ou iniciar), a sapateira recheada.
No verão, a mesa pede ingredientes frescos e receitas que nos remetam para os sabores da estação. O abacaxi está entre as frutas eleitas quando pensamos em doces e sobremesas. Eis quatro receitas.