Depois de sofrer uma renovação que o tornou mais cool e quase amazónico, o Vela Latina surge cheio de novidades. Tem um novo restaurante, o Nikkei, com um conceito de cozinha japonesa e peruana prestes a abrir, duas novas esplanadas com vistas maravilhosas e um bar de cocktails cheio de novas propos
Zazah é o nome do espaço que acaba de abrir no Príncipe Real, em Lisboa. Três cariocas, apaixonados pela capital portuguesa, querem juntar pessoas, gastronomia, arte e música. Sidnei Gonzalez, Jorge Abreu, juntaram-se a Moisés Franco, o chefe de cozinha.
“Os Notáveis”, assim se denomina a nova carta de cocktails do Glory Bar, em Lisboa. Sete sugestões que se inspiram não só na Lisboa secreta, frequentada por espiões, como também em agentes duplos de séculos passados e de outras latitudes.
A ZeroZero do Parque das Nações, instalada próximo à zona ribeirinha, recria os elementos do restaurante homónimo no Príncipe Real: as pizas elaboradas segundo métodos tradicionais, pastas frescas e os cocktails de prosecco. Acresce uma esplanada, com vista direta e desafogada para o Tejo.
De segunda a sexta-feira o restaurante Eleven propõe um novo menu Business Lunch. Carta com assinatura do chefe Joachim Koerper que não se rende a facilitismos na criatividade e na permuta entre diferentes territórios gastronómicos. Todos os pratos são irrepetíveis, como o são todos os almoços.
No fim de semana de 4 a 6 de novembro, o Algarve recebe um dos eventos gastronómicos que reúne mais chefes com estrelas Michelin por metro quadrado. No Culinary Extravaganza vão estar 15 cozinheiros de topo com as tão cobiçadas estrelas.
Vincent Farges é o chefe convidado pelo chefe João Silva, para o primeiro jantar a quatro mãos no Restaurante da Quinta do Arneiro, a 21 de Outubro. Um jantar com muito de biológico e cozinha inspiradora.
A pizaria 400º renasceu sob um novo conceito, onde convida o comensal a entrar no mundo da máfia italiana. O restaurante de Aveiro tem uma nova imagem e o tema principal revive a era dos “padrinhos” mais famosos de Itália.
Até fevereiro de 2018 o chefe João Rodrigues recebe no seu restaurante Feitoria cinco chefes internacionais em outros tantos jantares irrepetíveis. As estrelas chegam a Portugal para caçar e pescar parte do que vão apresentar ao jantar no menu “Matéria”. A iniciativa arranca a 12 de outubro.
Já imaginou uma experiência gastronómica em que se pudesse aliar a comida tipicamente americana aos melhores produtos que Portugal pode fornecer? Agora já existe, no Hard Rock Café, em Lisboa.
Rui Ribeiro é chef, mas também um exímio fotógrafo de alimentos e um cultor do produto nacional. Nas suas criações percebemos a paixão e empenho que coloca. É um apaixonado pelo campo e pelas subtilezas da vida. Irrita-o a injustiça e facas “cegas”. Aqui, conhecemo-lo melhor.
O Git, abreviatura de “Gosto Imenso de Ti”, é o novo lounge bar com esplanada na Baixa de Lisboa (Rua dos Correeiros) com uma ementa à base de tapas, produtos de pastelaria e uma variedade de bebidas alcoólicas e de cafetaria.
O restaurante ANTIQVVM, no Porto, apresenta a 3 de outubro um “Tributo à Gastronomia Portuguesa”, com os chefes Noélia Jerónimo, Miguel Gameiro e Rui Martins. Este será um jantar a oito mãos com Vítor Matos. A harmonizar com os vinhos Alves de Sousa.
“Tuga Chef” não é uma nova tendência de cozinha, mas o convite que o restaurante do íbis Alfragide deixa aos clientes. Personalizarem os seus próprios hambúrgueres. Todos com ingredientes nacionais, acompanhados de batatinhas rústicas e maionese de ervas.
No Príncipe Real, há um mundo de vermutes por descobrir. Quem passa pelo Tapisco, na Rua D. Pedro V, depara-se com uma janela aberta para o universo desta bebida frequentemente vista como um aperitivo mas que, aos poucos, começa a ganhar o seu lugar na mesa, à hora da refeição.
Após um processo de reabilitação, o histórico Mercado Municipal da Beira-Rio, na marginal de Vila Nova de Gaia, volta a abrir portas, a 13 de setembro, com um conceito que alia a gastronomia moderna à tradicional venda de frescos.
Fica na Calçada da Ajuda o mais recente restaurante de Justa Nobre. “À Justa” numa clara alusão ao nome da mediática chefe e à dimensão do espaço, com 36 lugares. Contudo largo de mesa, com uma carta recheada de sabores lusos com o contributo de um jovem chefe, Gonçalo Moreno.
“Tamanho não é qualidade” é lugar-comum que pode ser contradito. Neste caso à beira Tejo e quando sobre a mesa assenta uma senhora peça de bacalhau assado com mais de um quilo. Acresce um Costeletão de igual pujança. A casa é a DOC COD, com uma carta cheia de brasas.
O Chefe Miguel Bértolo conquistou o segundo lugar na final da World Sushi Cup que esteve a decorrer em Tóquio, a capital japonesa. Na competição participaram dezenas de chefes de todo o mundo.
O Sushiman português, chefe Miguel Bértolo, apurou-se para a final da World Sushi Cup, competição que decorre em Tóquio, no Japão e que reúne dezenas de chefes de diferentes países.
O novo italiano em Lisboa é pródigo na ementa, tem estilo na decoração e muita vontade de fomentar o convívio em torno da cozinha transalpina. La Tagliatella é casa com espírito italiano, nasceu em Espanha e quer conquistar os apetites portugueses.
Chama-se Chutnify e abriu na Travessa da Palmeira, no Príncipe Real, em Lisboa. Este novo restaurante promete trazer à capital portuguesa a cozinha indiana autêntica: fresca, saudável e repleta de sabores, num ambiente divertido, despretensioso e moderno.
O chefe português Miguel Laffan vai viajar até à Tailândia, na Ásia, marcando presença na World Gourmet Festival, que se realiza no Anantara Siam Bangkok Hotel, entre os dias 4 a 10 de setembro. Junta-se a dez chefes com estrela Michelin, provenientes de oito países.
O espaço Topo Martim Moniz, em Lisboa, cresce após dois anos sobre a abertura. Ganha, agora, uma nova área dedicada em exclusivo aos paladares orientais. Uma mesa que está na mão de três cozinheiras, duas indonésias e uma vietnamita.