O Populi River Caffé & Restaurant, no Terreiro do Paço, em Lisboa, preparou menus especiais para celebrar o Natal. “Tradição”, “Sensação” e “experiência” são as propostas do eleito melhor restaurante de Lisboa pelo jornal USA Today, na categoria Best Value.
O Porto Palácio Hotel, o The Artist Porto Hotel & Bistrô, o The House Ribeira Hotel e a Cervejaria Portobeer convidam para um Natal muito gourmet com sabores tradicionais, rasgos de criatividade dos chefes de cozinha, brindes com Porto e com cerveja.
O Infame, restaurante lisboeta que aposta numa mesa com fusão de culturas, fez para as estações mais frias grandes alterações na carta, agora mais extensa. Por sua vez, ao almoço, o menu executivo passa a contar com duas propostas vincadamente nacionais: Bacalhau à Brás e Cozido à Portuguesa.
Para os adoradores dos sabores intensos associados aos pratos de caça, o restaurante Varanda de Lisboa tem boas notícias. Até final de novembro há um menu de Caça. Tudo incluído, inclusivamente uma das melhores vistas sobre a capital.
O chefe galego Fernando Agrasar del Rio é o convidado de Vítor Matos, chefe executivo do restaurante do Vidago Palace Hotel, para participar na quarta iniciativa de Passion Cuisine, que decorre a 4 de novembro.
Conjugar o talento de premiados chefes nacionais com um ambiente cosmopolita e uma produção grandiosa. É esta a proposta do “Cascais Gastronómica 2017”, marcado de 15 a 17 de Dezembro, no Centro de Congressos do Estoril.
Até domingo, 5 de novembro, cada minuto à mesa do restaurante Bistrô & Tapas vale pela viagem gastronómica que nos reserva. A cozinha indiana, mais concretamente a do estado de Gujarate, está em destaque. O prato orça os dez euros, numa carta que contraria lugares comuns e generalizações.
Depois de sofrer uma renovação que o tornou mais cool e quase amazónico, o Vela Latina surge cheio de novidades. Tem um novo restaurante, o Nikkei, com um conceito de cozinha japonesa e peruana prestes a abrir, duas novas esplanadas com vistas maravilhosas e um bar de cocktails cheio de novas propos
Zazah é o nome do espaço que acaba de abrir no Príncipe Real, em Lisboa. Três cariocas, apaixonados pela capital portuguesa, querem juntar pessoas, gastronomia, arte e música. Sidnei Gonzalez, Jorge Abreu, juntaram-se a Moisés Franco, o chefe de cozinha.
“Os Notáveis”, assim se denomina a nova carta de cocktails do Glory Bar, em Lisboa. Sete sugestões que se inspiram não só na Lisboa secreta, frequentada por espiões, como também em agentes duplos de séculos passados e de outras latitudes.
A ZeroZero do Parque das Nações, instalada próximo à zona ribeirinha, recria os elementos do restaurante homónimo no Príncipe Real: as pizas elaboradas segundo métodos tradicionais, pastas frescas e os cocktails de prosecco. Acresce uma esplanada, com vista direta e desafogada para o Tejo.
De segunda a sexta-feira o restaurante Eleven propõe um novo menu Business Lunch. Carta com assinatura do chefe Joachim Koerper que não se rende a facilitismos na criatividade e na permuta entre diferentes territórios gastronómicos. Todos os pratos são irrepetíveis, como o são todos os almoços.
No fim de semana de 4 a 6 de novembro, o Algarve recebe um dos eventos gastronómicos que reúne mais chefes com estrelas Michelin por metro quadrado. No Culinary Extravaganza vão estar 15 cozinheiros de topo com as tão cobiçadas estrelas.
Vincent Farges é o chefe convidado pelo chefe João Silva, para o primeiro jantar a quatro mãos no Restaurante da Quinta do Arneiro, a 21 de Outubro. Um jantar com muito de biológico e cozinha inspiradora.
A pizaria 400º renasceu sob um novo conceito, onde convida o comensal a entrar no mundo da máfia italiana. O restaurante de Aveiro tem uma nova imagem e o tema principal revive a era dos “padrinhos” mais famosos de Itália.
Até fevereiro de 2018 o chefe João Rodrigues recebe no seu restaurante Feitoria cinco chefes internacionais em outros tantos jantares irrepetíveis. As estrelas chegam a Portugal para caçar e pescar parte do que vão apresentar ao jantar no menu “Matéria”. A iniciativa arranca a 12 de outubro.
Já imaginou uma experiência gastronómica em que se pudesse aliar a comida tipicamente americana aos melhores produtos que Portugal pode fornecer? Agora já existe, no Hard Rock Café, em Lisboa.
Rui Ribeiro é chef, mas também um exímio fotógrafo de alimentos e um cultor do produto nacional. Nas suas criações percebemos a paixão e empenho que coloca. É um apaixonado pelo campo e pelas subtilezas da vida. Irrita-o a injustiça e facas “cegas”. Aqui, conhecemo-lo melhor.
O Git, abreviatura de “Gosto Imenso de Ti”, é o novo lounge bar com esplanada na Baixa de Lisboa (Rua dos Correeiros) com uma ementa à base de tapas, produtos de pastelaria e uma variedade de bebidas alcoólicas e de cafetaria.
O restaurante ANTIQVVM, no Porto, apresenta a 3 de outubro um “Tributo à Gastronomia Portuguesa”, com os chefes Noélia Jerónimo, Miguel Gameiro e Rui Martins. Este será um jantar a oito mãos com Vítor Matos. A harmonizar com os vinhos Alves de Sousa.
“Tuga Chef” não é uma nova tendência de cozinha, mas o convite que o restaurante do íbis Alfragide deixa aos clientes. Personalizarem os seus próprios hambúrgueres. Todos com ingredientes nacionais, acompanhados de batatinhas rústicas e maionese de ervas.
No Príncipe Real, há um mundo de vermutes por descobrir. Quem passa pelo Tapisco, na Rua D. Pedro V, depara-se com uma janela aberta para o universo desta bebida frequentemente vista como um aperitivo mas que, aos poucos, começa a ganhar o seu lugar na mesa, à hora da refeição.
Após um processo de reabilitação, o histórico Mercado Municipal da Beira-Rio, na marginal de Vila Nova de Gaia, volta a abrir portas, a 13 de setembro, com um conceito que alia a gastronomia moderna à tradicional venda de frescos.
Fica na Calçada da Ajuda o mais recente restaurante de Justa Nobre. “À Justa” numa clara alusão ao nome da mediática chefe e à dimensão do espaço, com 36 lugares. Contudo largo de mesa, com uma carta recheada de sabores lusos com o contributo de um jovem chefe, Gonçalo Moreno.