Lá fora, existem inúmeras. Em Portugal, até ainda há poucos anos, a oferta estava muito aquém em relação à procura, apesar de sermos um país de sol e calor. Depois de um inverno com muita chuva, nada melhor do que aproveitar os dias solarengos e as noites tranquilas e amenas numa esplanada. Descubra, de seguida, uma dezena de espaços de lazer que vale a pena (re)visitar a sós, com a família e/ou com os colegas e amigos.

1. Enoteca 17.56 em Vila Nova de Gaia

Localizada à beira do rio Douro, no cais fluvial de Vila Nova de Gaia, veio ocupar parte daquele que outrora foi um dos armazéns da empresa vitivinícola Real Companhia Velha. O seu terraço panorâmico, com esplanada, serve a Fromagerie Portuguesa, uma loja gourmet que apresenta uma seleção de cinquenta queijos nacionais e internacionais.

Para além disso, é também comum à steakhouse Reitoria, que, entre outras especialidades, serve sandes e carnes maturadas diversas, bem como o Shiko, um raw bar de sushi, de inspiração japonesa. A oferta de cozinha tradicional, com peixes e mariscos, é assegurada por um chef da equipa da Real Companhia Velha.

 10 esplanadas para aproveitar o melhor da vida ao ar livre
Fotografia de Real Companhia Velha

2. Cafetaria do Palácio Nacional da Pena em Sintra

Num dos pontos mais altos da serra de Sintra, a vista é deslumbrante e vai de Lisboa a Cascais. Se, até há pouco, o terraço do Palácio da Pena servia apenas de miradouro, agora os visitantes podem desfrutar do panorama, tomando uma bebida ou um snack na renovada cafetaria. Para lá chegar, tem, contudo, de pagar bilhete para visitar o Parque Nacional da Pena. Mais uma razão para desfrutar deste local mágico.

 10 esplanadas para aproveitar o melhor da vida ao ar livre
Fotografia de Wilson Pereira/Parques de Sintra – Monte da Lua

3. Casa Vasco no Porto

Parece uma mercearia antiga mas é um bar de tapas que tem o selo de qualidade de Vasco Mourão, o responsável pelos restaurantes Cafeína, Terra e Portarossa. Tal como estes, fica na Foz do Porto, na rua do Padrão. A esplanada não é muito grande mas é muito agradável. A ementa aposta em petiscos com sabores da América Latina, como é o caso da quesadillha de gambas e do taco de chili com carne.

10 esplanadas para aproveitar o melhor da vida ao ar livre
Fotografia de Casa Vasco

4. Skybar em Lisboa

É, para muitos, a esplanada dos fins de tarde, por excelência, em Lisboa. Todos os anos, há novidades mas a vista, essa, é a de sempre, magnífica. Localizada no topo do Tivoli Avenida Lisboa Hotel, no número 185 da avenida da Liberdade, é um dos melhores locais para admirar o castelo de São Jorge e para ver o rio Tejo a abraçar a capital. Além de vinhos, cervejas e coqueteles, há chás, chocolates quentes e petiscos para saborear.

10 esplanadas para aproveitar o melhor da vida ao ar livre
Fotografia de Tivoli Avenida Lisboa Hotel

5. Duna da Cresmina em Cascais

Aqui, o que se destaca é a vista para o mar do Guincho e para o verde do cabo da Roca, com o ondulante azul do oceano Atlântico como pano de fundo. Para petiscar, há saladas, tostas e crepes. E, para beber, aposte nos sumos naturais e nos coqueteles. E, já agora, sabia que a recuperação ambiental da duna da Cresmina contribuiu para Cascais ter sido distinguida como melhor destino sustentável do mundo?

10 esplanadas para aproveitar o melhor da vida ao ar livre
Fotografia de Duna da Cresmina

6. Carpintaria em Lisboa

Não é um restaurante italiano, apesar da maior parte da ementa ser italiana. O nome, inusitado, acaba por ser uma homenagem ao progenitor de Alberto Marques, o proprietário, carpinteiro de profissão. Em plena avenida 24 de julho, em Lisboa, tem uma esplanada que é o local perfeito para observar o reboliço da cidade. Bruschettas, pizas, risotos e bacalhau confitado são alguns dos principais pratos da ementa.

Nas sobremesas, as opções também são muitas. O tiramisu, a musse de chocolate negro com merengue, a piza doce com Nutella, o cheesecake ou o carpaccio de ananás com gelado de lima são, também eles, imperdíveis. Ao jantar, o espaço aposta fortemente na música com noites de fado e música ao vivo. O preço médio por refeição ronda os 20 € e os animais de estimação são muito bem-vindos ao espaço.

10 esplanadas para aproveitar o melhor da vida ao ar livre
Fotografia de A Carpintaria

7. A Cadeia Quinhentista em Estremoz

Situado junto ao símbolo da cidade, a Torre de Menagem de Estremoz, este restaurante tem fãs de todo o país, que lá se deslocam, sobretudo, pela sua divinal comida. Mas a esplanada do bar não lhe fica nada atrás. Com uma vista desafogada para a planície alentejana, é ideal para relaxar e para desfrutar em toda a tranquilidade. A oferta gastronómica deste espaço, que aposta em produtos nacionais, também merece o desvio.

10 esplanadas para aproveitar o melhor da vida ao ar livre
Fotografia de Estúdios Correia

8. Memmo Alfama em Lisboa

Numa primeira fase, o terraço deste hotel era exclusivo dos clientes mas, entretanto, isso mudou. Os fins de tarde estão abertos a todos e, em determinadas alturas, há uma programação musical. Localizado na travessa das Merceeiras, em Lisboa, a vista para Alfama e para o rio Tejo é perfeita e nem mesmo a piscina, vermelha, destoa dos tons dos telhados. O wine bar, além de vinhos e coqueteles, serve petiscos portugueses.

10 esplanadas para aproveitar o melhor da vida ao ar livre
Fotografia de Memmo Alfama

9. Soundwich no Porto

Não é apenas uma esplanada, é uma eira que foi convertida em esplanada, inserida no Parque da Cidade do Porto, onde não falta espaço para desfrutar do melhor na eterna cidade invicta. Deixe-se tentar pelas exclusivas soundwiches, sandes gourmet com assinatura criadas por sete conceituados chefs do Grande Porto. A musse de chocolate é uma tentação mas, na carta, não faltam especialidades que vale a pena pedir.

 10 esplanadas para aproveitar o melhor da vida ao ar livre
Fotografia de Soundwich

10. AdLib em Lisboa

É um clássico. A esplanada do restaurante do hotel Sofitel Lisboa Liberdade assentou arraiais no passeio da avenida da Liberdade, uma das mais concorridas da capital. À semelhança de outras esplanadas da cidade, tem uma ementa especial, onde não faltam petiscos tradicionais, mas também saladas e massas, para além de uma seleção de vinhos e coqueteles. A partir das 19h30, são servidos os pratos da carta do restaurante.

10 esplanadas para aproveitar o melhor da vida ao ar livre
Fotografia de Sofitel Lisboa Liberdade Hotel

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.