Foi já a pensar na quadra festiva que o chefe João Correia, do Restaurante Rossio no Hotel Altis Avenida, em Lisboa, pôs mãos à obra e preparou menus especiais a véspera e dia de Natal. São criações cheias de sabores portugueses e com opções vegetarianas.
Preto, branco, latão, palhinha e verde: estes são os tons em que se materializa o MISTU Restaurant & Bar, o novo restaurante da cidade do Porto que transforma uma antiga serralharia num espaço para apreciadores de diferentes cozinhas do Mundo.
O “Cascais Gastronómica 2017”, festival que celebra a alta cozinha com almoços e jantares exclusivos com alguns dos chefes a trabalhar em restaurantes Michelin, conferências e degustações de produtos gourmet. A iniciativa decorre no Centro de Congressos do Estoril entre 15e 17 de dezembro.
Com a nova carta de inverno do Restaurante Colinas de Lisboa, assinada pelo chefe executivo Paulo Anastácio, a ementa não cede a argumentos de facilitismo. A cozinha portuguesa, com umas pinceladas além-fronteiras, descansa bem à mesa internacional. E também se prova em versão vegetariana.
É à mesa do restaurante AKLA que se vai celebrar o jantar no InterContinental Lisbon. Propostas preparadas pelo chefe Eddy Melo e que incluem a Ceia de Natal e o almoço buffet no dia seguinte.
O restaurante UQ, em Lisboa, estreou recentemente a nova carta para os meses de outono e inverno. Uma cozinha competente pela mão do chefe Rui Canhoto, autor de pratos aconchegantes e que não desmentem a portugalidade.
Bochecha de bacalhau e açorda de línguas de bacalhau, são duas das propostas do jantar em torno do fiel amigo que decorre a 29 de novembro, no Café Garrett, em Lisboa. Os chefes Leopoldo Calhau e Diogo Rocha dão prova que bacalhau não é só lombo.
Sim, as contas não estão mal feitas no título deste artigo. De facto, há dois novos restaurantes com uma Estrela Michelin, o Vista Restaurante e o Gusto, ambos no Algarve. A Casa da Calçada, em Amarante, galardoada no ano passado, mudou de chefe residente. Tiago Bonito ganha, desta forma, a primeira
A carta do restaurante Divinus (Convento do Espinheiro), em Évora, já se vestiu para o outono e inverno. No restaurante instalado na antiga adega dos monges, provamos um Alentejo pacato, pela mão do chefe Hugo Silva.
Há novidades no Restaurante Rossio no Hotel Altis Avenida, em Lisboa: o chefe João Correia preparou um novo menu, onde trabalha os produtos da época e, a sua especialidade, os sabores tradicionais. Propostas variadas, aprazíveis e muito portuguesas.
Entre 22 de novembro e 3 de dezembro o restaurante Bistrô & Tapas retoma uma tradição anual, a da Feijoada. Não um ou dois pratos, mas sim dez sugestões de feijoadas. Outra notícia boa: todas as propostas ficam nos 10,00 euros.
O Restaurante UQ, em Lisboa, prepara para este 2017 um jantar para o 24 de dezembro, noite de Natal, temperado de variedade, sabor e tradição. Em formato buffet, a refeição conta com saladas simples e compostas, três pratos principais e de sobremesas.
Rui Silvestre, chefe do Bon Bon, restaurante onde ganhou uma estrela Michelin, foi distinguido com o “Prix au Chef de L'Avenir”, prémio da Academia Internacional de Gastronomia (AIG) que reconhece a projeção e o talento de jovens chefes promissores a nível internacional.
O recém-inaugurado TOPO Belém instalou-se no cimo de um edifício emblemático, o Centro Cultural de Belém. À mesa vamos encontrar uma carta portuguesa, com petiscos e sabores vincadamente nacionais. Juntam-se os cocktails multiculturais de assinatura TOPO e uma seleção de vinhos.
Este ano, a melodia do Natal invade o Sofitel Lisbon Liberdade, com muita música e menus exclusivos no AdLib restaurante que alia a tradição natalícia com a criatividade à mesa do chefe Daniel Schlaipfer.
Para celebrar o centenário sobre o nascimento de Júlio Resende, o restaurante Palatium, do Pestana Palácio do Freixo Pousada & National Monument, criou um menu de degustação inspirado naquele artista plástico.
Um jantar buffet de Consoada, ceia de doces de Natal no Bar do Lago e almoço buffet de Natal, a 25 de dezembro, são algumas das propostas do Meliá Ria Hotel & Spa, em Aveiro. Sugestões que incluem menus para grupos.
O Populi River Caffé & Restaurant, no Terreiro do Paço, em Lisboa, preparou menus especiais para celebrar o Natal. “Tradição”, “Sensação” e “experiência” são as propostas do eleito melhor restaurante de Lisboa pelo jornal USA Today, na categoria Best Value.
O Porto Palácio Hotel, o The Artist Porto Hotel & Bistrô, o The House Ribeira Hotel e a Cervejaria Portobeer convidam para um Natal muito gourmet com sabores tradicionais, rasgos de criatividade dos chefes de cozinha, brindes com Porto e com cerveja.
O Infame, restaurante lisboeta que aposta numa mesa com fusão de culturas, fez para as estações mais frias grandes alterações na carta, agora mais extensa. Por sua vez, ao almoço, o menu executivo passa a contar com duas propostas vincadamente nacionais: Bacalhau à Brás e Cozido à Portuguesa.
Para os adoradores dos sabores intensos associados aos pratos de caça, o restaurante Varanda de Lisboa tem boas notícias. Até final de novembro há um menu de Caça. Tudo incluído, inclusivamente uma das melhores vistas sobre a capital.
O chefe galego Fernando Agrasar del Rio é o convidado de Vítor Matos, chefe executivo do restaurante do Vidago Palace Hotel, para participar na quarta iniciativa de Passion Cuisine, que decorre a 4 de novembro.
Conjugar o talento de premiados chefes nacionais com um ambiente cosmopolita e uma produção grandiosa. É esta a proposta do “Cascais Gastronómica 2017”, marcado de 15 a 17 de Dezembro, no Centro de Congressos do Estoril.
Até domingo, 5 de novembro, cada minuto à mesa do restaurante Bistrô & Tapas vale pela viagem gastronómica que nos reserva. A cozinha indiana, mais concretamente a do estado de Gujarate, está em destaque. O prato orça os dez euros, numa carta que contraria lugares comuns e generalizações.