É possível tomar a refeição preferida dos britânicos entre as ruínas do Convento do Carmo e o Elevador de Santa Justa, com uma ampla vista sobre o Chiado mas agora com algumas mudanças no menu, para comilões e vegetarianos. Não faltam mantinhas.
A noite tida como mais romântica do ano, a de 14 de fevereiro, promete ser memorável no Hotel Fortaleza do Guincho. Champanhe e trufas à chegada, jantar em restaurante com estrela Michelin e noite num quarto de príncipes e princesas.
A 22 de janeiro o chefe Alexandre Silva, do restaurante LOCO, será um dos representantes da cozinha portuguesa num dos mais importantes palcos da gastronomia mundial: o Madrid Fusión subordinado ao tema “Quarta Geração: os donos do futuro”.
De 22 a 28 de janeiro, em 24 restaurantes da rede Pousadas de Portugal, apresentam outros tantos menus no evento Pousadas Gastronomic Week. Oportunidade para provarmos a cozinha de sabor regional e intemporal.
Depois da abertura no Estoril, o restaurante Saikõ, inaugura o primeiro restaurante em Lisboa, na Praça do Campo Pequeno. Este que se assume como um espaço de cozinha de fusão apresenta como cartão-de-visita “o melhor ranking na Zomato de restaurantes de Sushi de Fusão”.
Um dos mais recentes restaurantes vegetarianos lisboetas, o Naked, recebe ao jantar a 17 de janeiro o chefe Michelin Joachim Koerper. As reservas estão abertas para uma noite de cozinha a nu, ao natural e sustentável.
Há vidas que são saborosas e sumarentas. A da chefe Luísa Fernandes, a “Chef Luisinha”, que acaba de abrir o restaurante Peixe na Avenida é uma delas. Aos 49 anos partiu para os Estados Unidos. Vingou, liderou um restaurante de topo, recebeu chefes de estado e discursou nas Nações Unidas.
É o mais recente espaço de Henrique Sá Pessoa, em que o chefe se aproxima ainda mais da cozinha portuguesa e da nossa tradição gastronómica. Chama-se Balcão, fica em Lisboa, e está integrado no El Corte Inglés - Gourmet Experience.
Duas cozinhas de autor, dois chefes consagrados e duas casas históricas de Portugal e França, do vinho e da gastronomia. A 17 de janeiro, o encontro no Porto entre os chefes Pedro Lemos e Alexandre Baumard vem acompanhado de grandes vinhos do Douro e de Bordéus.
André de Magalhães, chefe de cozinha que há cinco anos lidera a sua Taberna da Rua das Flores, diversificou a cozinha e lança-se, agora, na Taberna Fina. Cozinha de autor e um menu único, com dez pratos.
Vinhos naturais e biodinâmicos, ementa que não se acomoda a uma carta fixa. Produtos frescos e em respeito com a sazonalidade. O chefe António Galapito deixou Londres e na soalheira Lisboa abriu o Prado.
A salada César, criada por um chefe Italiano no México, viajou por todo o mundo pelas mãos de quatro chefes que a reinterpretaram e deram o seu toque pessoal. Os resultados surpreendem. Há uma salada com restos, outra com carne maturada, uma outra com sabor a Pacífico e uma que recusa artificialismo
Com o inverno, o elenco de pratos à mesa muda e emparelha com os humores mais ríspidos do tempo. Os pratos robustecem, a comida torna-se de conforto e sabe bem reencontrar alguns dos clássicos da nossa cozinha mais rústica. Entre eles o Cozido à Portuguesa no dUk Pizzaria & Steakhouse.
É em tons de verde esmeralda que, na última noite do ano, o restaurante ANTIQVVM, em Gaia, assinala a festa de Passagem de Ano com um jantar a seis momentos com assinatura do chefe Vítor Matos.
A alta gastronomia e os produtos gourmet têm uma nova morada em Lisboa. O El Corte Inglés inaugurou, no 7º piso, o “Gourmet Experience”. São 17 os novos espaços que apostam em diferentes conceitos de restauração e na presença de chefes, entre eles 5 estrelas Michelin.
O restaurante Volver, em Lisboa, está a desafiar o palato dos comensais com um prato do norte da Argentina, o Polvo, Batata doce e Cactus. Este último, o cato, não é um elemento decorativo, é um petisco para provar.
O restaurante Kanazawa, em Lisboa, apresenta até ao final do mês de dezembro um menu alusivo à época natalícia, desenvolvido pelo chefe Paulo Morais. De acordo com os princípios nipónicos dos menus kaiseki, o prato que melhor tem de reflectir a época, é um bonsai comestível, como reinvenção de uma á
As Pousadas de Portugal estão a convidar a celebrar a tradição e a descobrir a riqueza dos doces portugueses de origem conventual. A proposta são mesas buffet com as gulodices típicas desta época.
Maior e com mais lugares, o novo espaço da steakhouse promete manter-se no mesmo bairro, com o balcão e o ambiente que a caracteriza. O último dia nas atuais instalações é a 31 de dezembro, com uma inevitável grande festa de Réveillon.
O restaurante Panorama, o Lobby Bistro e os salões White Plains, espaços do Sheraton Lisboa Hotel & Spa, propõem festas diferentes para a época natalícia. Celebre em grande, quer esteja com familiares, amigos ou colegas de trabalho.
Descobrir Portugal pelo paladar é o desafio da nova carta do Astória, o Restaurante do Palácio das Cardosas, no Porto. Ao revisitar os sabores tradicionais portugueses, o Chef Francisco Pinto dá-lhes um toque moderno e atual.
Acepipes inspirados nos tradicionais comeres lusos é o mote para a nova Espumantaria do Petisco, com mesa encabeçada pelo chefe Vitor Hugo. No nome do estabelecimento adivinhamos uma singularidade: os acepipes são “regados” com espumantes nacionais.
Café torrado na hora e bolinhos e pão acabados de sair do forno. O novo espaço lisboeta, a SIMPLI - Bakery & Coffee Shop, não quer esconder nada. Cozinha e sala estão separadas por um vidro.