Esta viagem pela costa nacional, a linha que separa o mar da terra, resulta num menu já disponível no Alma, em Lisboa, que traz para a mesa a água do mar e espécies sustentáveis. O conceito que deu origem a este menu assenta na identidade nacional, mas com sugestões improváveis num restaurante de fine dinning.

Mais de 940 km de costa portuguesa (precisamente 943 km) estão espelhados neste novo menu “Costa a Costa” e, com uma escolha dos elementos a colocar no prato de acordo com a temporada e sempre com o aconselhamento de Pedro Bastos, da Nutrifresco. “É o nosso fornecedor de peixe e sabe bem o que está no seu melhor em termos de peixe e marisco”, completa Henrique Sá Pessoa.

Lisboa: No novo menu de Henrique Sá Pessoa cabem 943 km de costa portuguesa
Salada de tomate.

A homenagem aos peixes e mariscos da nossa costa inicia-se pelo aroma da Sopa de Peixe e marisco com algas, um literal mergulho no mar, que não entra discreto nesta corrente. A maré sobe com o Azevia que “dá à costa” acompanhado por ervilhas, chouriço de porco alentejano e holandês de noisette. O próximo do plantel da costa é o Peixe Galo, que se junta ao choco, acompanhado de puré de funcho e cebolinho numa harmonia desconcertante. Há que reservar espaço para o arroz de Carabineiro. Pelas palavras de Henrique Sá Pessoa, este inspira-se “num tradicional arroz de marisco. Quisemos que o carabineiro estivesse em todo o seu esplendor no sabor do arroz, apurado, concentrado e rico como se quer num arroz tradicional”.

Lisboa: No novo menu de Henrique Sá Pessoa cabem 943 km de costa portuguesa
Bacalhau, ovo, pão e caldo de bacalhau e coentros.

O Mar e Citrinos, a icónica sobremesa do “Costa a Costa” também evolui para uma versão mais sofisticada, evocando as rochas, a areia, a praia. Mas o chefe pasteleiro Telmo Moutinho acrescenta um novo item às sobremesas, Maracujá com iogurte: uma composição subtil e delicada, cujas notas dominantes são a frescura e a salinidade. Quem disse que a praia ficou para trás e que o Outono impõe o regresso à cidade…?

Bacalhau, ovo, pão e caldo de bacalhau e coentros
Peixe galo, puré de funcho, choco e cebolinho.

À nova carta do Alma acrescem muitas novidades. No menu de degustação do Alma, os pratos de eleição de Henrique Sá Pessoa, destaque para o Bacalhau, ovo, pão e caldo de bacalhau e coentros, um género de açorda de bacalhau: “o meu favorito e com um grande trabalho de pesquisa por trás!”, acrescenta. Novas sobremesas foram introduzidas, como o Sorbet de manjericão e as Texturas de amora e aipo.

Alma

Rua Anchieta, nº15, Lisboa, Chiado

Horário: Aberto de terça a domingo, das 12h30 às 15h30, e das 19h00 às 23h00.

As reservas podem ser feitas através do tel.: 213 470 650 ou E-mail: alma@almalisboa.pt.

O célebre Leitão do chefe surge agora numa versão completamente diferente, mais rica e estaladiço. Nas palavras de Sá Pessoa, “mais inspirado nos sabores tradicionais e mais refinado”. A manteiga fumada mantém-se, mas desta vez acompanha o guloso pão da Gleba, em três opções distintas.

Um mar de surpresas, que também podem ser apreciadas à la carte, para quem preferir tomar as rédeas da refeição e desenhar o seu próprio menu.

O menu “Costa a Costa” tem o valor de 120,00 euros.

Lisboa: No novo menu de Henrique Sá Pessoa cabem 943 km de costa portuguesa

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.