É à rica flora da Serra da Arrábida que o mel da região de Sesimbra vai buscar as suas características. De 24 a 26 de agosto, aquele município realiza uma vez mais a feira ZimbraMel, uma festa plena de doces argumentos.
Cátia Goarmon criou há alguns anos uma assinatura que se tornou um caso sério no contacto televisivo com os portugueses. A Tia Cátia, mulher de sorriso largo, voz aconchegante e cozinha com sabor a caseiro. Conversamos com a Tia e trazemos no bloco seis receitas de bom sabor e fácil confeção. Ora ve
De 12 a 17 de setembro, o Festival Italiano regressa à zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia, com gastronomia e a cultura transalpina em destaque. Não vai faltar o Campeonato Português de Piza.
O SAPO Lifestyle e a Casa Relvas têm para oferecer 5 convites duplos de visita, inseridos no programa de Enoturismo Vindimas 2018 que decorre de agosto a setembro naquela unidade localizada no Alentejo.
Setembro é por tradição mês de vindimas na Península de Setúbal e de azáfama em algumas das casas mais emblemáticas de vinhos nacionais. Tal como em anos anteriores, os produtores agendaram para o mês nove do calendário um alargado programa de atividades.
Já em contagem decrescente para a época das Vindimas, a Adega Mayor convida, em setembro, a viver uma experiência de enoturismo na planície alentejana de Campo Maior.
A 25 de agosto, a Adega da Caminhos Cruzados, em Nelas, abre portas para mais uma Conversas n’Adega, um projeto de enoturismo que engloba provas de vinho, visitas à vinha e à adega e ainda jogos e programas didáticos.
No Seixal, há uma pastelaria que se diferencia pelo tamanho abonado dos seus bolos, em formato XXL. Chama-se Cosmopolis e aconselha estes petiscos para partilha em grupo. Ou, nos casos mais arrojados, para prazeres mais solitários.
Flores comestíveis, plantas aromáticas e hortícolas podem ser cultivadas dentro de casa próximo de uma janela, numa varanda ou terraço. A este propósito, Isabel de Maria Mourão e Miguel Maria Brito, mãe e filho, publicaram o livro “Uma Horta em Casa”. Notas para acompanhar o crescimento dos alimento
Enquanto aguardamos a cara renovada do tradicional e histórico Mercado do Bolhão, no coração da Invicta, podemos antecipar o que vamos encontrar no pós-obras em quatro espaços de restauração temporários instalados nas proximidades do edifício.
O Degust’AR, restaurante do hotel M’AR De AR Aqueduto, conta com uma nova carta da autoria do chefe António Nobre. Uma mudança dos pratos mas sem descurar a essência desta casa em Évora: cozinha ligada aos produtos da terra.
O que começou por ser um serviço de entregas ao domicílio, depois de take away, é desde julho de 2018 um novo espaço de partilha culinária no concelho de Almada, mais precisamente no Feijó. Chama-se Sushi in the House e assenta a oferta numa carta de sabores genuinamente nipónicos.
A Índia é um mundo o que também se aplica aos seus comeres. A 15 de agosto, o Jardim Vasco da Gama, em Lisboa, faz mostra das cozinhas indianas. Isto na data em que se comemoram os 71 anos sobe a independência daquele país asiático.
Com base na dieta de cada um, o calculador online Meat Blitz, revela como todas as nossas opções alimentares se relacionam. Quantos animais devem ser criados para satisfazer o nosso apetite? Quais os recursos necessários para criar essa quantidade de animais? Duas perguntas para as quais obtemos aqu
Anualmente, a revista “Mixology Bar Awards”, constituída por bartenders e que conta com 11 anos de implantação, elege os melhores bares e mixologistas da Europa. Este ano, há três candidatos portugueses, o Toca da Raposa, o Red Frog, ambos a funcionar em Lisboa. Junta-se-lhes o mixologista Paulo Gom
Esta é uma sessão de cozinha em dois momentos. Primeiro uma salada de rúcula, bacon e nozes torradas que finta a ideia de verduras insípidas. Depois, um Magret de Pato que honra uma mesa de eleição. Como anfitrião, um apaixonado por cozinha, Rodrigo Menezes.
A “Revolta do Bacalhau” está de volta com a 14ª edição de um concurso que desafia a imaginação e a criatividade dos profissionais de cozinha, estudantes e restaurantes a criarem novas receitas para o tradicional bacalhau da Noruega.
Até outubro próximo um grupo de produtores da região dos Vinhos do Tejo promove um conjunto de atividades para todas as idades integradas no período das vindimas. Visitas guiadas, trabalhos na vinha, pisa a pé e provas de vinho, estão entre os desafios aos participantes.
Foi no Algarve, em 2015, que arrancou a iniciativa “Esporão & A Comida Portuguesa a Gostar dela Própria”. Volvidos três anos podemos consultar 21 episódios, com perto de duas dezenas de chefes de cozinha e mais de 70 receitas tradicionais.
Um grupo de estudantes da Universidade do Porto disponibiliza online um guia gratuito com receitas à prova de alergias alimentares. Além da receita e das respetivas tabelas de valores nutricionais, a página inclui vídeos de instruções de preparação
Kampai é a palavra japonesa para celebração, brinde. É também, desde 2010, o nome de um restaurante de sushi, em Lisboa, inspirado nos Açores. O Kampai serve peixe, vinhos e sobremesas do arquipélago atlântico com a apresentação e sabores do sushi e sashimi nipónicos.
Na Baixa lisboeta há empedernidos resistentes de um outro tempo. Lisboa muda, ganha ares de século XXI. “É bom” dirão alguns. “Menos bom”, perspetivam outros. Na realidade há espaço para um pouco de tudo, inclusivamente para a memória. Melhor quando esta tem o sabor e o aroma do café. É o caso desta
A tradição bacalhoeira no distrito de Aveiro vem de longe e com créditos. Para não os deixar em mãos alheias, todos os anos, decorre o Festival do Bacalhau. A iniciativa tem este 2018 interesse acrescido. Volvem 70 anos sobre a construção e viagem inaugural do Santo André, um icónico navio bacalhoei
O restaurante indiano Chutnify Lisboa fechou recentemente no período de almoço, durante os dias da semana. Contudo, a partir deste mês de agosto, o restaurante abre uma hora mais cedo, ao final da tarde, para a “Cocktail Hour”, com uma seleção de bebidas de autor.