Sumo 1. Pêssego, arando, cenoura e laranja:

O pêssego é rico em antioxidantes e, em especial, no ácido clorogénico, que é conhecido por proteger o corpo de cancro e outras doenças crónicas. Este antioxidante também é útil para reduzir a inflamação no organismo, auxiliando quem sofre de artrite, e ajuda a retardar o processo de envelhecimento. Consumir pêssegos é uma excelente maneira de limpar as toxinas do cólon, dos rins, do estômago e do fígado. O pêssego é rico em potássio, que reduz o risco de doenças renais e desenvolvimento de úlceras.

Gengibre, couve-roxa, funcho...estes sumos improváveis cuidam da sua saúde
Gengibre, couve-roxa, funcho...estes sumos improváveis cuidam da sua saúde
Ver artigo

Sumo 2. Funcho, ananás e aipo:

O funcho está intimamente relacionado com a salsa, a cenoura e o coentro. Combina bem com outros alimentos, evidenciando os seus sabores. Foi tido em alta estima na medicina romana há mais de dois mil anos e usado para aumentar a longevidade, a força e a coragem. O funcho tem diversos benefícios saudáveis surpreendentes, incluindo o alivio da anemia, indigestão, inchaço abdominal, flatulência, obstipação, cólicas, diarreia, doenças respiratórias e sintomas menstruais, e pode também ajudar com infeções respiratórias superiores.

Sumo 2. Funcho, ananás e aipo:
Sumo 2. Funcho, ananás e aipo:

Sumo 3. Couve-roxa e mirtilo com sésamo:

As sementes de sésamo são ricas em ácidos gordos, monoinsaturados, que ajudam a baixar os níveis de colesterol “mau” (LDL) no sangue e a aumentar o colesterol “bom” (HDL). São uma fonte valiosa de proteínas dietéticas com aminoácidos de grande qualidade, essenciais para o crescimento, especialmente das crianças. São considerados uma potência nutritiva, também ricos em cálcio, ferro, magnésio, zinco, manganésio, selénio e cobre. Muitos destes minerais têm um papel vital na mineralização óssea, na produção de glóbulos vermelhos, na síntese enzimática, na produção hormonal e na regulação da ação cardíaca e do músculo-esquelético.

Sumo 9. Beterraba e gengibre com limão, maçã e sementes de chia:
Sumo 9. Beterraba e gengibre com limão, maçã e sementes de chia: créditos: Vogais

Sumo 4. Melão, pera e batata-doce:

O melão é altamente subestimado, especialmente porque contém antioxidantes, vitaminas e minerais que ajudam a evitar muitos problemas de saúde, como cancros, malformações congénitas e hipertensão. Também contém um anticoagulante que ajuda a prevenir AVC´s e doenças cardíacas, Os melões também contém colagénio, que afeta a integridade da estrutura celular em todo o tecido conjuntivo, como a pele.

Sumo 4. Melão, pera e batata-doce
Sumo 4. Melão, pera e batata-doce créditos: Vogais

Sumo 5. Couve-roxa e gengibre com limão:

A couve-roxa dá-lhe uma pele radiosa e um sistema imunitário forte. Os antigos curandeiros declaravam que era um alimento da Lua, porque crescia ao luar. Agora sabemos que o seu poder vem do conteúdo rico em enxofre e vitamina C. É pobre em calorias e é alegadamente um “alimento do cérebro”, uma vez que é rica em vitamina K e autocianinas, que ajudam na função cerebral e na concentração. Estes nutrientes também ajudam a evitar danos nos nervos, melhorando a defesa do organismo contra a doença de Alzheimer e a demência.

Sumo 5. Couve-roxa e gengibre com limão:
Sumo 5. Couve-roxa e gengibre com limão: créditos: Vogais

Sumo 6. Groselha vermelha, abacate e morango com lucuma:

A lucuma em pó é feita a partir do fruto da árvore subtropical lucuma, nativa do Peru, do Chile e do Equador e é normalmente vendida em pó. Diz-se ter um sabor que está algures entre o xarope de ácer e a abóbora e é muitas vezes usada como condimento. Também oferece uma variedade de benefícios para a saúde, pois é uma fonte rica de antioxidantes, fibra, hidratos de carbono, vitaminas e minerais, necessários para uma ótima saúde.

Sumo 6. Groselha vermelha, abacate e morango com lucuma:
Sumo 6. Groselha vermelha, abacate e morango com lucuma: créditos: Vogais

Sumo 7. Maçã, quivi e cenoura:

O velho ditado de que a cenoura é boa para os olhos é um dos poucos em que acertamos. A cenoura é rica em betacaroteno, que é convertido em vitamina A no fígado. A vitamina A é transformada na retina em rodopsina, um pigmento roxo necessário para a visão noturna. Tem-se provado que o betacaroteno protege da degeneração macular.

Sumo 1. Pêssego, arando, cenoura e laranja:
Sumo 1. Pêssego, arando, cenoura e laranja: créditos: Vogais

 Sumo 8. Laranja e pera com espinafres, pepino e pevides de abóbora:

As sementes de abóbora são fontes concentradas de muitas vitaminas, minerais e antioxidantes que beneficiam a saúde e tosos os aminoácidos essenciais importantes. Contém magnésio para um coração saudável, triptofano para um sono reparador, zinco para suporte imunológico e tem benefícios anti-inflamatórios. São boas para a saúde da próstata. Ricas em gorduras saudáveis, proporcionam benefícios para a saúde do coração e do fígado e alguns estudos sugerem que podem ajudar a melhorar a regulação da insulina.

Sumo 8. Laranja e pera com espinafres, pepino e pevides de abóbora:
Sumo 8. Laranja e pera com espinafres, pepino e pevides de abóbora: créditos: Vogais

Sumo 9. Beterraba e gengibre com limão, maçã e sementes de chia:

A beterraba é rica em muitos nutrientes, incluindo as vitaminas A, B e C, potássio, magnésio, fibra, fósforo, ferro, betacaroteno, betacianina e ácido fólico. É um tónico fabuloso para o fígado, pois funciona como purificador do sangue e pode ajudar a prevenir vários tipos de cancro. A beterraba também pode ajudar a saúde mental, uma vez que contém betaína, a substância que é usada em certos tratamentos para a depressão, e triptofano, que relaxa a mente, baixa a pressão arterial e cria uma sensação de bem-estar.

Sumo 9. Beterraba e gengibre com limão, maçã e sementes de chia:
Sumo 9. Beterraba e gengibre com limão, maçã e sementes de chia: créditos: Vogais

Sumo 10. Pimento vermelho e cenoura com melão e pimenta de caiena:

No passado, a pimenta-de-caiena foi usada para uma variedade de padecimentos, incluindo a azia, delírio, gota, dispepsia, flatulência, dor de garganta, amigdalite e escarlatina. É um auxiliar digestivo muito conhecido, uma vez que pode estimular o sistema digestivo, aumentando o fluxo de produção de enzimas e sucos gástricos, que por sua vez ajudam a metabolizar os alimentos e as toxinas, aliviando o gás intestinal e mantendo o intestino a funcionar eficientemente. As investigações têm demonstrado que os participantes de um estudo que tomaram pimenta-de-caiena ao pequeno-almoço ficaram com menos apetite, levando a um menor consumo de calorias ao longo do dia.

Sumo de Pimento vermelho e cenoura com melão e pimenta de caiena:
Sumo de Pimento vermelho e cenoura com melão e pimenta de caiena: