Farfalle com molho de tomate caseiro e atum

Cozer 450 g de massa farfalle de acordo com as instruções da marca.

Descascar dois dentes de alho e três tomates médios e bem maduros e picar tudo grosseiramente.

Num tacho, colocar um fio de azeite, o alho picado e uma pitada de pimenta-preta moída na hora e deixar refogar durante breves minutos.

Adicionar o tomate picado e deixar cozinhar durante dez minutos ou até o molho engrossar.

Retirar do lume e retificar os temperos adicionando um pouco de sal e de orégãos secos.

Misturar o conteúdo de duas latas de atum natural, previamente escorrido, ao molho de tomate e retificar os temperos.

Adicionar a massa cozida ao molho de tomate e atum e terminar com manjericão fresco.

(Fonte: Blogue “Camomila Limão”)

Bolinhas de atum e batata-doce

Cozer 250 g de batata-doce descascada, cortada em pedaços. Depois de cozida, esmague-a formando puré. Em alternativa use restos de batata-doce assada e esmague até obter a quantidade desejada.

Numa taça colocar o puré, o conteúdo de uma lata de atum esfarelado, uma cebola pequena picada, uma colher de sopa de salsa picada, uma gema de ovo, duas colheres e sopa de flocos de aveia e sal a gosto.

Mexer muito bem, envolvendo todos os ingredientes.

Com as mãos molhadas, formar bolinhas com a massa e rolar em sementes de sésamo.

Colocar as bolinhas preparadas num tabuleiro com papel vegetal antiaderente, e levar ao forno pré-aquecido a 200 ºC durante uns 20 minutos.

Servir as bolinhas com uma salada de cenoura e curgete ralada, enfeitada com bagos de romã e temperada a gosto.

E com iogurte natural onde se mistura uma colher de chá de pasta de harissa.

(Fonte: Blogue “Ananás e Hortelã”)

Bolinhas de atum e batata-doce
Bolinhas de atum e batata-doce

Bolinhos de atum com molho tártaro

Num tacho, coza quatro batatas médias, descascadas, com água e sal. Escorra bem, adicione uma noz de creme vegetal sabor a manteiga e esmague. Reserve e deixe arrefecer.

Num recipiente, deite a mistura da batata reservada, adicione um ovo cozido picado, um pouco de cebolinho picado, a raspa da casca de meio limão, uma colher de sopa de coentros picados, o conteúdo de duas latas de atum em azeite, escorrido e desfeito, uma colher de café de alcaparras picadas e uma colher de sopa de ovo batido. Envolva bem com um garfo, tempere com sal e pimenta. Tape e leve ao frigorífico 20 a 30 minutos.

Entretanto, prepare o molho tártaro: deite numa tigela quatro colheres de sopa de maionese, uma colher de sopa de iogurte natural, uma colher de chá de pimentos de conserva, uma colher de chá de alcaparras picadas, uma colher de sopa de salsa picada. Misture bem e reserve.

De seguida, aqueça o óleo numa frigideira.

Deite numa taça os ovos batidos e noutra o pão ralado.

Forme pequenas bolas, passe pelos ovos batidos, depois pelo pão ralado e frite os bolinhos até ficarem ´douradinhos`. Escorra sobre papel absorvente.

Sirva os bolinhos de atum com o molho tártaro.

(Fonte: Blogue “Sabores da Minha Cozinha”)

Bolinhos de atum com molho tártaro
Bolinhos de atum com molho tártaro

Panquecas de atum

Coloque num copo misturador dois ovos, um iogurte natural, o conteúdo de duas latas de atum em água, duas colheres de sopa de linhaça moída, uma colher de sopa de amido de milho, uma colher de sopa de azeite e com ajuda da varinha mágica triture tudo.

Adicione uma colher de chá de fermento e volte a triturar. Adicione sementes de girassol a gosto e mexa.

Faça as panquecas numa frigideira antiaderente.

Basta espalhar uma concha de massa sobre a superfície da frigideira já aquecida e deixar cozinhar até os bordos se soltarem. Vire a panqueca usando uma espátula. É rápido, não mais de dois minutos no total.

(Fonte: Blogue “A Pitada do Pai”)

Panquecas de atum
Panquecas de atum

Salada de batata com atum, feijão-verde, rúcula e azeitonas com mostarda e limão

Lave e descasque quatro batatas médias. Corte-as em gomos e leve-as a cozer em água temperada de sal, juntamente com três ovos.

Prepare 350 g de feijão-verde cortando as pontas, retirando o fio (caso tenha) e cortando-o ao meio no sentido do comprimento.

Quando a água onde cozem as batatas e os ovos levantar fervura, acrescente o feijão-verde. Quando tudo estiver cozido, retire, escorra e deixe arrefecer.

No fundo de uma taça larga, coloque duas mãos-cheias de rúcula selvagem. Acrescente meio tomate-coração-de-boi partido em cubinhos, dez tomates-cereja cortados ao meio ou em quartos, 15 azeitonas descaroçadas, também cortadas ao meio, e o conteúdo de três latas de atum em azeite, previamente escorrido.

Junte depois as batatas e o feijão-verde, já arrefecidos, assim como os ovos, descascados e cortados em quartos. Envolva bem.

Entretanto, prepare o molho. Misture uma colher de chá de mostarda de grão á antiga, uma colher de chá de sumo de limão, três colheres de chá de azeite, uma pitada de sal e uma outra de pimenta-preta e bata energicamente com um garfo, até obter um preparado homogéneo. Sirva a salada de batata com o molho de mostarda e limão.

(Fonte: Revista Jardins)

Salada de batata com atum, feijão-verde, rúcula e azeitonas com mostarda e limão
Salada de batata com atum, feijão-verde, rúcula e azeitonas com mostarda e limão

Sandes de espargos, atum e ovos

Coza um ovo durante seis a oito minutos, dez se preferir uma gema bem cozida. Enquanto o ovo coze, pegue em cada um de oito espargos e dobre-o até partir a extremidade inferior, mais rija. Aqueça um grelhador ou frigideira sobre lume médio-alto e cozinhe os espargos durante três a quatro minutos, virando-os de vez em quando. Tempere com sal e pimenta preta moída na hora.

Abra uma baguete e barre um dos lados com uma colher de sopa de mostarda. Disponha os espargos e, por cima, rodelas de cebola roxa a gosto, o conteúdo de uma lata de atum em azeite, previamente escorrido, e o ovo cortado em rodelas. Tempere com sal e pimenta-preta moída na hora.

(Fonte: Blogue “My Common Table”)

Sandes de espargos, atum e ovo
Sandes de espargos, atum e ovo

Batatas com atum no forno

Colocar um tacho ao lume com água temperada com sal e juntar quatro batatas médias, descascadas e partidas em rodelas finas. Enquanto as batatas cozem, levar uma frigideira ao lume com um fio de azeite, duas cebolas descascadas e cortadas em meias luas finas, assim como 100 g de tiras de bacon. Deixar alourar bem.

Escorrer as batatas e colocar num tabuleiro de ir ao forno. Juntar o atum bem escorrido e três pés de salsa picada ao bacon e à cebola e envolver. Retirar do lume e cobrir as batatas no tabuleiro, espalhando de forma uniforme.

Colocar seis ovos numa taça, temperar com uma pitada de sal grosso e pimenta preta e bater com a ajuda de um garfo. Despejar sobre as batatas e o atum. Por cima salpicar com uma mão-cheia de queijo mozzarella ralado seis azeitonas descaroçadas e fatiadas.

Levar ao lume cerca de 30-35 minutos, ligando o grill nos últimos minutos para ficar mais `tostadinho`.

(Fonte: Blogue “As Receitas Lá de Casa”)

Batatas com atum no forno
Batatas com atum no forno