A 7 de setembro serão mais de seis dezenas os produtores de vinho do Porto a fazer mostra das qualidades dos seus vinhos. O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões acolhe a Prova Especial Vintage 2016. No dia seguinte, nova oportunidade para provar os vinhos durienses, numa Sunset Party.
O restaurante EsteOeste recebe, no Jardim das Oliveiras no Centro Cultural de Belém (CCB), o “indiefrente”, que juntará o som dos discos de Gonçalo Siopa e de Miguel Alves num final de tarde também animado pela gastronomia e com vista para o Tejo.
A 15 de setembro arriscamo-nos a juntar mais um recorde mundial de paparoca ao longo rol de recordes dentro deste item. Albufeira assiste à confeção da maior cataplana do mundo. Quinhentos quilos de cataplana e mais de duas mil doses estão garantidas.
Faça-se um reparo ao título. Os amadores das artes de saborear sopas também podem, naturalmente, entrar no Festival em Caneças. Mas terão de ir preparados para uma maratona de caldos, cremes e ensopados. A festa da sopa, de 7 a 9 de setembro, é para digestões e palatos apurados
Do terreno difícil dos socalcos durienses, aos planaltos do distrito de Viseu, passando pelos inusitados vinhos de sabor atlântico, da região de Colares, há propostas de programas de vindimas para todos os apetites vínicos. Um dia diferente para conhecer a produção e a história de casas emblemáticas
Poucos entre nós não citarão de cor um prato da cozinha alentejana. Açordas, migas, carnes de alguidar, são parte da nossa memória gustativa. Mas, até que ponto temos, hoje, real perceção da genuinidade, qualidade e fidelidade da cozinha alentejana ao receituário tradicional? E de que forma as ement
A 21 e 22 de setembro, o chefe Francisco Pico e o chefe Gonçalo Costa juntam-se na cozinha do Astória para dar azo à imaginação e confecionar um jantar especial, a quatro mãos.
Em três séculos, a capacidade dos copos de vinho cresceu quase sete vezes, com um aumento considerável nas últimas duas décadas. Esta é uma conclusão de um estudo desenvolvido por investigadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.
A Associação Portuguesa dos Nutricionistas disponibiliza gratuitamente um e-book com dicas e alertas para reduzir o desperdício alimentar. Agradece o ambiente e a economia doméstica.
Uma das castas brancas mais plantadas no nosso país, a Fernão Pires, sai este ano das vinhas não para vinho, mas para servir um sorvete artesanal. A ribatejana geladaria Pascoalini, dá-nos a provar este doce refrescante com sabor a uva de vinho. E nem falta a grainha.
É a mais recente estreia na restauração da Ericeira. O restaurante Jangada, instalado no hotel You And The Sea, acaba de abrir portas na Praia do Sul, na Ericeira. Espaço de ambiente descontraído, muita vegetação, forno a lenha e, antecipando os dias frios, a lareira.
O Red Frog, considerado há três anos como o “Melhor Bar de Portugal”, participa no Naked Grouse’s LiBARating Swap, evento que reúne alguns dos melhores bares e bartenders. O objetivo é a troca de casas durante quatro dias. A Portugal virá, a 11 de setembro, o bar Ruby, da Dinamarca.
Com o fim do verão e a entrada próxima da nova estação o espaço Terraço do Marquês, localizado no Parque Eduardo VII, em Lisboa, traz-nos uma nova carta repleta de pratos para “picar”, assim como pratos de resistência, das massas, ao “mar” e à “terra”, o mesmo é dizer os peixes e as carnes.
Receitas leves e frescas para saborear em família e com amigos ou até mesmo levar para o trabalho é a proposta da nova APP da MEO, disponível a partir de 3 de setembro com a cozinha da Tia Cátia. Os segredos culinários estão agora mais próximos.
A mesa é, por excelência, um local de partilha como já provou Henrique Sá Pessoa no Tapisco, em Lisboa, desde a sua abertura em fevereiro de 2017. Agora o chefe leva o conceito da partilha para o Porto, onde acabou de abrir a segunda morada deste restaurante.
Fern Green é food stylist e chefe de cozinha. É também autora de vários títulos na área da gastronomia. O mais recente, “Sopas Detox”, propõe-nos cinco dias de desintoxicação alimentar, sem fome e com muito sabor.
A 10 de setembro de 2018 faz 262 anos que foi instituída a primeira região vitivinícola do mundo, demarcada e regulamentada, com a criação da Companhia Geral de Agricultura das Vinhas do Alto Douro. Para celebrar a data, o Port Wine Day agenda, entre outras iniciativas, uma regata no Douro, provas
As gulosas e gulosos estão convocados para, a 1 de setembro, participarem numa demonstração ao vivo de doçaria em Coimbra. Mafalda Agante, doceira, autora, bloguer, vai dar mostra e prova das razões de todos os dias nos colocar a pergunta “Há Alguém Mais Gulosa do Que Eu?”.
Doces, frescos, vinhos, pão. Estes são alguns dos produtos, todos nacionais, que encontramos na Mercearia Criativa. Aberto desde 2010, este espaço propõe-se recuperar o hábito de comprar no bairro onde se vive, conhecer os clientes pelo nome e desfrutar de boas iguarias portuguesas.
O Street Fest, desta feita com o Mercado de Fusão, regressa à Praça do Martim Moniz, a 15 e 16 de Setembro, com vários conceitos de Street Food e petiscos para todos os gostos.
Não há boa cozinha sem boas facas e, estas, temo-las de todas as formas e feitios. A dar prova desse facto, a 1 e 2 de setembro, Caldas da Rainha acolhe a Feira Internacional de Cutelaria Artesanal, no Centro Cultural e de Congressos. Evento com a presença de cuteleiros de cinco países e entradas gr
Dizer adeus às férias de copo na mão. Por isso, a 7 de setembro, o jardim do Lisbon Marriott vai encher-se de música, vinhos, espumantes, cervejas artesanais, petiscos, jogos e meio milhar de prémios. É a nova edição Bye Bye Summer Wine & Beer Party.
É de tesoura na mão e chapéu de palhinha em modo proteção solar que arranca esta reportagem. Estamos na vinha, no Ribatejo, e preparamo-nos para vindimar. Uvas gordas, sumarentas, amadurecidas. Uma vindima peculiar, cuidada, quase cirúrgica. Estas são uvas de mesa e, como perceberemos, com caprichos