Até 21 de abril de 2019, as empresas ou entidades que promovam experiências gastronómicas, um serviço inovador/criativo, ou uma atividade ligada à herança cultural e gastronómica do estilo de vida Mediterrânico poderão candidatar-se ao desafio agora lançado pelo MEDFEST, em Portugal representado pela Associação In Loco. Os promotores selecionados, irão integrar a rede de cooperação nacional  - Rota da Dieta Mediterrânica e internacional.

Dieta Mediterrânica: “Não temos de copiar o que chega de fora. Basta que sejamos como somos”
Dieta Mediterrânica: “Não temos de copiar o que chega de fora. Basta que sejamos como somos”
Ver artigo

O objetivo do Desafio “Onde Fica…? O Melhor do Mediterrâneo!” (inscrições aqui) é identificar, mapear e promover projetos exemplares e boas-práticas de experiências de turismo gastronómico sustentável existentes nas regiões MED “Lisboa e Vale do Tejo”, “Alentejo” e ”Algarve”. O processo de seleção decorre entre 22 a 28 de abril de 2019. O anúncio dos quatro vencedores e restantes selecionados será revelado a 30 de abril de 2019.

“Este é mais um passo na criação de destinos gastronómicos sustentáveis, em Portugal e no Mediterrâneo”, explica Artur Gregório, coordenador de projetos da Associação In Loco, a associação portuguesa que tem a missão de afirmar a Dieta Mediterrânica como destino de turismo gastronómico sustentável de nível internacional e a organização em rede das melhores experiências de turismo gastronómico, reforçando a coesão territorial. “É também uma forma de criar novos pontos turísticos que escapam à sazonalidade e dinamizam o interior do país, reabilitando saberes e tradições que são Património”.