O Restaurante Intimista – Cozinha Alentejana é um novo espaço, dedicado aos sabores alentejanos, situado no centro da capital, porta número 9 da Rua Ramalho Ortigão. À carta, fundada nos sabores alentejanos, o estabelecimento junta, agora, um petisco inspirado na congénere da região norte do país, a Francesinha.

Francesinha, uma iguaria que de sanduíche tem pouco
Francesinha, uma iguaria que de sanduíche tem pouco
Ver artigo

No Sul, os ingredientes tradicionais foram substituídos por ingredientes tipicamente alentejanos, ficando somente o molho. Secretos de porco preto, enchidos da região, como a morcela, a farinheira, ou mesmo o presunto e o pão alentejano fazem parte da sugestão deste Intimista. Uma novidade a que não escapa um nome ao qual não nos escapa a associação à prima mais velhinha (mas sempre em forma) do Norte.

A Francesinha com sabores da planície denomina-se Alentejaninha e tem segredo no que se refere a alguns dos ingredientes.

“Surgiu a necessidade de trazermos algo mais elaborado, sem perder a essência alentejana”, avança Joaquim Loureiro, proprietário do espaço. “Sou um verdadeiro apreciador deste prato e pensei "e porque não criar esta fusão de costumes?”, finaliza o chefe Miguel Marçalo, responsável pela criação do prato.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.