A primeira fase do “Concurso Vinhos de Portugal” decorrerá de 6 a 8 de maio, no CNEMA, em Santarém, momento em que as referências inscritas serão avaliadas por um júri, composto por especialistas em vinhos portugueses e internacionais, entre os quais jornalistas, sommeliers, wine educators e outras profissões ligadas ao sector.

Em 2019, a ViniPortugal aposta num painel de especialistas para avaliar os vinhos em prova que inclui, no “Grande Júri”, Dirceu Vianna Júnior (MW), do Reino Unido, Evan Goldstein (MS), dos Estados Unidos da América, e Thomas Vaterlaus, redator-chefe da Revista Vinum, proveniente da Suíça.

Após esta fase, o “Grande Júri” reunirá nos dias 9 e 10 de maio, no Porto, para a seleção dos “Grandes Ouros” e os “Melhores no Ano”. Os grandes vencedores serão conhecidos numa Cerimónia de Entrega de Prémios, no dia 10 de maio, no Terminal de Cruzeiros de Leixões, no Porto.

Entretanto, decorre até 18 de abril a fase de inscrição, efetuada no site criado para o efeito.

Em 2018 foram a concurso 1307 vinhos, de 372 produtores, que arrecadaram 301 medalhas, das quais 36 na categoria Grande Ouro, 73 Ouros e 192 Pratas.

A ViniPortugal é a associação interprofissional para a promoção internacional dos Vinhos de Portugal.