Na “manga”, os produtores levam para o Bairrada@LX as mais recentes colheitas dos seus néctares, algumas delas passíveis de serem degustadas em primeira mão, mas também algumas curiosidades de outros tempos. Destaque também para a presença assídua dos espumantes de “Baga Bairrada” e de vinhos da categoria “Clássico”. Todas as referências vínicas em prova podem ser encomendadas durante o evento, estando disponível um catálogo com os respetivos preços (convidativos, mas apenas válidos para compras feitas nesse dia).
Para os mais acérrimos seguidores da Bairrada ou curiosos enófilos, o Bairrada@LX tem, em estreia este ano, as chamadas “Prova(s) no balcão com...”, momentos de grande partilha e “cumplicidade” entre produtores/enólogos e enófilos.
Às 16h00 é a vez de Mário Sérgio Alves Nuno, produtor da Quinta das Bágeiras, falar sobre a “Maria Gomes, uma grande casta da Bairrada”, ao mesmo tempo que lança a nova colheita do seu Avô Fausto, um branco de 2017.
Segue-se o famoso Luís Pato, que às 17h00 vai falar da “Baga na Vinha Pan”. Pelas 18hh0, Osvaldo Amado, enólogo da Adega de Cantanhede, também vai dar tempo de antena à Baga, a casta rainha da Bairrada. São 36 lugares divididos pelas três provas, sendo que cada lugar tem um custo extra de 10,00 euros por pessoa.
O restaurante o Rei dos Leitões volta a seguir viagem com os néctares da Bairrada, ao marcar presença no Bairrada@LX, pela terceira vez. O Leitão à Moda da Bairrada é já um clássico, por isso, não vai faltar à chamada. A ele juntam-se outras iguarias e também doçaria da região.
O ingresso no evento orça os 10,00 euros e inclui copo e a degustação dos vinhos à prova.
A organização do Bairrada@LX cabe à Eira da Beira, que conta com o apoio da Comissão Vitivinícola da Bairrada. Como tal, os produtos vínicos presentes são todos certificados, envergando o selo de qualidade DO Bairrada ou IG Beira Atlântico.
Comentários