Após um ano e meio a servir jantares uma vez por semana em casa de António e perante uma lista de espera a crescer exponencialmente, os dois entusiastas do ramen, emblemático caldo japonês, decidiram dar um passo em frente e abrir o seu próprio restaurante. O Ajitama Ramen Bistro fica na Avenida Duque de Loulé, 36, em Lisboa.

No Ajitama Ramen Bistro o ramen é, uma vez mais, o prato rei mantendo os dois fundadores a premissa de proporcionar uma autêntica experiência gastronómica japonesa e empregar as técnicas artesanais.

Agora com uma formação de topo no currículo – por uma escola de ramen de Tóquio, a Rajuku -  e com a vantagem de poderem servir mais pessoas de cada vez, cinco dias por semana, António e João contam com uma carta mais alargada e com pratos exclusivos, onde se incluem entradas tipicamente japonesas, cinco variedades de ramen - incluindo uma opção vegetariana - sobremesas inspiradas em ingredientes japoneses e uma oferta de cocktails, também eles inspirados em terras nipónicas.

No Ajitama Ramen Bistro há propostas de ramen para todos os gostos e feitios. A par com o ramen Shio,  a receita original do Ajitama Supper Club, e com o ramen Shoyu, o mais popular do Japão, surgem agora o Veggie, um opção de ramen vegetariana que também pode ser vegana, o Miso, que se assume como uma explosão de sabores, e ainda o Hakata Tonkotsu, o ramen mais intenso da lista e segundo os dois amigos, a especialidade da nova casa.

Ajitama Ramen Bistro, de clube “secreto” em casa do António para um restaurante no centro de Lisboa
Ajitama Ramen Bistro, de clube “secreto” em casa do António para um restaurante no centro de Lisboa

“As receitas do Shio e o do Shoyu, que já eram servidos lá em casa, no Ajitama Supper Club, são da nossa autoria e resultam dos 13 meses de desenvolvimento autodidata” relembra António Carvalhão. “Já as novas receitas - Veggie, Miso e Tonkotsu - foram aprendidas no curso intensivo de Ramen Chefs que realizámos em Tóquio com o Sensei Takeshi Koitani, um dos mais experientes e respeitados Ramen Chefs do Japão”, conta o empreendedor.

O tempo de cozedura dos caldos, a intensidade de cada variedade de ramen e a espessura de cada um dos noodles são indicados e classificados na ementa, para informar da melhor forma possível os clientes do restaurante.

Ajitama Ramen Bistro, de clube “secreto” em casa do António para um restaurante no centro de Lisboa
Ajitama Ramen Bistro, de clube “secreto” em casa do António para um restaurante no centro de Lisboa

Relativamente aos cocktails, outra grande aposta do Ajitama Ramen Bistro, João Ferreira explica que estes resultaram de uma parceria com a empresa Às de Copos, especializada em serviços de bar: “Também no caso dos cocktails quisemos ter receitas exclusivas e que integrassem sempre pelo menos um ingrediente japonês no entanto não tínhamos qualquer tipo de experiência nem o conhecimento necessário para garantir a qualidade pretendida”, conta.

“Felizmente identificámos a Às de Copos, especialista nesta área, que nos desenvolveu um conjunto de seis cocktails variados que além de integrarem ingredientes japoneses conseguem proporcionar a harmonia perfeita com os nossos ramens, afirma. O Shochu, o Sake, o licor Midori e o Wasabi são alguns dos ingredientes usados nos cocktails exclusivos do Ajitama, que podem ser consumidos antes mas também durante as refeições.

Ajitama Ramen Bistro

Avenida Duque de Loulé, nº 36, Lisboa

Horário: De terça-feira a sábado ao jantar. Terças, quartas e quintas-feiras, aberto das 19h30 às 23h30. À sexta e ao sábado, funciona das 19h30 às 00h30.

O Ajitama Ramen Bistro tem capacidade para 36 lugares em mesa e ainda seis ao balcão, a forma mais japonesa de comer um ramen. No que à decoração do restaurante diz respeito, António e João quiseram recriar da melhor forma possível o ambiente vivido nos modernos e sofisticados restaurantes de Tóquio urbano, evidenciando ao mesmo tempo o elemento mais vincado do logótipo do Ajitama Ramen Bistro, o ovo Ajitama.

A forma do ovo inspira assim toda a organização e decoração do espaço sendo visível nas estruturas de madeira suspensas no teto do restaurante, assim como na forma da própria cozinha e no balcão de serviço, entre outros detalhes de decoração do restaurante.