Ao longo do ano transato os provadores, residentes e convidados, da revista Paixão Pelo Vinho, publicação com mais de 13 anos, provaram mais de um milhar de referências vínicas, entre vinhos tranquilos, efervescentes, generosos e aguardentes.  Desses, foram eleitos 61 vinhos, como os melhores, conquistando os prémios Paixão Pelo Vinho nas categorias “Escolha”, “Excelência” e “Prestígio”.

O cenário eleito para a festa de entrega de prémios, que se realizou no passado sábado, 2 de março, foi o Beatus, em Marvila. Dentro de portas estiveram perto de 800 convidados ao som de música e na presença de produtores de vinhos que representaram quase todas as regiões portuguesas. Num autocarro londrino estacionado, onde decorreu a exposição dos vinhos premiados e o ciclo de “Conversas com os Enólogos: Uma viagem pelos cinco sentidos”.

Com o prémio “Escolha”, vinhos com a melhor relação qualidade/preço, foram distinguidos 16 referências.

Com a categoria “Excelência”, avaliados com nota 18 a 20 valores, vinhos impressionantes, ricos e elegantes, vinhos únicos para momentos perfeitos, foram premiadas 40 referências.

Destaque para os Porto Vintage 2016 Cálem e Quinta da Oliveirinha, bem como o Vinha Centenária branco 2017 (DO Pico) e o Morgado de Stª Catherina branco Reserva (DOC Lisboa, em garrafa magnum), que conquistaram 19 valores.

Os provadores degustaram e decidiram. Estão eleitos melhores 61 vinhos de 2018
créditos: www.onphotoagency.com

Com pontuação 18,5 ficaram os vinhos 100 Hectares Gold Edition tinto 2015 (DOC Douro), Freixo Family Collection tinto 2015 (Reg. Alentejano), Quinta da Gaivosa Porto Vintage 2016. E com 18,3 pontos ficou o Adega de Borba Tinto de Talha 2016 (DOC Alentejo), Busto tinto Grande Escolha 2014 Touriga Nacional (DOC Douro, em garrafa magnum) e Pequenos Rebentos Selvagem Edição Especial branco 2017 da casta Azal (DOC Vinho Verde).

Os restantes 30 vinhos premiados obtiveram todos a classificação 18.

Por fim, foram cinco os vinhos premiados com “Paixão Pelo Vinho Prestígio”, vinhos verdadeiramente apaixonantes, que elevam os sentidos e se bebem de olhos fechados: Anselmo Mendes Private Alvarinho 2017 (DOC Vinho Verde, que tem chegada ao mercado prevista para Maio), Lavradores de Feitoria 18º Aniversário tinto 2016 (DOC Douro), Mamoré de Borba tinto Grande Reserva 2015 (DOC Alentejo), Terrantez do Pico branco 2016 (IG Açores) e Vinha do Contador Grande Júri tinto 2011 (DOC Dão).

A edição 74 da revista Paixão Pelo Vinho chegará às bancas no final de março e poderá aí consultar cada uma das notas de prova dos vinhos premiados.

Os prémios Paixão Pelo Vinho foram entregues pelos diretores da publicação: Susana Marvão e André Magalhães, respetivamente diretora editorial e diretor adjunto, e Maria Helena Duarte, diretora executiva e fundadora da revista.

.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.