“Hoje ouvimos falar muito da importância do intestino como o nosso segundo cérebro, mas é fundamental termos uma conversa séria acerca do seu fígado. Sabia que este é um órgão central uma vez que filtra o sangue do corpo e o livra de toxinas, processa e armazena nutrientes, ajuda a regular níveis de açúcar no sangue e produz colesterol”
É partindo deste princípio e palavras que Joana Kouprianoff, naturopata entrega aos escaparates o seu livro “Fígado Feliz” (uma edição Manuscrito), obra que em 224 páginas lança um olhar ao órgão basilar para que todo o organismo funcione bem.
Um órgão em perigo face à vida que levamos, com uma alimentação deficiente, poluição, muitos químicos e aditivos e altos níveis de stresse. Em consequência, é necessário fornecer uma ajuda extra ao fígado na sua função de desintoxicação. Caso contrário, sublinha a autora de Fígado Feliz, “o corpo enche-se de toxinas e surgem inúmeros problemas de saúde desde as enxaquecas, cansaço extremo, eczemas até à doença hepática grave”.
No livro prático, Joana Kouprianoff sugere ao leitor planos de três, sete e 21 dias para limpar o fígado. Uma obra que inclui não só receitas a seguir durante os planos de desintoxicação, mas também técnicas como a escovagem do corpo, banhos quentes e frios, meditação, dicas de fitoterapia, entre outros.
O interesse pela Naturopatia e pela Nutrição esteve sempre presente na vida de Joana, o que a levou a tirar o curso de Naturopatia no Instituto Português de Naturologia e o mestrado em Nutrição Clínica no ISCEM.
Apaixonada por mudanças, por alimentação e pela filosofia holística, a autora deste “Fígado Feliz” decidiu criar o blogue With You We Change. Sítio onde partilha informação sobre uma alimentação correta, receitas, dicas de saúde com base na Naturopatia e no exercício físico, dando a conhecer livros ou documentários sobre o assunto.
O livro chega aos escaparates com o preço de 15,50 euros.
Comentários