“Nunca a temática da alimentação esteve tão presente na vida das pessoas como nos dias de hoje. Um número cada vez maior tem de aprender a viver com o ataque dos próprios alimentos”. É esta a premissa que dá início ao livro “Tenho Alergia Alimentar, e Agora?” (uma edição da Pergaminho), no qual Inês Pádua, nutricionista e investigadora, promete descomplicar a alergia alimentar, esclarecendo as dúvidas de forma acessível e prática.

Uma obra onde a autora responde a muitas das perguntas que lhe são colocadas, por exemplo, em ambiente de consulta de nutrição clínica, no trabalho de investigação com diferentes setores da comunidade e em conversas com amigos. O que é mesmo uma alergia alimentar? Só se desenvolvem alergias alimentares em criança? A alergia alimentar tem cura? A alergia alimentar não provoca apenas “comichões”? É verdade que pode ser fatal? Afinal uma alergia ao leite é ou não o mesmo que a intolerância à lactose? Questões que, de acordo com a especialista em nutrição, nunca foram encaradas como “pouco pertinentes ou menos inteligentes”.

“Tenho Alergia Alimentar, e Agora?” A nutricionista e investigadora Inês Pádua responde

Por se tratar de uma epidemia recente, as delicadezas e perigos das patologias alérgicas são ainda desconhecidas por muitos. No entanto, devido à sua imprevisibilidade, “tornou-se um problema de saúde pelo impacto significativo na qualidade e estilo de vida das pessoas”, revela o prefaciador do livro, o médico imunoalergologista André Moreira.

Abordando o tema num formato pergunta-resposta, a especialista em nutrição procura nas 160 páginas do presente título, acabar com mal-entendidos. Uma obra onde o leitor encontra pistas para uma refeição fora de casa, saber como ler rótulos, conhecer as estratégias de diagnóstico e aprender a distinguir uma alergia de uma intolerância.

Inês Pádua nasceu no Porto, em 1991. Licenciou-se em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto em 2014, instituição onde também se doutorou em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição em 2018, na área da alergia alimentar.

Atualmente conjuga a docência na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria com a atividade como investigadora e nutricionista na área clínica e comunitária.

É autora do “Manual de Alergia Alimentar para a Restauração”, editado em 2016 pela Direção Geral da Saúde, sendo igualmente autora de artigos científicos nesta área e marcando presença em conferências nacionais e internacionais.

O livro chega aos escaparates com o preço de 15,50 euros.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.