Pêssego é sinónimo de verão. E queremo-lo, ao fruto, sumarento, de polpa doce, bom porte. Características que tornam o pêssego um excelente companheiro de doces e sobremesas. Selecionámos algumas deliciosas.
A 6 de julho, os oceanos e o clima, vão estar entre os temas abordados em nove curtas-metragens exibidas no auditório do Jardim Zoológico, em Lisboa. A 7ª edição do New York Wild Film quer sensibilizar para a conservação da natureza. A entrada é gratuita.
Até domingo, 7 de julho, as tapas vão assegurar a mesa na festa que lhes é dedicada em Braga. Onze países vão estar em mostra e prova no Palácio dos Biscainhos. Momento para apresentar a cerveja produzida com vinho verde.
Música, cerveja e diversão, são as palavras de ordem dos Nortada Sunsets. O primeiro pôr do sol festivo acontece, sábado, 6 de julho, no Carvalhido Beach Lounge, na marginal marítima da Póvoa de Varzim.
Não garantimos que sejam únicas, mas que estão entre as sobremesas mais fáceis de preparar e em pouco tempo, não temos grandes dúvidas. Testámos e provámos todas. São um mimo doce e, agradavelmente não muito calóricas (vá, uma ou outra um pouco mais, mas desculpamos).
Não é todos os dias que contamos com a inauguração de uma feira que durará quase todo um verão. Assim é com a FIARTIL, a Feira de Artesanato do Estoril, uma veterana nos certames com esta natureza, em Portugal.
Na Pampa, território sul-americano que abarca três países, amadureceu a cultura gaúcha e, com ela, uma prática secular do pastoreio de gado. Em Portugal, o Fogão Gaúcho é embaixador daquele mundo meridional. Casa de carnes e bons cortes que não desmerece na grelha as peças nacionais, nomeadamente do
Vila Nova da Barquinha, localidade ribatejana, recebe de 12 a 14 de julho o seu primeiro festival de Street Food. Uma festa que onde não se vai apenas trincar. O cartaz de animação inclui teatro, circo e música.
Juntar um grupo de amigos em volta de um copo de vinho tinto e petiscos, acompanhados pelo som do Grupo Coral e Instrumental Vozes de Canaviais, é a proposta do Convento do Espinheiro, Historic Hotel & Spa, para sábado, 6 de julho.
Até outubro, a esplanada Um Elétrico Chamado Tágide, em Lisboa, apresenta aos sábados um novo brunch em duas versões. Frutas, baos, croquetes, vinho, estão entre as sugestões destas refeições para partilha.
A lula rivaliza com o polvo e com o choco no que respeita aos nossos amores por moluscos marinhos. Aqui, trazemo-la desde a preparação rápida, no micro-ondas, até uma deliciosa lula recheada com vegetais. Não falta a versão picante, com alhinho.
Estamos a oferecer três exemplares de um livro que nos traz 253 anedotas “secas”, como sublinham os autores, uma para cada dia útil do ano e com um trio de temas em comum: Profissões, Escola e Animais.
Para assinalar o Dia Internacional Sem Sacos de Plástico, a 3 de julho, a Quercus promove uma Campanha intitulada “Bacalhau com todos, foi você que pediu?”. Iniciativa que revela o drama da poluição por plástico, um problema à escala global.
É na Serra do Mendro, junto à Vidigueira, que a Herdade Aldeia de Cima empreendeu um projeto de plantação de vinha em altitude, a mais de 400 metros. A Vinha dos Alfaiates nasce com uma afirmação, a de ser “a primeira plantada em patamares no Alentejo”, tal como se faz no Douro.
É no Jardim da Alameda que, em Faro, se celebra a arte e sabor da cerveja artesanal. Perto de 30 cervejeiros e 140 referências de cerveja, vão estar à prova de 4 a 6 de julho na Alameda Beer Fest, no Algarve.
Estamos a oferecer três exemplares de “Animais que ficaram para a história”, livro que nos traz dezenas de estórias com feitos e aventuras de alguns dos mais notáveis companheiros domésticos dos humanos.
Para a História, Afonso II ficou apadrinhado com o cognome "O Gordo". Em Lisboa, próximo da Sé, há um restaurante que homenageia o monarca. Fá-lo num espaço que foi cavalariça do Marquês de Pombal. D. Afonso O Gordo faz uma homenagem à portugalidade à mesa e sublinha-a com Fado.
Comprou uma sapateira e quer tê-la com um recheio delicioso? E, porque não, uns camarões com um molho de maionese? Deixamos, aqui, quatro sugestões, incluindo amêijoas à marinheira e umas gambas de polme estaladiça.
Conheceram-se em 2007. Casaram-se e escolheram Portugal para o seu negócio de bacalhau. Compram-no a pescadores do norte da Noruega. Em Portugal, o fiel amigo comercializado por Oyvind e Katrine tem casa para prova, o restaurante Olhó Bacalhau. A carta conta com assinatura do chefe Luís Gaspar.
A Praia da Vagueira, no concelho de Vagos, recebe um festival gastronómico com um cartaz repleto de chefes de cozinha nacionais e estrangeiros, apresentações culinárias e debates. Uma festa com nome, Vagos Sensation Gourmet, e com data marcada, de 5 a 7 de julho.
É com Francisco Cruz, mariscador profissional algarvio, que entramos nas águas frias e revoltas do Atlântico. Chico, como é conhecido localmente, fala de uma labuta árdua à cata de percebes. “No corpo tenho água salgada ao invés de sangue”, confidencia.
A 29 e 30 de junho, uma ida a Carcavelos pode significar mais do que praia. O campus da Nova School of Business and Economics, recebe uma nova edição do Adegga Festival. À prova vão perto de 400 vinhos e os petiscos do chefe de cozinha Joe Best.