Portugal, país de vinhos e de experiências vínicas, apresenta um considerável número de atividades e empreendedores em turno do enoturismo. Para integrar todos os atores deste setor, nasceu a Alle Wine, uma startup portuguesa que desenvolveu uma aplicação móvel para a gestão da experiência enoturística. Na mesma aplicação, num futuro próximo, os utilizadores poderão reservar mesa num restaurante vínico, programar a visita a uma unidade de enoturismo, planear uma viagem, numa região específica, identificando os diferentes produtores, vinhos produzidos.

Em comunicado, a empresa que marcou presença na edição deste ano, em Lisboa, do encontro internacional Web Summit, salienta que “a Alle Wine é uma app que fará a gestão integrada da experiência enoturística, desde o momento inicial até à avaliação final. Esta app destina-se a dois públicos, os enoturistas e os produtores de vinho, e pretende ser um facilitador e agregador da experiência do enoturismo, permitindo ao utilizador poder descobrir, escolher, marcar e chegar às adegas/produtores de forma autónoma, simples e conveniente. O enoturista poderá ainda fazer a reserva da sua viagem, estadia e escolher os melhores locais para degustação”.

De acordo com António Pé-Curto, fundador e CEO da Alle Wine e investigador na área do vinho no ISCTE, em Lisboa, “Portugal já tem unidades de enoturismo de classe mundial. Contudo, ainda não são suficientemente divulgadas, nem operam de forma expedita. Isto, para captar os inúmeros potenciais enoturistas internacionais”.

Por seu turno, Pedro Santos, co-fundador e CTO da Alle Wine, acrescenta que “o enoturismo é atualmente um setor de alguma imaturidade, embora com um crescimento muito acentuado. Existe uma crescente procura e alguma oferta, que nem sempre se encontram. A Alle Wine vem responder a essa necessidade”.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.