Quem visitar o restaurante O Frade, na Calçada da Ajuda, na semana de São Martinho será acolhido da forma mais tradicional, com uma bebida típica da época: Jeropiga ou água-pé. E como o ditado popular diz, “No dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho”, não poderia deixar de haver vinho. Neste caso, a Adega ACV Vinho de Talha vem até Lisboa, para dar a conhecer os seus novos vinhos.
O restaurante - que muito recentemente fez uma intervenção no seu espaço de modo a incluir uma nova garrafeira e tornar-se mais acolhedor -, terá duas talhas em exposição (uma de vinho branco e outra de vinho tinto) para provas e para dar a conhecer o processo de vinificação desta bebida, ainda hoje produzida como nos tempos dos romanos.
Para combinar com o vinho, que é rei nesta semana do magusto, o menu d’O Frade incluirá alguns pratos com ingredientes sazonais, tais como as indispensáveis castanhas assadas e o marmelo. Como entrada, o chefe de cozinha Carlos Afonso propõe polvo guisado com batata doce, seguido de javali com marmelos, e para terminar, marmelos assados com crumble embebidos em vinho Madeira. Para além destes, poderá contar com os pratos habituais da carta do restaurante.
O vinho de talha estará em destaque durante toda a semana, com degustações do mesmo, uma projeção de imagens alusivas ao processo de vinificação - desenvolvido pelos romanos e que tem passado de geração em geração entre produtores Alentejanos -, e um workshop no dia 12 de novembro (das 16h30 às 18h00).
O workshop, cujo objetivo é dar a conhecer a História e o processo de produção deste vinho, contará com a participação do enólogo e produtor da ACV, Alexandre Frade. Durante a apresentação, os participantes terão a oportunidade de provar cinco vinhos harmonizados com alguns petiscos.
O workshop tem o custo de 20,00 euros e tem lugares limitados para 20 pessoas, sendo necessária marcação prévia.
Reserva de lugar para o workshop - Tlm. 939 482 939
Comentários