O restaurante da Quinta de Lemos, em Viseu, tem nova ementa para dar as boas-vindas ao verão. Diogo Rocha, o chefe de cozinha à frente do restaurante Mesa de Lemos, estreia pratos nos menus, onde não faltam referências familiares e os produtos da região do Dão.
É com vista para o rio Sado que se faz o verão no Tróia Street Food Lounge. Este é um espaço de convívio onde, vários conceitos de comida de rua, coexistem com a música ao vivo.
“Aqui na Bairrada - Beber & Saborear”, o evento vínico que sucede ao “Bairrada Vinho & Sabores”, já tem data marcada. A 14 e 15 de setembro, dezenas de produtores bairradinos, os comeres da região, provas de vinhos comentadas, vão chegar ao Pavilhão de Desportos de Anadia.
Por estes dias, o Algarve não tem de ser, apenas, sinónimo de praia e de mar. Lagoa dá-nos o pretexto, de 17 a 21 de julho, para uma descoberta gulosa, com a 17ª edição da Mostra do Doce Conventual.
Ter pão fresco e saboroso em casa pode ser mais fácil do que parece. Assim pensa e pratica a escandinava Maria Blohm, autora de uma novidade nos escaparates nacionais, o livro “Pão Caseiro”.
O FestiSAL está de volta a 20 de julho, às Salinas do Samouco, em Alcochete, com muitas atividades inspiradas na tradição salineira, desde a rapação do sal, passeios pedestres, de tuk-tuk e charrete, degustações gastronómicas, exposições e um mercadinho de produtos regionais. Com entrada livre.
Até domingo, 14 de julho, os vinhos da região de Lisboa voltam a “invadir” a Rua Augusta, no coração da capital, para dar mostra dos néctares produzidos nesta Região Demarcada.
Estamos no tempo delas, das uvas rosadas, brancas ou tintas. Momento para as aproveitar nestes pratos simples e refrescantes. Há, inclusivamente, uma sopa.
A 21 de julho, domingo, realiza-se em Espinho o almoço de rua “Sem Espinhas” numa celebração da gastronomia do mar. Treze restaurantes prometem servir um almoço para 600 comensais, todos reunidos na mesma mesa.
Uma harmonização com vinhos brancos, reservas e vintage da quinta Rozés, com pratos de inspiração chinesa, maturações e tradição, dá mote a mais uma Tertúlia Vínica no restaurante RIB Beef & Wine Porto, a 18 de julho.
Sábado, 13 de julho, o Porto acolhe a festa ao pôr do sol sob o tema “Aqui há Gatão”. Um dos telhados mais icónicos da cidade, o Guindalense, recebe a primeira etapa do roteiro vínico que vai levar a marca Gatão a diferentes terraços do país.
De 12 a 14 de julho, a Fortaleza da Póvoa de Varzim, acolhe o segundo Festival de Conservas. Uma festa com a presença de marcas conserveiras nacionais, degustações e harmonizações vínicas.
Chegados à aldeia de Maçussa, na Azambuja, temos encontro marcado com dois empreendedores: o português, sociólogo e também produtor agrícola, Adolfo Henriques, e o nepalês e chefe de cozinha, Tanka Sapkota. Ligação improvável, apenas aparentemente. Une-os trigos em vias de extinção, como o Barbela.
O Tivoli Carvoeiro, no Algarve, inaugura este julho uma série de jantares vínicos no restaurante The One Wine Boutique. No dia 12, está prevista uma celebração dos vinhos Quinta do Barranco. Já a 26, a homenagem faz-se aos vinhos comercializados pela IdealDrinks.
É às memórias de infância e viagens que Tiago Bonito, chefe de cozinha do Largo do Paço, em Amarante, vai buscar inspiração para a nova carta do restaurante com uma estrela Michelin. Um espaço instalado no hotel Casa da Calçada Relais & Chateaux, palácio do século XVI, com o rio Tâmega a seus pés.
Caminha, no Alto Minho, torna-se de 11 a 14 de julho uma espécie de paraíso para os adoradores de cervejas artesanais. À prova vão estar mais de 300 marcas de todo o mundo. Não faltarão novidades, comida de rua e muita música.
De 11 a 18 de julho, quem não dispensa o bom caracol, tem argumentos para se sentar à mesa em Loures. O concelho acolhe mais um Festival do Caracol Saloio e os petisqueiros agradecem. Quem for dado a outros comeres, vai encontrar uma área de street food.
Estamos a oferecer três exemplares do mais recente livro do mestre do thriller jurídico John Grisham. “A Vingança” tem a sua ação centrada entre os EUA e as selvas das Filipinas.
A 11 de julho, em Lisboa, celebra-se o primeiro “aperitivo” no Tsukiji. O restaurante de cozinha nipónica promete ´afterworks` com vinhos e saquês. A carta de petiscos é assinada pelo chefe de cozinha Paulo Morais
O histórico café A Brasileira, no Porto, acolhe a 9 de julho uma tertúlia vínica com o produtor Lavradores de Feitoria. Momento para os participantes conhecerem uma seleção de vinhos durienses. A entrada na iniciativa é gratuita.
A praia fluvial da Foz do Sabor, no concelho transmontano de Torre de Moncorvo, recebe entre 19 e 21 de julho um festival gastronómico com peixe do rio, frito, em migas e assado em molho de escabeche.
Para além dos destinos que já contemplava, como o Japão e a Tailândia, a ementa do restaurante Soão, em Lisboa, leva-nos agora à Indonésia e ao Laos. A rota é, como sempre, conduzida pelo chefe de cozinha Luís Cardoso e a sua equipa, com cozinheiros de diferentes nacionalidades.