É uma tradição ancestral, vivida com especial intensidade pelos chineses, japoneses e coreanos, muito relacionada com a filosofia Yin & Yang, com o equilíbrio e a harmonia do Cosmos.

Este Donghzi Festival traduz-se na celebração do momento em que os dias começam a ficar maiores, e passa a haver mais tempo para que coisas boas aconteçam. Na China, por exemplo, nos primórdios deste ritual, ofereciam-se refeições quentes a quem nem sempre tinha acesso a elas, durante o Inverno rigoroso daquela região. Como não poderia deixar de ser, esta tradição fomenta o convívio entre família e amigos bem como muito tempo passado em torno de mesas muito completas no que toca a sabores típicos.

Como a tradição asiática tem residência oficial no número 100 da Avenida de Roma, em Lisboa, este será mais um ritual para descobrir no Soão. O chefe de cozinha Luís Cardoso preparou um menu para ser degustado em grupo (no mínimo seis pessoas, no máximo 14), com alguns dos pratos que não faltam à mesa.

No restaurante Soão não há Natal, há o Dongzhi Festival
No restaurante Soão não há Natal, há o Dongzhi Festival créditos: Paulo Barata

Depois de um amuse bouche asiático surpresa, a refeição arranca com três Dim Sum diferentes (a chamuça asiática de cabra Keema samosa, o dim sum de champanhe, lavagante e gamba Harg Gow, e a Tung Tong de frango e castanha de água).

Segue-se o Gyakumaki, rolo de salmão, abacate e camarão, e ainda a Sopa wonton de pato, um clássico da cozinha chinesa, com caldo de pato, e wontons com recheio de pato, uma referência muito recorrente nos menus Donghzi, por ser quente e trazer o conforto desejado.

No restaurante Soão não há Natal, há o Dongzhi Festival
No restaurante Soão não há Natal, há o Dongzhi Festival créditos: Paulo Barata

No prato de peixe há Caril vermelho, especialidade da Tailândia, com peixe do dia, leite de coco, manjericão, pimentos, lima kaffir e arroz Thai; nas sobremesas há mais uma proposta típica destas festividades, a Tang Yuan, bolinhas feitas de farinha de arroz glutinoso com recheio de sésamo, servidas em xarope aromatizado com gengibre, anis e canela.

Restaurante Soão

Avenida de Roma, 100, Lisboa

Horário: Aberto todos os dias, das 12h30 às 15h30 e das 19h00 às 23h00.

Contacto: Tel. 210 534 499

O menu tem o valor de 45,00 euros por pessoa e inclui vinho (uma garrafa para duas pessoas), cerveja, água e chás.

Esta opção está disponível apenas disponível por reserva, através do tel. 210 534 499 ou do e-mail reservas@soao.pt, de 8 de novembro a 24 de dezembro.