Na noite de 3 de dezembro, todos os chefes de cozinha que participam no jantar, único e irrepetível no seu restaurante, inspiram-se nas receitas de outro chefe participante, mas dando a cada prato uma interpretação pessoal.
Para além de José Avillez, participam neste evento à escala mundial, os portugueses António Galapito, Henrique Sá Pessoa, Alexandre Silva e chefs como Albert Adrià, Quique Dacosta, Alain Ducasse, René Redzepi, Massimo Bottura, Carlo Cracco, Vladimir León e Virgilio Martínez, entre outros.
As receitas serão sorteadas e a organização desafia os chefes a excederem os seus limites nesta experiência, ao mesmo tempo um blind date entre profissionais de cozinha de todo o mundo. “Não é um jantar normal”, justifica a organização, acrescentando: “Vai ser uma aventura cultural, em que chefs de todo o mundo trocam receitas e dão asas à imaginação partindo das ideias uns dos outros”.
Em edições anteriores, o Gelinaz promovia a “troca” de chefes, convidando-os a viajar para outro país e a cozinhar no restaurante de outro participante, preparando as suas receitas com alguns ingredientes locais.
Na edição deste ano, o evento promove a “troca” de receitas, a interação e a partilha de conhecimentos, convidando os chefes a criarem pratos inovadores na sua casa – o seu restaurante.
Daí o nome da edição deste ano, “Stay in Tour: Domosophism”.
Comentários