No Dia de São Martinho, a partir das 18h00, a cidade do Porto acolhe uma prova singular, a harmonização entre queijos nacionais e vinhos do Porto. A iniciativa lançada pela Associação Portuguesa dos Industriais dos Lacticínios (ANIL) chega no âmbito do anúncio do “Concurso Queijos de Portugal 2019”. Assim, no Salão Nobre do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), estarão alguns dos queijos premiados, para casamento com vinhos Quinta do Portal. Ao grupo, junta-se Bento Amaral, Diretor dos Serviços Técnicos e de Certificação do IVDP.

Partindo do Vinho do Porto, presente em várias categorias, vai perceber-se qual a melhor harmonização com os queijos “em cima da mesa”. No que toca aos queijos, são quatro: queijo de ovelha amanteigado Vale do Côa (Lacticoa - Lactocínios do Côa, Lda); queijo de ovelha cura prolongada Serramonte Santiago Edição Limitada 12 Meses de Cura (JD Empresa de Lacticínios, SA); queijo de vaca cura prolongada A Queijeira Apimentada (Lactimaf - Lacticínios MAF, Lda) e queijo ilha São Miguel 9 Meses (UNILEITE - União das Cooperativas Agrícolas de Lacticínios e de Produtores de Leite da Ilha de São Miguel). Do lado das referências vínicas, vai estar presente uma tríade de Vinhos do Porto da Quinta do Portal: Portal 10 Anos branco, Portal Six Barrels Tawny Reserve e Quinta do Portal LBV.

A inscrição é feita através do e-mail myportwineday@ivdp.pt e tem um custo de 5,00 euros, valor dedutível numa compra de vinho na loja do IVDP.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.