Sabia que o cromossoma Y, o que dá origem aos seres humanos de sexo masculino, está em vias de extinção? Tem apenas 70 genes; outros cromossomas chegam a ter 2000. E tem vindo a encolher desde há 160 milhões de anos. Ao ritmo atual de deterioração, estima-se que pode desaparecer por completo daqui a 4,6 milhões de anos. Sim, os homens podem desaparecer, restando apenas as mulheres.

Mais, sabia que o corpo das mulheres ainda é um mistério? O ponto G, por exemplo, só foi identificado em 1944, pelo ginecologista alemão Ernst Gräfenberg. Porém, continua ainda hoje a haver um debate, por vezes acalorado, sobre a sua existência.

Em “O Corpo - Um guia para ocupantes” (Bertrand Editora), no norte-americano Bill Bryson, autor do bestseller “Breve História de Quase Tudo” regressa ao contacto com os leitores portugueses, mantendo a sua assinatura pessoal, uma escrita informativa, pontuada de sentido de humor e apontamentos enternecedores.

Uma obra que nos revela, por exemplo, que uma em cada oito pessoas, aproximadamente, tem um par de costelas extra, enquanto as pessoas com síndrome de Down têm frequentemente um par a menos.

Traduzido para português por Elsa T. S. Vieira, O Corpo – Um guia para ocupantes é uma extraordinária investigação que, de forma leve e descontraída, ensina como o corpo humano funciona e como consegue a proeza de crescer, reproduzir-se e curar-se a si próprio.

Para ganhar um dos dois livros que estamos a oferecer terá de responder acertadamente às duas perguntas que deixamos.

O passatempo decorre até às 23h59 do dia 17 de novembro de 2019.

APENAS AS PARTICIPAÇÕES QUE INCLUAM OS DADOS SOLICITADOS SERÃO CONSIDERADAS.

Se tiver alguma dúvida poderá enviar um mail para sapolifestyle@telecom.pt. Não serão respondidas a dúvidas na caixa de comentários.

Cada participante pode concorrer uma única vez. As segundas participações recebidas não serão tidas em linha de conta.

Passatempo válido em Portugal continental e arquipélagos dos Açores e da Madeira.

Os vencedores serão anunciados a 18 de novembro de 2019 a partir das 14h00.

Boa sorte!

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.