No mercado que procura adaptar-se à situação pandémica, com o setor da restauração a enfrentar grandes desafios, a Volup selecionou alguns restaurantes de Lisboa da gama premium e “transporta-os” até casa dos clientes.
Receitas com água da torneira dão mote a coleção de livros online, gratuitos, que inaugura com 24 receitas da chefe de cozinha conhecida como “Tia Cátia”. Há sugestões para toda a família,
Com janeiro, a Academia Time Out retoma o ciclo de workshops de cozinha online. A abrir o ano, quatro ações com as cozinhas do Japão, Tailândia, Índia e EUA.
O restaurante Astória, no Porto, fecha portas a 10 de janeiro, mas deixa a promessa de novos capítulos. O Bar das Cardosas reabrirá e passará a ser o local de almoço e jantar do Hotel InterContinental Porto.
No Porto, a Prado Mercearia, casa que faz venda e prova de produtos portugueses, inicia com janeiro uma nova “PradoSeasons”, com chefes de cozinha a animarem a mercearia/restaurante nas próximas semanas.
“The Wine Show”, entre os mais famosos programas de vinhos do mundo, esteve a gravar em Portugal. Visitou o douro e apaixonou-se por um vinho daquela região.
Chegou o momento dos apreciadores da lampreia, agora que foi oficialmente aberta a temporada à mesa no concelho de Valença. A restauração local, responde ao desafio e apresenta esta espécie de rio em inúmeras confeções.
São um conforto em dias frios estes bolos caseiros. Em comum, o facto de os preparar sem grandes demoras e com ingredientes quase sempre disponíveis na despensa, frigorífico e fruteira. Para lanches deliciosos.
O primeiro restaurante V!ra foi inaugurado no início de novembro em Lisboa, na zona das Amoreiras, mas a ambição vai além desta primeira morada. Frango grelhado e desossado, sem gorduras, sem fumos e carvão é a especialidade da casa.
Dois mil e vinte e um chega com uma boa notícia ao ser eleito Ano Internacional das Frutas e Legumes. Oportunidade para reabilitarmos alimentos fulcrais na mesa quotidiana como sublinha a nutricionista Cláudia Viegas.
Um delicioso esparguete de vegetais, rissóis com um recheio de curgete e alho-francês e pizza de beringela, entre as quatro sugestões que lhe trazemos.
Já assou abóbora e, com ela, preparar um sedoso creme de outono? Ou juntar a esse creme estaladiço grão-de-bico tostado? O que lhe propomos são quatro receitas com um dos ingredientes da estação. Não falta à chamada a batata-doce.
A floresta do Sri Lanka, antigo Ceilão, serviu de palco no século XVI a lutas entre portugueses, cingaleses e holandeses, facto que deu mote a Eduardo Pires Coelho para escrever o thriler histórico “Taprobana”.
Fechado o capítulo das festas de Natal e Ano Novo (vá, ainda nos aguarda o Dia de Reis, mas o dano é menor), há que voltar a encontrar os eixos de uma alimentação mais regrada. Chás e infusões ajudam-nos a restabelecer regras numa dieta mais equilibrada. Temos três poderosas combinações.
As temperaturas baixam e o organismo pede mais calorias para preservar energia. Não há nada como uma boa sopa, um prato de bom condimento, com especiarias, ou um snack com frutos secos. Saiba quais os melhores alimentos para este inverno.
Espumante é vinho com grande apetência gastronómica e ideal para vários momentos de consumo. Com valores entre os 2,5 e os 40 euros, são 14 as propostas de espumantes com o cunho do Vinhos do Tejo.
Nem sempre o marisco foi tão apreciado como atualmente. O antigo Egipto baniu-o, os gregos recorriam à casca de ostra para indicar cidadãos banidos. Nascia o ostracismo. Já os romanos, adoravam os frutos do mar. Portugal chegou a fazer do marisco um imposto e nem Frei Luís de Sousa o excluiu da sua
A fogaça de Palmela, bolo tradicional que tem por base massa de pão, dá o mote a dois fins de semana gastronómicos em janeiro, com os restaurantes do concelho a apresentarem sugestões para pratos principais e sobremesas.
O pão é presença obrigatória na mesa portuguesa. Para nos recordar a importância deste alimento transversal a todo o país, assim como o bom uso e consumo, a Associação Portuguesa de Nutrição disponibiliza para consulta gratuita o e-book “Melhor grão, melhor pão”.
Consciente de que a quadra natalícia também é uma época de desperdício alimentar, a plataforma Too Good To Go preparou um guia online com dicas de fácil aplicação.
Uma mesa de natal com pratos vegetarianos saborosos, em casamento com os sabores da cozinha nacional, não é utopia como nos explica a nutricionista Márcia Gonçalves. A alternativa passa por mais leguminosas e vegetais, menos açúcar e gorduras, assim como métodos de confeção alternativos. Uma convers
Este ano, atreva-se em pratos de bacalhau que, sendo clássicos, fogem às rotinas à mesa. Nestas quatro receitas, vai encontrar do fiel amigo enrolado em presunto, ao que acompanha um belo Queijo Serra da Estrela.