A responsabilidade ambiental, social e económica, caminham a par da gastronomia sustentável, facto recordado pela ONU todos os 18 de junho. Que sustentabilidade podemos ter num mundo sobre-explorado, com sete mil milhões de seres humanos para alimentar e com uma agricultura e pesca intensivas? Três
A 18 de junho, o calendário assinala o Dia Internacional do Piquenique. Um bom motivo para estendermos a toalha da História e tirarmos da cesta uma mão bem cheia de curiosidades.
Por cada carimbo no passaporte, o restaurante lisboeta Geographia incrementa o desconto à mesa. Uma promoção que chega numa altura em que o estabelecimento também disponibiliza menus para piquenique.
Com o desconfinamento social e progressivo regresso às rotinas de trabalho, também os finais de dia ganham um novo ritmo. Para marcar o compasso, o Audaz Gastropub, em Lisboa, propõe um after work com preços especiais e muita música.
O Porto de Leixões, no norte do país, assistiu a um embarque singular. Vinhos, azeites, entre outros produtos nacionais, navegam a caminho de Inglaterra numa viagem movida a vento, numa embarcação do início do século XX.
Para comemorar a noite de São João, no Porto, a 23 de junho, o Vinum Restaurant & Wine Bar está a preparar um menu especial com os sabores típicos da ocasião. Haverá música ao vivo em ambiente com o rio Douro como fundo.
Tem duas estrelas Michelin, fez a mudança para uma casa maior em 2019 e, já em março deste 2020, face à pandemia COVID-19, teve de encerrar temporariamente portas. Agora, com julho, José Avillez abre o seu restaurante Belcanto.
O Clássico Beach Bar, na Praia de São João, na Costa da Caparica, ganha a assinatura by Olivier, para apresentar uma ementa focada no peixe e no marisco.
O Mesa de Lemos, em Viseu, casa com uma estrela Michelin e com a carta entregue ao chefe de cozinha Diogo Rocha, reabriu portas este junho. Para além de uma nova ementa há novidades com o evento “Estava a ver que nunca mais convidavas...”.
Em terra onde imperam a Ria e o Atlântico, inaugurou este junho o primeiro e único restaurante flutuante de Aveiro. A comandar uma carta repleta de peixe e marisco está o chefe de cozinha Armando Matos.
Que a portuguesa Catarina de Bragança introduziu o hábito do chá das cinco em Inglaterra não é novidade. Mas, que o primeiro carteiro no Canadá foi luso ou que na Dinamarca subsiste a fama de uma rainha “má” nossa antepassada, já causará espanto. O jornalista Leonídio Ferreira conta-nos em livro mai
Dezenas de restaurantes e outros tantos chefes de cozinha, preparam-se para a segunda edição da Porto Food.Week de 12 a 20 de junho. Uma festa da comida que este ano junta às refeições nos restaurantes a possibilidade de degustar os menus em formato take away e entrega ao domicílio.
Com arraiais, marchas e desfiles de santos populares proibidos, o município de Lisboa quer garantir que a restauração, cafés e pastelarias lhes seguem o ritmo. Assim, até 14 de junho, vigoram horários reduzidos para aqueles estabelecimentos.
Numa altura em que anuncia a entrega em exclusivo dos Pastéis de Belém, a Uber Eats avança com uma promoção exclusiva para o 10 de junho e em Lisboa. A caixa de meia dúzia de pastéis vai orçar 2 euros.
A cave de vinho do Porto da Cálem, em Vila Nova de Gaia, reabre portas a 10 de junho. Certificado como “estabelecimento clean & safe”, aquele espaço volta a disponibilizar o acesso ao museu, as visitas à cave e provas de vinho. Também a loja, o wine bar e a esplanada voltam a acolher os visitantes
Como forma de incentivo ao turismo no concelho minhoto de Caminha, o município está a oferecer uma refeição num restaurante local, a quem se hospedar numa unidade hoteleira da região.
Com os Santos Populares em confinamento, a sardinha assada, os pimentos, o chouriço e a broa, encontram novas formas de chegar às nossas mesas. Uma delas é o take away. Restaurantes e chefes de cozinha de Lisboa e do Porto juntam-se na iniciativa “Puxar a brasa à nossa casa”.
Depois de conquistarem milhões de seguidores no Youtube com as suas receitas veganas simples, a dupla de cozinheiros britânicos Henry Firth e Ian Theasby dedicaram-se ao livro. Nasceu “BOSH!”, obra que a 9 de junho é publicada em Portugal.
O jardim da Churchill’s, com vista para o rio Douro, vai abrir a 10 de junho, com um wine bar e piqueniques. Já o Centro de Visitas abrirá em meados do mesmo mês.
Sara Oliveira, naturopata com prática clínica, deixa-nos na primeira pessoa, nove conselhos sensatos e muito fáceis de seguir para adotarmos uma alimentação amiga do planeta. Não o curamos, mas evitamos que adoeça ainda mais.
Consumimos desenfreadamente. Depois, descartamos ao mesmo ritmo. Não reutilizamos e desperdiçamos. Fazemo-lo como se houvesse uma separação física entre a nossa ação e o impacto no ambiente. Para nos aproximar de uma vida mais sustentável, a ambientalista Carmen Lima entregou aos escaparates o livro
É um novo capítulo na história de um espaço icónico da região de Lisboa. A Fortaleza do Guincho Relais & Chateaux reabre ao público a 1 de julho. Já o restaurante do hotel, premiado com uma estrela Michelin, volta a abrir portas no dia 14 de julho.
Para que os Santos Populares não percam este ano o sabor a sardinha assada, uma empresa de Lisboa desenvolveu um cesto para entrega ao domicílio onde não falta a dita, assim como todos os acompanhamentos.
O que aproxima a jovem Greta Thunberg de Al Gore, antigo vice-presidente dos EUA, ou de um advogado indiano empenhado na erradicação do lixo? O ativismo pelo ambiente é a resposta. O que aqui lhe pedimos é que num quiz em dez perguntas identifique personalidades ligadas à ação ambiental.