A partir de 5 de abril, de acordo com a nova fase de desconfinamento, as esplanadas passam a estar abertas, embora com um número limite de quatro ocupantes por mesa. De Lisboa, ao Porto, assim como noutras regiões do país, anunciam-se as reaberturas.
Novas saladas, massas, peixe, carne e sobremesas são as primeiras novidades disponíveis na carta do Bistro 37, em Lisboa. Para saborear a partir de 5 de abril na esplanada em plena Avenida da República.
Com a segunda fase de desconfinamento regressamos às esplanadas. Aqui, três sugestões no Parque das Nações, dos comeres de sushi japoneses, aos pratos de peixe e tradicionais portugueses. Tudo para saborear ao ar livre.
Ostentam currículos literários invejáveis, arrecadam prémios nacionais e internacionais e acolhem a estima de muitos. Escritores no feminino e masculino, da ficção, à poesia, ao conto e ao ensaio que dedicam, também, a sua arte literária à infância. E como o fazem bem os dez aqui evocados.
Fim de semana à porta, Páscoa incluída. Como sabemos, este ano uma Páscoa onde prepondera a palavra do momento “confinamento”. O que não tem de ser impedimento para nos divertirmos na cozinha, no seio familiar. Deixamos-lhe nove sugestões, três para cada dia.
Seis lugares, três chefes de cozinha, uma mesa. A alta cozinha instalou-se na minhota Vila Verde e já tem nome: Hell’s Table. Lucas Fernandes, António Pedro e Diogo Filipe, concorrentes na primeira edição do programa “Hell’s Kitchen Portugal”, abriram restaurante.
Costuma dizer-se que o chocolate é um amigo para todas as ocasiões. Os gulosos subscrevem e até mesmo os mais resistentes aos doces não negam um quadradinho de chocolate de quando em vez. Aqui, a receita é simples: bom chocolate para superar todos os amargos da vida.
Com a primavera a dar os primeiros sinais nas temperaturas mais elevadas e céus azuis, o Lisbon Marriott Hotel retoma um dos seus clássicos da estação, os piqueniques no jardim com acesso à piscina.
Nos mais de 85 anos da sua história, o jogo Monopólio vai alterar todas as cartas da “Caixa da Comunidade” e convida todos os interessados a votarem até 9 de abril nas suas preferidas. As 16 futuras cartas vão fazer parte de uma nova edição do jogo a ser lançada em setembro de 2021.
A Páscoa aproxima-se e, com ela, toda a corte de comeres que acompanha a celebração à mesa. Para casar cozinha com vinhos, deixamos-lhe sugestões de néctares alentejanos, durienses e da região dos Vinhos Verdes.
“Vinhos do Douro” é o mais recente livro do jornalista e crítico João Paulo Martins, um guia focado na região duriense, com mais de mil néctares recomendados e a eleição dos dez melhores. O livro chega aos escaparates a 6 de abril.
O Torre de Palma Wine Hotel, no Alto Alentejo, reabre a 8 de abril com um programa especial de fim de semana prolongado, com sugestões ao ar livre como passeios de charrete, piqueniques e passeios nas vinhas.
Da região do Tejo, são cinco as opções vínicas, entre as muitas propostas possíveis e que em comum têm o apelo à primavera e o casamento com a mesa pascal. Uma seleção que inclui espumante, vinhos brancos, tinto e rosé.
Controlo de validades dos artigos de nutrição, criação de parcerias para evitar o desperdício zero e ações de apoio às comunidades, estão entre as propostas da Decathlon Portugal numa altura em que se junta ao movimento "Unidos Contra o Desperdício".
Até junho deste ano a defesa dos oceanos e das suas espécies motivam uma campanha lançada pelos supermercados Pingo Doce. Por cada livro “Bando do Mar-Missão: salvar o oceano”, será entregue 0,50 euros a um projeto de educação e sensibilização ambiental.
No domingo de Páscoa, a geladaria Santini reforça o serviço de entrega ao domicílio dos seus gelados artesanais em Lisboa, Oeiras, Cascais e Sintra. Entre as sugestões estão o gelado de torrone, bolacha maria e avelã.
Seis pratos de bacalhau estão disponíveis em take away e entrega ao domicílio naquela que é a primeira quinzena temática que o El Corte Inglés dedica a pratos emblemáticos.
Bacalhau, borrego, sobremesa de chocolate estão entre os pratos sugeridos no menu de Páscoa do hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa. Ementa que chega a casa dos interessados em regime de take away.
Com a Páscoa à porta, a Companhia dos Cabazes preparou uma seleção temática de produtos que casam com a mesa que celebra esta época do ano. Desta forma, a empresa disponibiliza cinco cabazes prontos para entrega em casa em qualquer ponto de país.
Que não seja o facto de estarmos confinados que impeça podermos degustar em nossas casas o “O Bolo Mousse de Chocolate da Mafalda”. A gulodice está pronta para entrega em seis distritos nacionais e mais de 60 concelhos e conta nesta fase com um preço promocional.
Num ano em que a Páscoa vai ser novamente passada em confinamento, a plataforma online ChefPanda disponibiliza uma seleção de doces para esta data, incluindo os Ovos da Páscoa, recheados com uma mistura de bolo de chocolate e o recheio preferido à escolha de cada um.
Praliné de amêndoas, nozes e avelãs, massa com polpa de cacau e ovos é como, sucintamente, se faz a apresentação do folar que o Penha Longa, unidade hoteleira em Sintra, lança como novidade para a Páscoa.
Como forma de apoio aos restaurantes vegetarianos e vegan portugueses a Associação Vegetariana Portuguesa, reuniu na sua plataforma informação sobre dezenas de estabelecimentos de norte a sul do país.