A hipertrofia mamária virginal é uma doença pouco frequente e traduz um crescimento acelerado e exagerado (desproporcionado comparativamente ao crescimento do restante corpo) de um ou ambos os seios durante a adolescência.
A população com mais de 65 anos apresenta um risco acrescido de insuficiente ingestão de água. Nos períodos de maior calor, a situação é ainda mais grave. Conheça os riscos associados a esta carência e descubra o que pode fazer para se proteger.
Em Portugal, avaliações recentes revelam números assustadores. Mais de 20% dos adolescentes não lava os dentes diariamente e cerca de 13% nunca foi ao dentista. Mais de 40% dos portugueses só lá vai quando está aflito e só 4% é que costumam usar fio dental ou fita dentária.
Quando uma mulher é confrontada com o diagnóstico de cancro de mama e necessita de uma cirurgia da mama, várias questões se levantam. Um artigo da médica Catarina Rodrigues Santos.
No período noturno, há secreções que são diminuídas e outras que são aumentadas, uma situação que pode afetar o descanso e a recuperação. As recomendações de Ângelo Soares, autor de um livro que explora os efeitos da sua privação nas defesas orgânicas.
Indispensáveis após uma gestação, estes movimentos de reforço dos músculos do espaço compreendido entre o ânus e os órgãos sexuais podem ser efetuados ao longo da vida das mulheres desde a idade adulta. O treino que deve fazer para os tonificar.
Nos últimos anos, os animais de companhia têm vindo a ser reconhecidos como membros das nossas famílias, mas também a serem reconhecidas pela comunidade científica os benefícios da intervenção com recurso a cães facilitadores.
Muitos portugueses sabem bem o que é ter de lidar com elas. Nos últimos anos, foram muitos os estudos publicados que nos ajudam a perceber melhor os mecanismos deste tipo de cefaleias. As explicações e os conselhos de Mohammad Saadtnia e de Cecilia Condello.
Viver com este problema de saúde, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, pode parecer difícil mas esse é, na realidade, um desafio que pode superar sem grande esforço. Há comportamentos que deve implementar no seu quotidiano para o conseguir.
As pessoas com diabetes devem manter o seu acompanhamento médico regular, porque são particularmente vulneráveis ao desenvolvimento de complicações severas relacionadas com a COVID-19. Neste contexto, a teleconsulta surge como uma solução, já que melhora a acessibilidade dos cuidados de saúde e prom
Se os rins funcionarem normalmente, mantém a pressão arterial baixa, uma vez que filtram, reabsorvem e ajudam a excretar um conjunto de substâncias nocivas para o organismo, como é o caso do sódio, presente no (muito) sal que ingerimos no quotidiano.
Todos nos adaptámos para controlarmos a pandemia e em conjunto adotámos medidas como o teletrabalho e o confinamento. Contudo, estas medidas, que são sem dúvida necessárias, poderão no futuro trazer-nos problemas em relação ao desenvolvimento de patologias como a osteoporose e as fraturas osteoporót
Reagem à dor de forma distinta e a forma de lidar com as patologias também é diferenciada. Os segredos do sexo oposto desvendados por um cardiologista), por uma investigadora especializada em imunologia e por um neuropsicólogo.
Algumas raparigas com PEA podem, por vezes, tornar-se muito vulneráveis às “falsas amigas”, que abusam da sua ingenuidade, falta de habilidade social, lealdade e enorme desejo de terem amigas.
A nicotina presente no tabaco afeta praticamente todos os órgãos humanos. Saiba quais são os efeitos nocivos mais prejudiciais e o que passa a ganhar depois de largar os cigarros. Alguns dos benefícios são imediatos, asseguram especialistas de todo o mundo.
A dor crónica é uma situação que limita a vida dos seus colaboradores e tem forte impacto ao nível da respetiva produtividade. Isto sem esquecer as repercussões ao nível emocional, social/familiar, físico.
Há expressões artísticas que têm reflexos diretos nos doentes com parkinson e atividades que combatem as náuseas causadas pelos tratamentos do cancro. As crianças e os adolescentes saudáveis também beneficiam. A OMS já o reconheceu publicamente.
Os testes rápidos só têm aplicação em pessoas com sintomas ativos (devem ser utilizados nos primeiros 5 dias) e não podem ser utilizados em pessoas assintomáticas, dado que os assintomáticos não produzem cópias virais suficientes para que o teste acuse um contágio.
Quando em setembro de 2020 se identificou uma nova variante do SARS-CoV-2 no Reino Unido, estávamos longe de imaginar o descalabro que se fez sentir nos serviços de saúde de todo o país. O clima estava ameno, as fronteiras estavam abertas, os voos entre o Reino Unido e Portugal tinham sido novamente
Uma alimentação rica em ácidos gordos como o ómega-3 pode evitar as alterações comportamentais que este problema de saúde, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, gera. Esta substância tem ainda (muitos) outros benefícios para o organismo.
Apesar de continuarem a ser muitas as interrogações em relação à transmissão e às consequências efetivas do COVID-19, a maioria dos especialistas não tem dúvidas. "Essa junção pode provocar sintomas mais severos e complicações", advertem.
Ano após ano, esta doença atinge milhões de pessoas em todo o mundo. Damos-lhe, por isso, sugestões de remédios caseiros e de produtos naturais que aliviam os sintomas e que ajudam a prevenir esta patologia. Os conselhos do naturopata João Beles.