A nicotina presente no tabaco afeta praticamente todos os órgãos humanos. Saiba quais são os efeitos nocivos mais prejudiciais e o que passa a ganhar depois de largar os cigarros. Alguns dos benefícios são imediatos, asseguram especialistas de todo o mundo.
A dor crónica é uma situação que limita a vida dos seus colaboradores e tem forte impacto ao nível da respetiva produtividade. Isto sem esquecer as repercussões ao nível emocional, social/familiar, físico.
Há expressões artísticas que têm reflexos diretos nos doentes com parkinson e atividades que combatem as náuseas causadas pelos tratamentos do cancro. As crianças e os adolescentes saudáveis também beneficiam. A OMS já o reconheceu publicamente.
Os testes rápidos só têm aplicação em pessoas com sintomas ativos (devem ser utilizados nos primeiros 5 dias) e não podem ser utilizados em pessoas assintomáticas, dado que os assintomáticos não produzem cópias virais suficientes para que o teste acuse um contágio.
Quando em setembro de 2020 se identificou uma nova variante do SARS-CoV-2 no Reino Unido, estávamos longe de imaginar o descalabro que se fez sentir nos serviços de saúde de todo o país. O clima estava ameno, as fronteiras estavam abertas, os voos entre o Reino Unido e Portugal tinham sido novamente
Uma alimentação rica em ácidos gordos como o ómega-3 pode evitar as alterações comportamentais que este problema de saúde, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, gera. Esta substância tem ainda (muitos) outros benefícios para o organismo.
Apesar de continuarem a ser muitas as interrogações em relação à transmissão e às consequências efetivas do COVID-19, a maioria dos especialistas não tem dúvidas. "Essa junção pode provocar sintomas mais severos e complicações", advertem.
Ano após ano, esta doença atinge milhões de pessoas em todo o mundo. Damos-lhe, por isso, sugestões de remédios caseiros e de produtos naturais que aliviam os sintomas e que ajudam a prevenir esta patologia. Os conselhos do naturopata João Beles.
Vários estudos científicos internacionais apontam para os 36,7° C. Segundo os investigadores que os realizaram, esse será o valor ideal para evitar vírus, bactérias e fungos. Este número não é, contudo, estanque, alertam profissionais de saúde de todo o mundo.
O que sabe sobre epilepsia? Tem a certeza que algumas das suas convicções não são na verdade apenas mitos? Um artigo da médica neurologista Rute Teotónio.
Já se ultrapassou a exaustão, já se ultrapassou a sensação de futilidade da maioria das nossas ações quotidianas e esta pandemia privou-nos de toda a possibilidade de manter ligações pessoais próximas. Um artigo da médica pediatra Joana Martins.
A doença arterial coronária (DAC) é uma doença crónica, progressiva e associada a um elevado risco de eventos cardiovasculares, em particular o Enfarte Agudo do Miocárdio (EAM).
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em Portugal. Rreduzir o consumo de sal, de álcool, de açúcar e de gorduras saturadas e a aumentar a ingestão diária de vegetais e fruta deve ser uma prioridade. Mas está, todavia, longe de ser suficiente.
Manuel Carrageta, presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, esclarece esta dúvida. Em Portugal, estima-se que 13% dos homens, cerca de meio milhão, sofra deste problema. Muitos ainda o escondem. Por vergonha.
Nunca saia de um consultório com dúvidas. Dentro dos limites da razoabilidade, deve colocar todas as questões que o afligem e informar-se sobre os tratamentos e/ou as cirurgias que lhe são prescritos. Saiba ainda qual é a lista que deve sempre levar.
A única forma totalmente segura de não ser contagiado é evitar o contacto com pessoas infetadas, aliando esse comportamento preventivo a lavagens frequentes das mãos. Existem, todavia, outros hábitos saudáveis que os especialistas também recomendam.
Para além dos medicamentos que pode tomar e dos tratamentos que pode fazer, também há alterações que pode introduzir no seu estilo de vida que vão prevenir e até combater o problema. As recomendações dos especialistas que não deve, de todo, descurar.
As explicações são do professor Luís Costa, médico oncologista da Unidade da Mama da CUF Instituto de Oncologia. Hoje é o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro.
O cancro do colon e reto, vulgarmente designado “dos intestinos”, é uma das formas mais comuns de cancro em Portugal: é mesmo o diagnóstico oncológico mais frequente e a segunda causa de morte por este tipo de doenças. As explicações são do médico oncologista António Quintela.
Como agente causal principal do cancro do colo do útero encontra-se a infeção persistente por um dos tipos oncogénicos do vírus do papiloma humano (HPV). Um artigo da médica e ginecologista-obstetra Ana Maria Coelho.
Os probióticos são microrganismos vivos que, quando administrados na quantidade adequada, contribuem para a saúde de quem os toma, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Existem dezenas de perturbações do sono, das quais se destacam, pela sua elevada prevalência, a insónia, a apneia do sono e a síndrome das pernas inquietas. Um artigo do médico pneumologista Tiago Sá.
A resposta da naturopatia aos fármacos que os médicos prescrevem para combater esta doença infeciosa que, anualmente, mata mais de um milhar de pessoas em Portugal. Saiba quais são as variedades botânicas com benefícios comprovados que deve usar.