Vários estudos científicos internacionais apontam para os 36,7° C. Segundo os investigadores que os realizaram, esse será o valor ideal para evitar vírus, bactérias e fungos. Este número não é, contudo, estanque, alertam profissionais de saúde de todo o mundo.
O que sabe sobre epilepsia? Tem a certeza que algumas das suas convicções não são na verdade apenas mitos? Um artigo da médica neurologista Rute Teotónio.
Já se ultrapassou a exaustão, já se ultrapassou a sensação de futilidade da maioria das nossas ações quotidianas e esta pandemia privou-nos de toda a possibilidade de manter ligações pessoais próximas. Um artigo da médica pediatra Joana Martins.
A doença arterial coronária (DAC) é uma doença crónica, progressiva e associada a um elevado risco de eventos cardiovasculares, em particular o Enfarte Agudo do Miocárdio (EAM).
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em Portugal. Rreduzir o consumo de sal, de álcool, de açúcar e de gorduras saturadas e a aumentar a ingestão diária de vegetais e fruta deve ser uma prioridade. Mas está, todavia, longe de ser suficiente.
Manuel Carrageta, presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, esclarece esta dúvida. Em Portugal, estima-se que 13% dos homens, cerca de meio milhão, sofra deste problema. Muitos ainda o escondem. Por vergonha.
Nunca saia de um consultório com dúvidas. Dentro dos limites da razoabilidade, deve colocar todas as questões que o afligem e informar-se sobre os tratamentos e/ou as cirurgias que lhe são prescritos. Saiba ainda qual é a lista que deve sempre levar.
A única forma totalmente segura de não ser contagiado é evitar o contacto com pessoas infetadas, aliando esse comportamento preventivo a lavagens frequentes das mãos. Existem, todavia, outros hábitos saudáveis que os especialistas também recomendam.
Para além dos medicamentos que pode tomar e dos tratamentos que pode fazer, também há alterações que pode introduzir no seu estilo de vida que vão prevenir e até combater o problema. As recomendações dos especialistas que não deve, de todo, descurar.
O cancro do colon e reto, vulgarmente designado “dos intestinos”, é uma das formas mais comuns de cancro em Portugal: é mesmo o diagnóstico oncológico mais frequente e a segunda causa de morte por este tipo de doenças. As explicações são do médico oncologista António Quintela.
Como agente causal principal do cancro do colo do útero encontra-se a infeção persistente por um dos tipos oncogénicos do vírus do papiloma humano (HPV). Um artigo da médica e ginecologista-obstetra Ana Maria Coelho.
Os probióticos são microrganismos vivos que, quando administrados na quantidade adequada, contribuem para a saúde de quem os toma, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Existem dezenas de perturbações do sono, das quais se destacam, pela sua elevada prevalência, a insónia, a apneia do sono e a síndrome das pernas inquietas. Um artigo do médico pneumologista Tiago Sá.
A resposta da naturopatia aos fármacos que os médicos prescrevem para combater esta doença infeciosa que, anualmente, mata mais de um milhar de pessoas em Portugal. Saiba quais são as variedades botânicas com benefícios comprovados que deve usar.
Chama-se cárie e é uma doença quase tão antiga como a humanidade, embora o seu primeiro registo tenha sido feito no ano 5.000 a.C. pelos Sumérios. Os conselhos e recomendações são dos médicos dentistas Marta T. Dias e Olívio Lopes Dias.
O cigarro eletrónico e o tabaco aquecido assemelham-se a gadgets eletrónicos e alegam ser menos nocivos do que o cigarro clássico. Mas que certezas existem por parte dos investigadores que estudam estas formas de tabagismo? As respostas por que tanto ansiava.
Nas alturas do ano em que as urgências dos hospitais estão como todos sabemos, uma das hipóteses é recorrer a estas soluções artesanais em casos de absoluta necessidade. Os mais antigos, noutros tempos, não as dispensavam. Veja como deve proceder!
E se um sorriso é bom, um sorriso bem cuidado com produtos naturais, que não prejudicam o meio ambiente, é ainda melhor. Siga os conselhos deste especialista.
Quantas vezes ouvimos alguém dizer que quer deixar de fumar, mas não faz absolutamente nada para o fazer? Há sempre um argumento de fundo que gira à volta de um repetido e automático “já tentei, mas não sou capaz”. Um artigo da psicóloga clínica Laura Alho.
A ostomia é um procedimento cirúrgico que gera muita angústia no momento de tomar a decisão. Mas na colite ulcerosa, pode ser uma solução para melhorar a qualidade de vida.
Em todo o mundo, são milhões os que sofrem de estados depressivos que, em muitos casos, além de sofrimento, também geram pensamentos suicidas. Apesar de haver mais informação disponível, existem interrogações que continuam a gerar confusões.
Manter o ar limpo e saudável dentro de casa pode reduzir a propagação de várias patologias. A nova tecnologia ActivePure® pode inativar vários vírus, incluindo o novo tipo de coronavírus (SARS-CoV-2) responsável pela COVID-19.
A promoção de um envelhecimento ativo e saudável tem sido um caminho apontado como resposta aos desafios relacionados com o aumento da esperança média de vida da população.