Quando vai de férias, deve levar consigo um kit de primeiros socorros com objetos e fármacos que podem ser úteis para reagir a pequenos incidentes do dia a dia. Confira se sabe tudo o que levar.
A portabilidade de alguns dispositivos virucidas permite que uma pessoa se mantenha protegida (e aos que a rodeiam de perto) com um único dispositivo, desde que o transporte sempre consigo e o deixe libertar o seu princípio ativo nos vários locais que vai frequentando.
Em Portugal, calcula-se que uma em cada 100 crianças tenha ou venha a desenvolver esta perturbação, que representa uma das principais causas de doença crónica na idade pediátrica. Um artigo da médica neuropediatra Sofia Quintas.
Embora tenha sido descrito em 1876, por Milton, ainda hoje muitos médicos desconhecem o angioedema hereditário (AEH), a ponto de confundi-lo com outras patologias, nomeadamente reação adversa a medicamentos ou alergia alimentar, e retardar, por conseguinte, o seu diagnóstico e tratamento. Um artigo
Com o país a desconfinar e as temperaturas a subir, médico especialista desvenda estratégias para travar a progressão da celulite agravada potencialmente pelo sedentarismo dos últimos meses.
A biologia humana não acompanhou a evolução tecnológica. Continuamos a ter células recetoras de luz na retina, que sempre que são estimuladas mandam uma mensagem para o Sistema Nervoso Central: ainda é de dia, aumenta o cortisol, diminui a melatonina.
Em cada 10.000 bebés, um nasce com hemofilia, uma patologia rara que está na origem de um distúrbio hemorrágico crónico, de transmissão genética. Em todo o mundo, estima-se que afete 350.000 pessoas. Em Portugal, serão cerca de 1.000.
Estar informado e conhecer a doença de Wilson pode ajudá-lo. É uma entidade potencialmente grave e mortal, mas para a qual existem formas de prevenção e tratamento muito eficazes.
Tem origem nos melanócitos, células responsáveis pela produção de pigmentos cutâneos. Em Portugal, em 2020, foram detetados 1.071 novos casos. Saiba o que causa esta patologia e descubra o que pode fazer para a prevenir. Existem gestos que o podem salvar.
O impacto de um diagnóstico de cancro, nomeadamente, de um tumor cerebral, pode assumir um efeito devastador não só no doente, mas também na família, porque toda ela vai ser envolvida neste percurso. Um artigo de Eloísa Fernandes, psicóloga clínica.
Pele escamosa e com manchas, dores reumáticas no corpo e derrames do pericárdio são apenas alguns dos sinais indiciadores desta patologia. "A causa exata não é totalmente compreendida", esclarece o especialista António Marinho.
A nefropatia diabética afeta entre 20% a 40% dos diabéticos. Apesar de ser uma das complicações no longo prazo mais comuns na população que padece desta patologia, há uma série de comportamentos preventivos que pode adotar para se defender.
São muitas as variedades botânicas com propriedades medicinais a que pode recorrer para melhorar o seu quotidiano. Estas têm ainda a vantagem de diminuir a irritabilidade nos dias difíceis e as insónias nas noites em que temos dificuldade em desligar.
Uma área que o Dr. Eduardo Xavier trata há anos por "tu", a Proctologia é uma especialidade médica que tem como objetivo o estudo e o tratamento de afeções do recto e ânus.
Adoram correr ao ar livre mas não fazem a menor ideia dos riscos que por vezes correm. Aprenda a evitar os maiores perigos para os mais pequenos e as suas mascotes. As recomendações de Bruno Aguiar, engenheiro do ambiente e de recursos naturais.
Independentemente de ser ou não hipertensa, deverá sempre informar o médico de que usa um contracetivo hormonal e qual, para que o especialista possa fazer a seleção do medicamento mais adequado. As explicações de uma médica portuguesa.
Esta prática milenar, muito em voga, demonstrou, com o tempo, ter benefícios comprovados para a saúde. As pessoas que sofrem de diabetes também podem beneficiar com ela. As sessões guiadas são mais estimulantes mas os efeitos práticos são os mesmos.
Mais de um milhão o número de portugueses sofre com esta patologia, a esmagadora maioria com tipo 2. Os pré-diabéticos são quase dois milhões. Os conselhos da médica Joan Gomez, autora de vários livros especializados.
O mieloma é mais frequente depois dos 60 anos de idade, mas pode aparecer em pessoas mais novas. Um artigo do médico e professor universitário Fernando Leal da Costa.
A doença pulmonar obstrutiva crónica, conhecida pelo seu acrónimo DPOC, é uma patologia frequente, prevenível e tratável, contudo ainda desconhecida do grave público. Um artigo da médica pneumologista Susana Lopes Moreira.
Vivemos tempos conturbados e desafiantes. A pandemia COVID-19, além de ter vindo modificar a nossa forma de viver, trouxe a todos os que trabalham em saúde uma nova preocupação: a quebra das taxas de vacinação entre os mais novos. A 24 de abril celebra-se o Dia Mundial da Meningite.
Esta doença, que atinge em média um em cada 10.000 habitantes, tem maior incidência nos homens. Quando as mulheres são portadoras, o gene que a provoca pode ser transmitido aos filhos. Saiba quais são os sintomas mais preocupantes e as consequências mais comuns.