1. Cozer espargos em água

Cozinhá-los em água a ferver pode retirar-lhe toda a vitamina C. Por isso, opte por um grelhador. É importante que fiquem tenros e crocantes e não esponjosos e moles.

2. Deitar o soro do iogurte fora

O soro que costuma vir no iogurte contém proteína e vitamina B12, além de minerais como cálcio e fósforo. Por isso, não o deite fora. Beba-o.

Nutricionista indica que mulheres grávidas não devem comer estes 10 alimentos
Nutricionista indica que mulheres grávidas não devem comer estes 10 alimentos
Ver artigo

3. Leite no chá preto

Não ponha leite no chá preto. Ao fazê-lo está a fazer com que o seu corpo tenha mais dificuldades em absorver os minerais do chá.

4. Cozer brócolos

Se quer aproveitar o máximo dos benefícios dos brócolos, a melhor forma de os cozinhar, para não perder tantos nutrientes, é mesmo a vapor. Evite cozê-los e assá-los.

5. Cortar morangos

Se quer aproveitar todos os benefícios dos morangos deve evitar cortá-los. Alguns nutrientes, especialmente a vitamina C, são sensíveis à luz e ao oxigénio. Quando corta os morangos está a danificar os nutrientes e as vitaminas.

Alimentos termogénicos que ajudam a queimar calorias
Alimentos termogénicos que ajudam a queimar calorias
Ver artigo

6. Comer a linhaça sem a triturar

O seu corpo pode não conseguir assimilar o ómega 3 e a fibra da linhaça se a colocar num sumo de frutas. Coloque a linhaça no seu moinho de café, no moinho de especiarias ou triture-as.

Não cortar o alho - Ao contrário da vitamina C, as enzimas presentes no alho beneficiam da exposição ao ar. Portanto, corte o alho aos bocadinhos e deixe-o ao ar durante 10 minutos.

7. Comer tomate fresco

Um tomate fresco dá cor e sabor a qualquer salada, mas se quer absorver o licopeno (substância que ajuda a combater doenças cardiovasculares), o melhor é usar o tomate em refeições quentes. Só quando cozinhado a temperaturas mais altas é que este componente é totalmente assimilado pelo corpo humano.

8. Carne grelhada de forma incorreta

Grelhar a carne diretamente sobre a chama ou brasa pode aumentar o risco de cancro do estômago e intestino. Troque a carne queimada, por carne levemente braseada. Use um termómetro para garantir que a carne está bem cozinhada e não se guie pela cor da carne. Pode queimá-la!

Este é o melhor plano de exercício para voltar ao ativo quanto antes
Este é o melhor plano de exercício para voltar ao ativo quanto antes
Ver artigo

9. Não demolhar o feijão

Os grãos integrais com a camada exterior como as bagas de sorgo, o trigo integral, o feijão ou o farro, devem ficar em água durante a noite para ajudar a libertar os fitatos (que armazém fósforo). Caso contrário, não estará a tomar partido deste mineral.

10. Não cortar o alho

Ao contrário da vitamina C, as enzimas presentes no alho beneficiam da exposição ao ar. Portanto, corte o alho aos bocadinhos e deixe-o ao ar durante 10 minutos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.