A gravidez é um momento único na vida da mulher, que implica um aumento das necessidades nutricionais para apoiar o crescimento e o desenvolvimento do bebé.
As recomendações alimentares e nutricionais devem adaptar-se a cada caso em específico, dependendo da idade, peso antes da gravidez, atividade física realizada, história clínica e presença de intolerâncias ou alergias alimentares.
"Os especialistas recomendam ainda que as mulheres que pretendam engravidar devem antes da conceção obter uma orientação nutricional, de modo a evitar possíveis carências nutricionais e nalguns casos permitir que iniciem a gravidez com um peso adequado", explica Rita Fonseca Silva, nutricionista nas lojas Celeiro.
Alimentos a evitar na gravidez
"Nesta fase é importante ter um cuidado especial na escolha, conservação e preparação de alimentos, de modo a reduzir o risco do aparecimento de doenças causadas por bactérias ou parasitas (como a salmonelose, listeriose ou toxoplasmose)", alerta a especialista.
"A mulher grávida deve também, de um modo geral, evitar os alimentos mais calóricos e moderar o consumo de bebidas estimulantes", sublinha.
Comentários