A cicatrização consiste num processo complexo que envolve vários mecanismos de coagulação, inflamação e regeneração dos tecidos. O colagénio trata-se de uma molécula central que afeta o sucesso da cicatrização. Alguns alimentos poderão facilitar o processo de cicatrização pela sua riqueza em determinados nutrientes.
As proteínas, especialmente os aminoácidos arginina e glutamina, são necessárias para a formação de enzimas envolvidas na cicatrização, assim como, no desenvolvimento de células e de colagénio.
Por outro lado, os ácidos gordos ómega-3 exercem um efeito anti-inflamatório e estimulante da imunidade, reduzindo o risco de infeção da ferida.
A manutenção de uma ingestão adequada de líquidos é, de igual modo, fundamental para assegurar um transporte adequado de oxigénio e de nutrientes para os tecidos danificados.
No que diz respeito às vitaminas, destaca-se o papel da vitamina A na estimulação da resposta imunitária e a deposição de colagénio nos tecidos, promovendo a cicatrização.
A vitamina C é outro nutriente crucial que atua na formação de colagénio, assim como, na formação de novos capilares sanguíneos e na defesa imunitária, protegendo a ferida de agentes infeciosos.
Eis alguns alimentos que favorecem a cicatrização
- Soja, tofu;
- Sementes de sésamo, sementes de abóbora;
- Salmão, atum, sardinha, polvo, ovos;
- Tremoços;
- Amendoim, amêndoas, avelãs;
- Batata-doce, cenoura, pimentos, couve Kale, brócolos, couves-de-bruxelas, couve-roxa;
- Acerola, laranja, limão, kiwi, morangos, arando vermelho, ananás.
As recomendações são do médico Pedro Lôbo do Vale, especialista em Medicina Geral e Familiar.
Comentários