Para aumentar as defesas, deve ingerir alimentos ricos em antioxidantes que ajudem a manter a mucosa intestinal, por ser a primeira barreira de defesa contra vírus e bactérias. Conheça os conselhos da nutricionista Ana Filipa Baião, da Clínica Em Forma.
A intolerância à lactose resulta da insuficiência na produção de lactase pelo organismo humano, a enzima que desdobra e decompõe aquela substância do leite. Moda ou não, é um problema cada vez mais comum em adultos. A nutricionista Jo Travers destaca 5 sinais a que deve estar atento.
Manter um estilo de vida saudável ao longo do ano é fundamental. Em vez de dietas rigorosas, considere fazer escolhas alimentares sustentáveis e desenvolver hábitos que possa manter a longo prazo
Uma boa dieta alimentar, muito exercício e a ingestão de estatina são as melhores apostas para lograr na batalha do HDL contra o LDL, o bom e o mau colesterol. Mas há outras técnicas. Saiba quais.
O consumo de aveia pode melhorar a digestão e saúde intestinal. Mas os benefícios não ficam por aqui. Um artigo da nutricionista Catarina Sofia Correia.
Tão apreciadas chegado o Natal, as broas são presença assídua na mesa portuguesa. Castelares, de mel, de batata-doce, o elenco é grande, como nos indica a nutricionista Vânia Costa que recorda estarmos perante alimentos calóricos. Mas, “um dia não são dias” e, como exceção, não há que deixar de lado
Pelas suas propriedades anti envelhecimento e pelo poder rejuvenescedor, deve colocar estes 10 alimentos na sua ementa diária. A sua esperança de vida vai recompensá-lo.
Quiabo, Inhame, beterraba, grão-de-bico verde, estão entre os oito alimentos que aqui destacamos e que, para além de excelentes componentes para uma cozinha criativa, apresentam benefícios nutricionais.
Para além da procura por mais qualidade de vida e saúde, a maioria das pessoas que procura uma dieta saudável tem objetivos estéticos. Algumas desejam emagrecer, enquanto outras priorizam a definição e o ganho de massa muscular.
Rica em nutrientes vitais para o organismo, a banana desempenha um papel importante na saúde do coração, na função muscular e digestiva, assim como se apresenta uma reguladora do humor. Eis oito factos que importa conhecer sobre uma das frutas mais versáteis na cozinha.
Trazemos-lhe algumas curiosidades e conselhos sobre esta bebida tão apreciada um pouco por todo o mundo. Um artigo do médico Pedro Lôbo do Vale, especialista de Medicina Geral e Familiar.
Planear é um dos segredos para uma escolha alimentar mais acertada. Mas não é o único. Conheça os segredos que realmente funcionam e que são comuns a todas as dietas.
Quando a refeição nos “pesa”, há que saber que certos alimentos nos vão poupar ou reduzir o desconforto abdominal. Ingredientes que não são a cura, antes coadjuvantes. De resto, como diz o adágio, “mais vale prevenir do que remediar”. Daí a necessidade de seguir uma alimentação equilibrada e regrad
Por ser saudável, um alimento consumido em excesso não será necessariamente bom. Assim como light, adoçante, isento de açúcar ou de glúten, não são sinónimos de mais saúde. Onde podemos encontrar, realmente, as melhores alternativas? As respostas são-nos dadas pela nutricionista Cláudia Viegas.
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a principal causa de mortalidade entre os portugueses, sendo a hipertensão um dos fatores que mais contribui para o risco do seu desenvolvimento. Tome nota dos conselhos da médica e nutricionista Sandra Alves, membro da Sociedade Portuguesa do AVC.
Sabia que jantar depois das 21h30 altera o seu ritmo hormonal ou que os níveis de insulina estão no máximo ao meio-dia e bastante reduzidos após as 7 horas da tarde? Leia os conselhos da nutricionista Ana Rita Santos.
Uma alimentação equilibrada em conjunto com uma educação nutricional contribui para a prevenção e promoção de saúde. Desta forma, os nossos hábitos alimentares estão diretamente relacionados, com todas as necessidades de macronutrientes e micronutrientes do nosso organismo.
Uma chávena de chá bem quente e fumegante ajuda-nos a recuperar forças e energia para enfrentar os dias de inverno que atravessamos. Na verdade, esta bebida não nos aquece apenas, como também acrescenta à nossa dieta diária um aporte significativo de nutrientes importantes. As explicações são do méd
Do ponto de vista alimentar e nutricional, o pão possui uma capacidade única de fornecer energia de elevada qualidade, facilmente digerível, de boa conservação e com enorme versatilidade gastronómica.
Peixes como a sardinha, a truta, a dourada e o salmão, mas também os ovos e os laticínios, embora estes em quantidades mais modestas, são fontes de vitamina D. Uma dieta que deve ser complementada com breves períodos de exposição solar.