A quase desconhecida vaca de raça Minhota é o pretexto para a viagem de sabores do restaurante Rib Beef & Wine, em Lisboa, até ao próximo dia 22 de abril. Um menu exclusivo desenvolvido pelo chefe Luís Rodrigues.
No país europeu que consome mais arroz per capita, com uns honrosos 15 quilos anuais, surge como natural que este produto tão ligado à nossa cultura gastronómica tenha direito a Festival. Disso mesmo nos dará prova pelo segundo ano o município de Benavente ao organizar, este maio, o Festival do Arro
Entre 13 e 15 de abril o Mercado de Campo de Ourique, em Lisboa, acolhe um evento comemorativo da mais recente distinção da Casa Santos Lima enquanto “Empresa do Ano 2017”.
Primeiro, o check in na receção do hotel. Depois, a subida ao 10º andar, o da suite presidencial, onde a estada ronda os 13 mil euros. A porta abre e dá acesso ao RITZ’s Secret Room by Sangue na Guelra. Dentro, está Eneko Atxa, do Azurmendi, restaurante com 3 estrelas Michelin. O primeiro jantar sec
Não tomemos este título pela literalidade até porque aquilo que traz ocupado o chef (prefere que lhe chamemos cozinheiro) Luís Lavrador há vários anos é a Bíblia na sua dimensão alimentar, mas também simbólica. No Livro que enforma o catolicismo encontramos toda uma história dos alimentos. Não falta
O restaurante ANTIQVVM, uma estrela Michelin, prepara para 13 de Abril um jantar de “Cumplicidades Gastronómicas” destinado a revelar novos talentos. O chefe Vítor Matos recebe Diogo Rocha (Mesa de Lemos), Milton Ferreira (Quinta do Portal), João Cura (Almeja) e Miguel Morgado (Turismo Restaurante L
“Sabores de Mesa na Obra de Miguel Torga”, de Dina Sousa, nasce como um convite a uma visita gastronómica à vida do autor de, entre muitos outros de “O Quinto Dia da Criação do Mundo”. Isto num périplo que vai da infância à idade adulta.
A loja de doçaria "Há alguém mais gulosa do que eu?", em Coimbra, celebra o primeiro aniversário no dia 12 de abril. Pretexto para uma visita e um périplo guloso pelas muitas e biológicas delícias. Paralelamente decorre um passatempo com ofertas gulosas.
Graça Pacheco Jorge é uma guardiã. É também uma defensora e divulgadora das memórias familiares de uma longa linhagem de antepassados vinculados a Macau. Graça escreveu um livro, “A Cozinha de Macau de Casa de Meu Avô”. Um retrato da identidade macaense aqui relatado em Lisboa à mesa do Restaurante
Workshop “My Family”, com Isabel Zibaia Rafael, autora do blog “Cinco quartos de laranja”, decorre já no próximo sábado, 14 de abril, no MAR Shopping Matosinhos.
Esta será já a quarta edição do Wine Fest, evento vínico que agora apresenta nova designação e marca - Enóphilo Wine Fest. Uma festa do vinho e que se realiza a 21 de abril no Salão Nobre do Hotel Ritz Four Seasons, em Lisboa.
D’ Bacalhau é a casa grande vencedora da final do Concurso de Pataniscas, iniciativa integrada na agenda do evento Peixe em Lisboa. Tarefa difícil a do júri a quem competiu escolher entre dez restaurantes finalistas.
Em 2018, o festival de gastronomia “Cozinhas do Mundo”, entre 12 e 20 de abril fica dentro das nossas fronteiras e presenteia-nos com os comeres das diferentes regiões portuguesas. Iniciativa aberta ao público em geral, para provar todos os dias úteis na Escola de Hotelaria de Fátima.
Nelson Hernandez é venezuelano e um ilustre Maestro Ronero. Traduzindo, um especialista em runs. Conversámos com este mestre na sua passagem por Lisboa e ficámos fascinados com a complexidade de uma bebida espirituosa com personalidades e sensibilidades.
A 28 e 29 de abril Lisboa acolhe o VeggieWorld Lisboa, considerado como o maior evento vegan do continente europeu. O Pátio da Galé, junto à Praça do Comércio, é o palco para a primeira edição deste evento dedicado ao estilo de vida vegan.
Finda a 8 de abril o festival que propõe enaltecer no prato de 22 restaurantes da Ericeira um recurso local, rico, saboroso e selvagem, o Ouriço-do-Mar. As ementas variam entre a apresentação do ouriço ao natural ou em confeções mais elaboradas, da açorda, ao risoto e ao gratinado.
Provenientes de todas as regiões de Portugal, são 49 as “Mesas”, num total de 343 patrimónios, que os portugueses vão poder votar ao longo das Galas semanais, entre 22 de julho e 16 de setembro, transmitidas em direto pela RTP, com apresentação da dupla Catarina Furtado e José Carlos Malato.
No próximo dia 11 de abril, 4ª feira, José Avillez recebe a eslovena Ana Roš, eleita em 2017 a “Melhor Chefe Feminina do Mundo” pela “World’s 50 Best Restaurants”, para um jantar único no Belcanto.
Os chefes João Oliveira e Vítor Matos vão proporcionar uma experiência gastronómica, a quatro mãos, no emblemático Vidago Palace Hotel. É já no sábado, 14 de abril, que o hotel recebe uma nova edição do jantar vínico sob o tema Passion Cuisine.
Alex Atala, uma das principais figuras do ativismo gastronómico mundial, vai estar em Lisboa, a 23 de abril, integrado no evento “Sangue na Guelra”. Um dia de debate sobre cozinha enquanto forma de ação, ativismo e política que vai juntar chefes, jornalistas, investigadores, produtores.
O gesto é quotidiano, o de tomamos o nosso café espresso. Uma rotina à qual damos mais valor depois de uma conversa com o barista Tiago Costa, especialista em nos apresentar o café perfeito. Há muita vida dentro da chávena com 30 mililitros da negra bebida reconfortante.
Mark Squires, crítico norte-americano e responsável pela avaliação dos vinhos do nosso país na publicação Robert Parker - Wine Advocate, ficou rendido ao Nossa Calcário Baga 2015, um Bairrada feito 100% com a casta Baga. Este vinho da produtora e enóloga Filipa Pato arrecadou 96 pontos, a "nota" mai
“Uma explosão de Tons e Sabores a Pensar na Primavera”, assim nos são apresentados estes Tons de Duorum em versões branco e tinto, com assinatura do Grupo João Portugal Ramos Vinhos. Néctares que nascem de um projeto sonhado e realizado nos vinhedos milenares do Douro, e concretizado pelos enólogos
Maria João de Almeida, jornalista especializada na área dos vinhos, oferece este mês de abril mais um título, desta vez versando sobre a relação dos chefes de cozinha e os vinhos de diferentes territórios portugueses. “Vinho à Mesa. Treze chefes, treze regiões, 265 vinhos”, tem lançamento a 6 de abr