Idealizar um livro de vinho e comida com um conceito diferente, que fugisse à básica paginação receita e fotografia do prato e do vinho, não foi tarefa fácil. Mas a autora, Maria João de Almeida, conseguiu vencer o desafio e oferece-nos um livro diferente, falando muito a sério de forma criativa e divertida.
“Vinho à Mesa. Treze chefes, treze regiões, 265 vinhos” (com a chancela Desassossego) nasce da divisão do território nacional em diferentes regiões vitivinícolas. Para cada uma delas, foi atribuído por sorteio um chefe de cozinha português.
A autora reuniu nas páginas do presente livro alguns dos mais conhecidos mestres da cozinha nacional: João Rodrigues, Alexandre Silva, Henrique Sá Pessoa, Rui Paula, José Avillez, Miguel Castro e Silva, Diogo Rocha, Ricardo Costa, Justa Nobre, Leonel Pereira, Pedro Lemos, Vítor Sobral e Miguel Laffan.
Todos estes chefes com predicados partilhados, o talento e uma cozinha que inclui alguns dos melhores vinhos das diversas regiões vitivinícolas portuguesas. Néctares que harmonizaram com os seus pratos, mas que também serviram para contar a História e as histórias do vinho português, dos clássicos aos produtores mais recentes.
Maria João de Almeida colabora com várias publicações e é membro de júri de diversos concursos de vinho e gastronomia nacionais e internacionais. É autora de livros, entre os quais “Memórias do Vinho” e “Guia do Enoturismo em Portugal”, este último premiado o melhor do mundo nos Gourmand Awards.
Comentários