A 5 de abril a Porto Editora oferece aos escaparates o mais recente livro de Gordon Ramsey, o escocês que almejou o futebol mas a quem uma grave lesão reservaria um outro futuro, felizmente para nós e para o guia Michelin que já lhe concedeu 16 estrelas.

Em “As Minhas Melhores Receitas”, Gordon e a equipa do seu restaurante Bread Street Kitchen, em Londres, trazem-nos mais de cem propostas extraídas das ementas de alta cozinha daquele espaço, mas adaptadas ao quotidiano em nossas casas, com técnicas simples e eficazes.

O que não invalida que nas 256 páginas do presente livro encontremos pratos sofisticados para refeições especiais, mas também sugestões para lanches e snacks.

Gordon ramsey
Bread Street Kitchen, o restaurante de Gordon Ramsey em Londres.

As panquecas de queijo ricota e os ovos mexidos picantes são um excelente ponto de partida para um brunch de domingo; os pães achatados com queijo, cebola caramelizada e pesto e as asas de frango picantes com tamarindo são deliciosos pratos para partilhar; pratos simples como a salada de frango Bang Bang ou a tagliata de carne de vaca transformarão os jantares da semana em bons momentos.

Para aquelas celebrações especiais de fim de semana, a sugestão recai, por exemplo, num vodka sour de mirtilo e manjericão, seguido de um peito de pato assado, finalizando com um sorvete de ananás com coco.

Gordon Ramsay nasceu na Escócia, em 1966, mas passou a juventude em Inglaterra. Após uma grave lesão que o obrigou a abandonar uma promissora carreira de futebolista, resolveu investir num curso de gestão hoteleira. O talento natural para a arte da culinária levou-o a aprender com os mais influentes chefes mundiais, como Albert Roux e Marco Pierre White, em Inglaterra, e Guy Savoy e Joël Robuchon, em França.

Em 1993, tornou-se chefe do Aubergine, em Londres, restaurante que depressa conquistou 2 estrelas Michelin. Em 1998, com 31 anos, abriu um restaurante próprio, dando-lhe o seu nome.

gordon ramsay

Em 2006, foi condecorado com a Order of the British Empire, atribuída pela Rainha Isabel II, pelo serviço prestado à indústria culinária.

Atualmente, para além de ter diversos restaurantes espalhados pelo mundo, Gordon Ramsay é protagonista de vários programas televisivos, entre eles alguns reality shows. É também autor de inúmeros livros, muitos deles bestsellers.

“As minhas melhores receitas” é a terceira obra de Gordon Ramsay publicada pela Porto Editora, depois de "Cozinha sem limites" (2013) e "Comida Caseira" (2014).

O livro chega aos escaparates com o preço de 22,20 euros.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.