Este é, de acordo com a organização do Wine Club Portugal de Luís Gradíssimo, “um dos eventos mais aguardados pelos apreciadores de vinhos”. A Wine Fest tem, este 2018, lugar no Salão Nobre do Hotel Ritz Four Seasons, entre as 15h00 e as 20h00. A quarta edição, a 21 de abril, fica marcada pela apresentação da nova designação e marca: Enóphilo Wine Fest.
Afirmar a qualidade dos vinhos portugueses e surpreender os apreciadores é um dos grandes objetivos da organização. Luís Gradíssimo escolheu criteriosamente os produtores presentes no Enóphilo Wine Fest Lisboa 2018 e garante “que será uma experiência vínica alargada e abrangente, por entre as mais de 200 referências de vinhos de Portugal continental e ilhas”.
O evento vínico que vai ter em prova vinhos tranquilos, espumantes e fortificados, estando já confirmadas as presenças de 47 produtores de norte a sul de Portugal, sem esquecer Madeira e Açores.
Da região dos Vinhos Verdes estarão presentes as empresas Lima Smith; Vinho Verde Young Projects (Vale dos Ares, Quinta de Santiago, 100 Igual e Cazas Novas); Quinta do Regueiro; Quinta do Ferro e Quinta do Outeiro.
De Trás-os-Montes serão dois os produtores: Casal Faria e Vinhos Romano Cunha. Também a norte, vindos do Douro, e muito aguardados estão a Quinta da Rede; Esmero; Vinilourenço; Luís Seabra; Somnium; Maçanita Irmãos e Enólogos; Dalva & Quinta de Ventozelo (Douro e Vinhos do Porto) e Blackett (Vinhos do Porto).
A região de Távora-Varosa marca presença com o produtor Hehn & Meireles.
Depois segue-se a Bairrada com Quinta das Bágeiras, Casa de Saima, Quinta dos Abibes; o Dão com Casa da Passarella; Quinta da Fata; Quinta de Lemos; Quinta do Mondego (Munda); e a Beira Interior com Quinta do Cardo.
A região Tejo assinala duas presenças com a Casa Cadaval e Pinhal da Torre; seguida de Lisboa com a Quinta do Rol, a Quinta de Pancas, Infinitude, Quinta do Lagar Novo e Casal St.ª Maria. António Saramago, um dos mais aclamados enólogos e produtores de Portugal, também confirmou presença, levando os seus vinhos tranquilos e Moscatel de Setúbal, também da Península de Setúbal a Quinta do Piloto e a Herdade do Cebolal, prometem fazer as delícias dos “provadores”.
E ainda, poderão ser provados vinhos nascidos mais a sul de Portugal, no Alentejo: Nunes Barata, Vinha das Virtudes, Lima Mayer & Companhia, Herdade do Arrepiado Velho, Fita Preta e Joaquim Arnaud (que também levará os seus vinhos Lisboa, Bairrada e Moscatel de Setúbal). Do Atlântico, ninguém deixará de querer provar os vinhos Barbeito, da Madeira; os vinhos Czar e os vinhos da Azores Wine Company, dos Açores.
Para abrilhantar o programa, vão realizar-se três “Provas Especiais” no Enóphilo Wine Fest Lisboa 2018. Será uma oportunidade única de provar vinhos e espumantes verdadeiramente fabulosos:
“TAWNYS BLACKETT: DA PIPA AO COPO!” (15h30)
É absolutamente imperdível conhecer estes Blackett Vinhos do Porto Tawny e prová-los no estado mais puro, sem filtragem ou estabilização, apenas moldados pelo tempo. Uma rara oportunidade de perceber como é um Tawny antes da sua lotação.
“MIGRAÇÃO DE ABIBES” (17h00)
Prova vertical de todos os tintos Reserva Quinta dos Abibes, passando pelas colheitas 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013, conduzida pelo próprio produtor, Francisco Batel Marques. Uma viagem sensorial pelo trabalho desenvolvido ao longo desta última década, com antevisão do que será o futuro desta casa, que já é uma referência na região da Bairrada.
“ESPUMANTES À BEIRA MAR NASCIDOS: UMA DÉCADA DE QUINTA DO ROL” (18h30)
Para verdadeiros apaixonados por espumantes, estarão em prova vertical todos os Blanc de Blancs produzidos na última década na Quinta do Rol, da região de Lisboa. Exclusivamente elaborados a partir da casta Chardonnay, com influência Atlântica e produzidos através do método tradicional, prometem deslumbrar em prova, com as colheitas 2008, 2009, 2010, 2011, 2013, 2015 e 2016. Uma excelente oportunidade para perceber não só as diferenças entre os vários anos de colheita, mas também o impacto do tempo de estágio no perfil de um espumante.
Os bilhetes já estão disponíveis online e na rede de aderentes TicketLine, locais habituais como as Fnacs ou Wortens a nível nacional.
O bilhete de acesso ao evento tem um valor de 10,00 euros em pré-venda, sendo que no próprio dia custará 15,00 euros.
As três “Provas Especiais” têm lugares limitados e convém assegurar lugar rapidamente, o acesso a cada uma das provas custa 25,00 euros, valor que já inclui a entrada no evento.
Os verdadeiros apreciadores, podem comprar o Pack Enóphilo por 60,00 euros, que dá acesso a todo o programa. A organização disponibiliza, a título de empréstimo, um copo Schott Zwiesel para degustação de todos os vinhos.
Comentários