A prática de exercício físico regular caminha de braços dados com a saúde cardiovascular - quer do ponto de vista da prevenção como de uma possível solução.

Entre os benefícios que advêm da prática desportiva estão: uma maior capacidade de absorver oxigénio, redução da tensão arterial, do colesterol e diabetes, um aumento dos níveis de energia, manutenção de um peso saudável e o controlo do stress.

Por isso, a propósito do Dia Mundial do Coração, o Urban Sport Club sugere a prática de alguns dos desportos que mais beneficiam o funcionamento cardíaco.

  1. Natação. É uma modalidade muita completa e segura – já que é de baixo impacto -, sendo especialmente útil para quem tem problemas nos ossos, nas articulações ou excesso de peso. A natação contribui positivamente para a frequência cardíaca e para a regulação dos níveis de tensão arterial, bem como para uma melhor circulação sanguínea e redução de problemas respiratórios.
  2. Canoagem. A bordo de uma canoa, de remos nas mãos, trabalham-se quase todos os nossos músculos - desde os mais óbvios, como os braços, até às costas e pernas. Por isto, torna-se um desporto que requer o trabalho de todo o corpo e, por conseguinte, recruta bastante trabalho cardiovascular – sendo, por isso, uma ótima forma de melhorar a aptidão física. Segundo a Federação Portuguesa de Canoagem, a canoagem é ainda um desporto que traz benefícios no combate à Diabetes tipo 2 e hipertensão.
  3. Pilates. Atividades físicas moderadas e regulares reduzem o risco de problemas cardíacos – o que torna o Pilates numa prática muito benéfica para a saúde cardiovascular. Através do recrutamento do corpo e da mente, promove o aumento da capacidade respiratória, o ganho de massa muscular e uma maior oxigenação sanguínea – o que também contribui para o bom funcionamento cerebral. 
  4. Cycling. Ao pôr todos os músculos a trabalhar, andar de bicicleta - quer seja indoor ou outdoor -, reduz o colesterol, hipertensão arterial e o risco de Diabetes. A modalidade pode, por isso, ser uma excelente e divertida forma de colocar todo o corpo a mexer e exercitar o coração.
  5. Ténis. Para ganhar um ponto de ténis exige-se um constante movimento em campo - o que, naturalmente, acelera o coração e torna o desporto num excelente aliado à saúde cardiovascular. Além disso, este desporto exige um controlo muito grande da respiração e ainda da concentração dos atletas – prometendo ser muito completa.

No Urban Sports Club os membros têm acesso a mais de 50 modalidades desportivas para além das acima referidas, através de uma rede de parceiros espalhados por todo o país e em várias cidades da Europa, com uma única subscrição mensal.

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