É no microclima da Serra de São Mamede, no Alto Alentejo, que frutificam as castanhas que, no fim de semana de 9 e 10 de novembro, vão estar à prova em mais uma edição da Feira da Castanha – Festa do Castanheiro em Marvão.
O Cabriz Colheita Selecionada Tinto, um néctar do Dão, merece destaque no norte-americano Wall Street Journal. Isto num artigo que elege cinco vinhos, ainda desconhecidos fora dos Estados Unidos, e que merecem ser provados.
Entre 14 e 24 de novembro, realiza-se a 8ª edição da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã, considerada uma das três melhores aguardentes do mundo. Treze restaurantes associam-se à iniciativa apresentando pratos onde não falta a aguardente.
O próximo ano será "excecional" para a gastronomia de Portugal e Espanha, “com um crescimento em todas as categorias”, em particular na atribuição de uma estrela, anunciou hoje a Michelin, quando faltam duas semanas para o anúncio do guia ibérico.
Presente em 13 países, a Too Good to Go é uma aplicação onde podemos encomendar, a preços reduzidos, os excedentes alimentares de restaurantes, pastelarias e superfícies comerciais. Refeições que, de outra forma, acabariam como desperdício.
Agora já é possível jogar monopólio do Stranger Things, o Cluedo do Game of Thrones ou o Scrabble no Irish&Co, em Lisboa. O desafio do restaurante Lisboeta é simples, largarmos o telemóvel, juntar os amigos, pedir umas imperiais e divertirmo-nos.
Oeiras volta a celebrar o São Martinho com dois grandes magustos a 11 e 10 de novembro e, mais tarde, a 16 do mesmo mês. Contas feitas, este ano serão oferecidas à população 13 toneladas de castanhas assadas.
Mais de quatro dezenas de restaurantes de Setúbal participam na Semana do Salmonete, até 10 de novembro. A iniciativa inclui uma degustação comentada, no último dia, na Casa da Baía.
Amanhã à tarde, entre as 15h00 e as 19h00, quem se dirigir à Pastelaria Batalha, no Chiado, pode saborear gratuitamente esta especialidade gastronómica confecionada pelo chef pasteleiro João Batalha sem manteiga nem ovos nem leite.
Com uma vista privilegiada para o rio Tejo, estes dois espaços de restauração apostam, mais uma vez, em paladares requintados para celebrar aquela que é uma das quadras mais apreciadas do ano, muitos deles com alternativas vegetarianas.
O segundo aniversário do Restaurante Zazah, em Lisboa, comemora-se com gastronomia, arte e momentos de música ao vivo. Uma festa que se prolonga por dois dias, a 1 e 3 de novembro.
Para assinalar o Dia Mundial do Enoturismo, a 11 de novembro, a alentajana Casa Relvas, em São Miguel de Machede, abre as suas portas no sábado, dia 9. Isto para uma experiência vínica onde não faltarão as castanhas assadas.
Na Casa do Campino, em Santarém, as portas continuam abertas para a 39.ª edição Festival Nacional de Gastronomia até 3 de novembro. O Vinho e a Vinha contam este ano com um enfoque especial.
O produtor vinícola Ribafreixo Wines, em Vidigueira, lançou um programa especial de São Martinho extensível a todo o mês de novembro. Inclui visita, prova de vinhos e almoço regional.
A estação renova-se e, com ela, uma nova a carta no VINUM Restaurant & Wine Bar, instalado nas Caves Graham’s, em Vila Nova de Gaia. A mesa de outono põe os vegetais da época em destaque nos pratos clássicos do restaurante.
Os jantares de sexta-feira no portuense Somos Restaurant & Lounge vão ganhar um ingrediente extra, a música dos anos 80. Fazendo justiça a uma expressão da época, o ritmo “é para abanar o capacete”.
Desde 30 de outubro, o Uber Eats está presente em 30 cidades portuguesas, depois de chegar a Alverca, Vila do Conde e Póvoa de Varzim. Adicionalmente, a aplicação de entrega de refeições lançou uma nova feature para limitar o desperdício e o uso de palhinhas, talheres e guardanapos.
Nos tempos que correm, as marcas não olham a meios para atrair a atenção dos consumidores. A Quinta da Boeira, a Lacticínios das Marinhas e a Beesweet, que desenvolveram estes produtos originais e diferenciadores, são a prova disso.
Desde o final de outubro já é possível jantar “oficialmente”, no Luz by Chakall, o mega restaurante que o chefe de cozinha argentino inaugurou em pleno Estádio da Luz, em Lisboa. Espreitámos a carta e há muitos golos bem marcados, das carnes às pizzas.
Temo-los no panteão da cozinha. Nomes como Anthony Bourdain, Ljubomir Stanisic, José Avillez, Alex Atala, Vítor Sobral e Nuno Mendes, deixam-nos as suas confissões e lições no livro “Chefs sem Reservas”. Dez personalidades para outras tantas conversas intimistas. Nas livrarias a 13 de novembro.
A 8 e 9 de novembro o Algarve recebe dois jantares únicos inseridos no Festival da Comida Esquecida. Desta forma, o Convento do Carmo, em Lagoa e o Museu do Traje de São Brás de Alportel, acolhem o “Momentum – Da Floresta ao Prato, uma experiência sensorial”.
Não é apenas no Sushi que o Japão dá cartas internacionais. A cozinha deste país asiático oferece-nos a possibilidade de degustar os grelhados locais, a Robata. Alimentos assados em carvão branco, para provar no restaurante Izanagi, em Lisboa.
Pela nona vez os restaurantes de Cacilhas reúnem-se para o Festival de Gastronomia. Treze casas dão a provar, até 3 de novembro, as suas especialidades culinárias, da cozinha tradicional portuguesa, aos sabores internacionais.
A 16 de novembro os “Sons do Vinho” estão de regresso às adegas integrantes da Rota de Vinhos da Península de Setúbal. Desta feita, a Casa Dupó, acolhe um concerto de Guitarra Portuguesa.