Das mãos do doceiro Nuno Gil, da Confeitaria São Julião, em Palmela, nascem dois pastéis de sabor que faz bom casamento com o outono, o Pastel Pudim de Noz e o primo afastado, o Pastel de Hidromel.
A 25 de outubro, o chefe de cozinha Tiago Bonito, do restaurante Largo do Paço, em Amarante e distinguido com uma estrela Michelin, promove um jantar vínico com o produtor Casa de Mouraz.
Um pequeno queijo de ovelha amanteigado da Queijaria Monte da Vinha, no Vimieiro, não mais de 70 gramas, foi distinguido com a categoria de ouro nos World Cheese Awards. Ao concurso apresentarem-se perto de 4000 queijos de todo o mundo.
O Very Old Tawny Quinta da Boeira é a nova coqueluche do cardápio exclusivo de vinhos da empresa. Premiado com a Grande Medalha de Ouro, chega ao mercado numa embalagem de 100 mililitros. Nesta fase inicial, só estão à venda 1.000 unidades.
A 23 de outubro celebra-se o Dia Mundial do Inseto Comestível. Para assinalar a data, a 26 do mesmo mês a NOVA School of Business and Economics, em Carcavelos, acolhe uma conferência sobre a temática dos insetos na alimentação humana. A entrada é livre.
Até 27 de outubro, Espinho volta a fazer a festa do peixe e do marisco com a segunda edição do festival Sem Espinhas, desta feita com o mote "Os Sabores do Nosso Mar". Dezassete restaurantes apresentam menus completos subordinados ao tema da iniciativa.
O vinho e a vinha é o tema da 39ª edição do Festival Nacional de Gastronomia, em Santarém. Uma festa dos comeres portugueses que, de 24 de outubro a 3 de novembro, apresenta tasquinhas típicas, banquetes com chefes de cozinha conceituados e dezenas de eventos.
Catacuzes, alcagoitas, cherovias, chícharos, pau roxo, sardinhas garnentas. Para que não se perca o fio à memória de alimentos como os que aqui constam, assim como os usos que as gentes lhes souberam dar, o Algarve acolhe até maio de 2020 o Festival da Comida Esquecida.
A Grandes Escolhas Vinhos & Sabores 2019 está à porta, de 25 a 28 de outubro, em Lisboa. A edição apresenta dois espaços diferenciadores: o “Organic”, dedicado aos vinhos e produtos Bio(lógicos), e “A Grande Tábua de Queijos”, onde estarão representadas queijarias artesanais portuguesas.
O chefe de cozinha Henrique Sá Pessoa que no seu restaurante Alma, em Lisboa, ostenta duas estrelas Michelin, anunciou novidades no seu outro espaço, o Atelier, em Marvila, mais concretamente no “hub” criativo, local de experimentação gastronómica.
Depois de uma primeira edição, o Avenida SushiCafé, em Lisboa, continua a celebrar e desmistificar a gastronomia japonesa, recebendo chefes de cozinha desta área em Portugal. Os jantares Ikigai, termo que se pode traduzir como "razão de viver”. O próximo acontece a 12 de novembro e conta com a prese
Saboreie alimentos naturais e de época, sem recurso a processados ou açúcar refinado. Esta é a proposta do workshop de cozinha “Alimentação Consciente: Receitas de Outono”, orientado por Vanessa Andrade, fundadora do Green Smiles. A ação decorre a 27 de outubro no espaço Workshops & Company, em Lisb
Uma rede de instituições do ensino superior lançou as bases para a criação de um plano para a Salvaguarda da Dieta Mediterrânica. A iniciativa, multidisciplinar, visa diferentes objetivos, da comercialização sustentável de alimentos, à preservação do património alimentar e à saúde.
Quando o Reino Unido abandonar a União Europeia, uma saída programada para 31 de outubro, é provável que as pessoas celebrem - ou ‘afoguem’ as suas tristezas - com este vinho especial.
A 16 de novembro a cidade do Porto acolhe a 4ª edição do Enóphilo Wine Fest, momento para contactar de perto com mais de 30 produtores nacionais que farão mostra e prova de mais de 300 vinhos. Destaque para a “Velhíssimas”, prova especial de aguardentes e bagaceiras.
De 18 a 20 de outubro, a ilha de São Miguel, recebe a 11ª edição do Wine in Azores. Em prova estarão mais de dois mil vinhos, numa iniciativa que reúne chefes de cozinha, cocktails, provas cegas e a terceira edição do “Wine in Azores Design Awards” e a primeira edição do “Best Wine in Azores”.
Entre 25 e 27 de outubro, Abrantes torna-se a capital da doçaria portuguesa. A Feira Nacional de Doçaria Tradicional leva à Esplanada 1º de Maio centenas de iguarias de norte a sul do país e ilhas.
Massa, molho, queijo derretido, um arroz ou risoto são, sem dúvida, comida de conforto. É com este elenco que o restaurante de cozinha italiana, o Otto, em Lisboa, nos abre a carta de outono.
Após meses a laborar na sua interpretação do Pudim Abade de Priscos, o chefe de cozinha Miguel Oliveira apresentou a sua receita deste clássico da doçaria portuguesa. Já este ano, o Pudim do Abade somou ao portefólio um novo formato. São 115 g de gula dentro de um fresquinho.
Chama-se The CookBook, fica no Norteshopping, no Porto, e tem 10 quiosques e 11 restaurantes de oferta gastronómica diversificada, fazendo parte do novo espaço do centro comercial, que vai apaixonar todos os foodies e amantes de comida.