São os pesos-pesados da gastronomia nacional e internacional. Reinventam a cozinha, encontram-lhe novos caminhos e soluções. São também ativistas de causas sociais, ambientais, entre outras. Os chefes de cozinha são, não obstante todos os atributos, humanos. Erram, irritam-se, desafiam-se.

Na senda de dez figuras grandes das cozinhas, Nelson Marques, jornalista do jornal Expresso dá aos escaparates o livro “Chefs sem Reservas”, as suas confissões, erros e lições.

Uma obra que nos dá conversas intimistas com Anthony Bourdain, Massimo Bottura, Alain Ducasse, Ljubomir Stanisic, José Avillez, Andoni Luis Aduriz, Alex Atala, Vítor Sobral, Nuno Mendes, Hans Neuner.

Todos eles, sem exceção, “despem” a jaqueta e mostram-se de peito aberto, a mostrar as suas feridas e cicatrizes. Sem reservas.

Nas mais de 200 páginas do livro, encontramos respostas a perguntas como: Qual é a receita do sucesso dos grandes chefes? Como é que se apaixonaram pela cozinha? Que obstáculos tiveram de ultrapassar? Quanto vale, afinal, o talento?

Uma obra com o prefácio entregue ao catalão Ferran Adrià, o chefe de cozinha que revolucionou a mesa no país vizinho, assim como à escala global.

O livro chega aos escaparates com o preço de 19,50 euros.