“Toda a gente sabe que há alimentos que devem fazer parte das rotinas alimentares diárias e há outros que apenas podem ser consumidos esporadicamente. E se, do ponto de vista nutricional, a escolha entre uma peça de fruta ou um chocolate não deixa grandes dúvidas, nem sempre é assim tão fácil tomar as decisões certas e de forma cientificamente sustentada”. É com estas palavras que o nutricionista João Rodrigues nos dá o mote para o livro que agora entrega aos escaparates, “Duelos de Alimentos - Descubra os Vencedores Inesperados”. (edição Marcador).

Como decidir, então, entre um Pepino e uma Curgete? Ou entre um Melão e uma Melancia? Ou mesmo quando estamos frente a um Queque e um Bolo de Arroz? Ao longo das mais de 300 páginas do presente título, o autor confronta alimentos aos pares, destacando as características nutricionais características nutricionais mais interessantes e, sempre com uma ressalva: “Mais importante do que dizer que um alimento é melhor do que o outro, pretende-se fornecer ao leitor informação para o auxiliar a tomar a melhor decisão nas diversas escolhas alimentares que são efetuadas diariamente.

Pepino
créditos: Natalie Rhea Riggs

Tomando um exemplo, o autor parte de uma bebida que faz parte das nossas rotinas diárias, o café expresso e compara-o ao carioca, este último preparado a partir da borra do café, para concluir que o café expresso contém um valor elevado de cafeína, enquanto o carioca apresenta menos de metade desse valor. No que respeita a vitaminas, exceto a B3, nenhuma das bebidas apresenta quantidades relevantes.

João Rodrigues, autor do blogue Mundo da Nutrição, ilustra cada uma das centenas de duelos do seu livro com tabelas de macronutrientes, vitaminas e minerais.

Isto numa obra que organiza os duelos pela origem dos alimentos: Duelos na Horta (Alface vs. Rúcula), no Pomar (Maçã vs. Banana), nas Searas (Arroz Branco vs. Arroz Integral), na Terra e no Ar (Bacon vs. Chouriço de Carne), na Água (Cherne vs. Corvina), Para Matar a Sede (Chá Verde vs. Chá Preto), Duelos que Fazem Pecar (Croquete vs. Rissol).

Encontramos, inclusivamente, duelos temáticos com o Natal e a Escola a merecerem atenção particular. Não fata o Bacalhau Seco versus o Polvo, a Tâmara versos o Figo Seco, ou a Rabanado frente ao Sono.

Uma obra que serve manual de boas práticas nutricionais para o dia-a-dia, como o próprio autor indica, apresentando na abertura do seu livro conselhos para boas escolhas alimentares, “lendo os rótulos, busca de informação, para saber o que se come a cada refeição”. Isto para escolhas conscientes, através do verdadeiro valor dos alimentos.

João Rodrigues, é licenciado em Ciências da Nutrição, licenciado em Bioquímica, doutorado em Ciências Biomédicas e possui agregação em Medicina Dentária. É docente do ensino superior na Universidade do Porto, no Instituto Politécnico do Porto e no Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Exerce prática clínica como nutricionista em Viana do Castelo, Ponte de Lima e Caminha.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.