Durante dois dias, a Feira da Castanha transforma a vila de Marvão numa autêntica montra do mundo rural onde, para além das toneladas de castanha à prova, se pode encontrar o que se produz no concelho, como os frutos secos, os enchidos, azeite, licores, vinho, queijos, compotas ou doces regionais.

Em 2019, na 36ª edição da Festa da Castanha, vão ser distribuídos cinco toneladas deste fruto seco (certificado como produto de Denominação de Origem Protegida - DOP), em diversas artérias da localidade, nomeadamente nos Largos do Terreiro, de Santa Maria, do Pelourinho e do Espírito Santo.

Em diversos espaços públicos e particulares será possível encontrar artesãos, entre os quais, os que trabalham os bordados tradicionais com casca de castanha, ou a cestaria em madeira de castanheiro. Um artesanato que tem como matéria-prima o castanheiro e que faz parte do património cultural marvanense.

Paralelamente a este certame, realiza-se, entre os dias 9 e 24 de novembro, em 17 restaurantes aderentes do concelho, a Quinzena Gastronómica da Castanha, onde o visitante poderá deliciar-se com as melhores e mais variadas receitas, feitas à base deste fruto.

A animação no decorrer da Feira da Castanha está assegurada com a presença de grupos folclóricos, de música popular portuguesa, fanfarras, grupos de bombos, de cante alentejano, animação circense e teatro de rua. Para o palco principal estão agendadas as atuações de Iran Costa, Os Dona Zéfinha, Cristiana Sá & Companhia e dos marvanenses Cant’Areias.

A entrada na Feira da Castanha tem um fim solidário. Custa 1,00 euro e a receita reverte, na sua totalidade, para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marvão.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.