Foi em ambiente de festa que Chakall, benfiquista assumido, deu o pontapé de saída oficial para o seu novo restaurante, inaugurado no Estádio da Luz, na capital, a 24 de outubro. Entre as cerca de três centenas de convidados, algumas caras conhecidas que não perderam a oportunidade para celebrar a abertura do Luz by Chakall, entre os quais se encontravam Valdo Filho e Shéu, Luís Filipe Borges, Rita Mendes, Sabri.

O Luz by Chakall traz para a mesa os sabores do mundo e a gastronomia internacional. Uma carta onde Chakall apresenta uma cozinha despretensiosa, embora com um menu diversificado que combina os sabores da Argentina, de Itália e de Portugal.

Da carta constam, como não podia deixar de ser, as célebres empanadas argentinas (5,00 euros/2) e a carne, rainha no país natal de Chakall, mas também petiscos portugueses como a salada de polvo (8,00 euros) ou o nobre bacalhau (13,90 euros), tão central na gastronomia nacional.

As portas já estão abertas no restaurante de Chakall no Estádio da Luz e nem falta uma Benfica Diavolla
As portas já estão abertas no restaurante de Chakall no Estádio da Luz e nem falta uma Benfica Diavolla créditos: Reinaldo Rodrigues

As carnes, verdadeiras goleadoras nesta ementa do Luz by Chakall, apresentam, por exemplo, o Bife de chorizo (18,90 euros), o Tomahawk (59,90 euros/1300 g), o Cheleton maturado 30 dias (27,90 euros), o Lombo (19,90 euros).

A completar uma carta que pretende trazer o mundo e a multiculturalidade para o prato, as pizzas italianas (Margherita, Regina, Benfica Diavolla, Primavera), os carpaccios  de novilho (8,90 euros) e de bacalhau (9,90 euros) e as burratas (8,90 euros), que contam aqui com a curadoria do pizzaiollo Roberto Mezzapelle, siciliano radicado em Portugal há dois anos, amigo e companheiro de “tachos” do chefe de cozinha argentino.

Nas sobremesas, um Crème brulée de chai late (5,00 euros), uma Mousse de chocolate com vinho do Porto (4,00 euros), uma Sericaia com ameixa de Elvas, quenelle de gelado de canela (5,00 euros), entre outras gulodices.

Além das origens representadas na carta, Chakall traz ainda as influências das suas múltiplas viagens para a cozinha ampla e aberta de Luz by Chakall. O “chefe do turbante” acredita na união das culturas pelos sabores e à mesa.

As portas já estão abertas no restaurante de Chakall no Estádio da Luz e nem falta uma Benfica Diavolla
As portas já estão abertas no restaurante de Chakall no Estádio da Luz e nem falta uma Benfica Diavolla As carnes estão bem representadas na carta deste Luz by Chakall. créditos: LUZ BY CHAKALL

Um restaurante com opções diversificadas, com geografias variadas que pretende chegar a todos os públicos: Adeptos de desporto, aficionados do futebol, amantes de gastronomia, famílias, empresários.

Todo o conceito, desde a arquitetura, passando pela decoração até à carta foi pensado de forma a criar vários ambientes dentro de um mesmo espaço. O projeto de arquitetura que manteve o ar “despido” e industrial do próprio, fazem parte vários conceitos num só: o Luz by Chakall divide-se num restaurante com capacidade para 120 lugares sentados, que combina diversos layouts para refeições mais privadas ou para grupos, a um sports bar (ainda por inaugurar), passando ainda por uma garrafeira única e um espaço dedicado para eventos exclusivos.

Nascido na Argentina, em 1972, Chakall cedo descobriu a gastronomia. Quarta geração dedicada à arte da culinária, é “filho” de cinco culturas: Galega, suíça-alemã, basco-francesa, italiana e, claro, argentina. É destas raízes, mistura de culturas, sabores e saberes, mas também da curiosidade e das viagens que tem feito ao longo da vida que cresce o seu gosto pela cozinha.

Aos 14 tomava conta do restaurante da mãe, mas aos 18 anos Chakall deixa a cozinha e envereda pelo jornalismo, profissão que abraçou durante sete anos. Percebeu, entretanto, que o jornalismo não era, também, o que queria da vida. Largou tudo para trás e abraçou outra das suas paixões: viajar.

América Latina, Europa e África foram alguns dos destinos escolhidos. Depois de percorrer mundo foi a Portugal que regressou e por cá ficou. Chakall é um cidadão do mundo, multiplica-se em projetos (restaurantes, programas de televisão, livros e eventos) em diversos países, mas é em Lisboa que se sente em casa.

Luz by Chakall

Estádio do Sport Lisboa e Benfica

Avenida Eusébio da Silva Ferreira, Porta 10, Lisboa

Horário: Das 12h00 às 15h00. Jantares (quintas, sextas e Sábados): 19h00 às 23h00 (último pedido cozinha: 22h00)

Contacto: Tel. 211 575 808; E-mail reservas@restauranteluz.com

Os turbantes coloridos, o forte sotaque argentino, o sentido de humor apurado, o talento e o enorme poder de comunicação são imagens de marca e características que o tornam único, dentro e fora da cozinha, em Portugal ou no palco internacional.

Chakall assume-se como benfiquista “desde pequenino” (ou desde que chegou a Portugal há 20 anos).